Publicado por Redação em Vida em Grupo - 24/07/2015 às 12:01:41

Seguro de vida em grupo é um dos mais procurados por empresários

Diferentes tipos de apólices, voltadas exclusivamente à pessoa jurídica, podem ajudar você a garantir a segurança de sua empresa

Assim como as pessoas físicas, as empresas também estão expostas a uma série de riscos contra o patrimônio. Mesmo com ações preventivas e um bom planejamento, alguns imprevistos podem impactar diretamente os resultados alcançados por uma organização: acidentes, transformações sociais e alterações na economia do País e do mundo são as situações mais comuns. Em função dessa realidade, ao longo dos anos, o mercado segurador vem desenvolvendo uma gama bem diversificada de seguros empresariais. O objetivo é atender às demandas e necessidades dos diferentes tipos de empresas, bem como corresponder a constantes transformações no perfil do empresariado.

Independente da modalidade contratada, o seguro para empresas traz tranquilidade às pessoas jurídicas, garantindo a manutenção do patrimônio empresarial. De acordo com o tipo de apólice, é possível proteger equipamentos, frota, vida dos funcionários e até evitar prejuízos em virtude de determinadas negociações. Além das empresas, existem também seguros voltados exclusivamente aos empresários, como o seguro D&O, que protege o patrimônio de executivos no caso de virem a responder por processos judiciais, arbitrais ou administrativos, bem como acordos em processos judiciais ou extrajudiciais.

Para você conhecer um pouco mais sobre os diferentes tipos de seguros para empresas e empresários, entrevistamos Luciano Cardoso, superintendente regional da AD Corretora de Seguros, que responde as dúvidas frequentes sobre esse tipo de seguro e apresenta as características das principais modalidades disponíveis no mercado. Confira:

- Quais as principais características dos seguros empresariais? Como funcionam? Quais os diferenciais?

Os seguros para empresas possuem particularidades para cada segmento e até mesmo para cada cliente, pois os riscos estão diretamente relacionados à atividade e à produção. Isso faz com que o trabalho de análise de riscos e perdas seja fundamental antes da contratação da apólice. O empresário precisa ser bem orientado a respeito de qual modalidade de seguro irá efetivamente atender às necessidades de sua empresa. Em algumas ocasiões é recomendável a contratação simultânea de diferentes apólices, a fim de proteger integralmente a empresa e o empresário.

- Como é calculado o valor de um seguro empresarial?

Assim como é necessária uma análise para verificar qual modalidade de seguro empresarial melhor atende as necessidades da empresa e do empresário contratante, a determinação do preço do seguro também depende de uma análise do tipo de cobertura desejada e dos riscos que cada empresa está exposta.

- O que uma empresa pode proteger por meio da contratação de seguros voltados exclusivamente a pessoas jurídicas?

Hoje uma empresa pode proteger praticamente tudo, desde o seu patrimônio material (prédio, maquinário, caminhões, etc.), seu patrimônio humano (colaboradores) e a sua Responsabilidade Civil, no que tange às obrigações e deveres das corporações em relação a seus colaboradores, produtos, serviços, instalações, entre outros.

- Quais cuidados é preciso ter para evitar problemas com a indenização?

É muito importante que o empresário faça junto com seu corretor uma boa análise do clausulado das apólices contratadas, esclarecendo os direitos e obrigações de cada parte e também os riscos excluídos. Nesse sentido, o atendimento de um corretor qualificado é fundamental. Cabe a ele agir não apenas como vendedor do seguro, mas principalmente como consultor na indicação da apólice, e defensor do segurado após a ocorrência do sinistro.

- Quais são os tipos de seguros mais procurados pelos empresários?

Os seguros empresários mais procurados são para proteção da frota e vida em grupo. Tendo em vista o aumento das reclamações feitas pelos consumidores, o seguro de Responsabilidade Civil também tem ganhado bastante espaço no orçamento das empresas.

- O que cada empresário deve levar em consideração ao escolher uma determinada modalidade de seguro?

É preciso que o empresário tenha consciência de suas reais necessidades. O principal é entender qual o risco a ser transferido para uma seguradora e quais os limites e coberturas que querem ser contratados.

- Quais as principais recomendações para o empresariado quando o assunto é a contratação de seguros?

Os empresários precisam contar com a orientação de um corretor de seguros especializado em seguros patrimoniais e gerenciamento de risco. Esse profissional vai auxiliá-lo a identificar os riscos que a empresa precisa transferir e a mensurar os valores de coberturas. A partir dessas análises, o corretor também irá apresentar os melhores produtos e clausulados disponíveis no mercado.

- A contratação de seguros empresariais tem aumentado? Em caso positivo ou negativo, quais os motivos?

Sim, tem aumentado e isso porque, aos poucos, o empresariado brasileiro vai melhorando o seu entendimento sobre riscos e vendo que já basta os riscos inerentes ao negócio para ele se preocupar.

- Quais são as perspectivas do mercado segurador em torno dos seguros empresarias?

As perspectivas são otimistas. O mercado deve crescer e também agregar novos produtos, que já são muito comercializados no exterior.

- Quais as características dos principais tipos de seguros disponíveis para empresas e empresários?

Agrícola: é o seguro do produtor rural que visa proteger o investimento realizado no plantio e na manutenção da lavoura. O seguro também cobre danos causados por eventos climáticos, como granizo, geada, chuva excessiva, seca e ventos fortes. A cobertura também se estende à lavoura contra incêndio, inundação e não germinação/não emergência.

Automóvel - frota: proporciona segurança e tranquilidade na ocorrência de eventos envolvendo sua frota, é essencial para garantir o bom andamento dos negócios da sua empresa.

Condomínio: na cobertura básica, o seguro cobre prejuízos em função de incêndios, queda de raio, explosão, fumaça e queda de aeronaves. Além das coberturas tradicionais, você pode optar pelo serviço de Assistência 24 horas em casos de emergência, como chaveiro, segurança e vigilante, eletricista e limpeza de caixa d’água, de acordo com as condições de cada seguradora.

D&O (directors e officers): é contratado pela empresa em nome de seus executivos e garante custos e custas, encargos, honorários, depósitos recursais e indenizações devidas a terceiros, em razão do exercício de seus atos de gestão na organização.

Educacional: é um produto que pode ser contratado por instituições de ensino para auxiliar no custeio das mensalidades escolares caso o responsável financeiro do estudante venha a faltar. Além da cobertura de morte ou invalidez do pai, mãe ou responsável legal, também é possível contratar a cobertura de perda de emprego.

Garantia: tem o objetivo de garantir o cumprimento de uma obrigação contratual, seja ela de construir, fabricar, fornecer ou prestar serviços. Além disso, qualifica as empresas quanto às condições de cumprir com o objeto da licitação que pretende ingressar.

Lucros Cessantes: garante a situação financeira da empresa contra perda de Lucro Líquido e/ou das Despesas Fixas, em caso de sinistros que interfiram no movimento de seus negócios.

Responsabilidade Civil Geral: garante proteção e reembolso ao segurado, contra reclamações para reparação por danos involuntários – materiais, corporais e morais em sentença judicial transitada em julgado ou em acordo de modo expresso pela Seguradora, das quantias pelas quais vier a ser responsável civilmente.

Riscos Diversos: cobre perdas e danos materiais provocados por acidentes de causa externa e de origem súbita e imprevista. Os equipamentos englobados pela cobertura podem compreender desde uma simples copiadora a um complexo equipamento industrial.

Riscos Operacionais: abrange a totalidade dos bens pertencentes a uma empresa e cobre os danos materiais de causas internas e externas, além das perdas econômicas decorrentes.

Riscos de Engenharia: garante a cobertura a danos ocasionados às obras, decorrentes de eventos de origem súbita e imprevista.

Saúde: permite ao beneficiário e seus dependentes tranquilidade e maior planejamento familiar e financeiro, uma vez que cobre eventuais despesas relacionadas a consultas médicas, cirurgias, honorários médicos, exames laboratoriais, tratamentos, internações, entre outras.

Transportes: assegura o cumprimento do produto transportado, desde a origem até o destino final, garantindo tranquilidade e proteção ao comprador/vendedor e transportador.

Vida em Grupo: garante o pagamento de uma indenização aos beneficiários do segurado ou a ele próprio no caso de ocorrência de evento coberto.

Rodrigo Carvalho / Carvalho Assessoria

Fonte: Portal Segs


Posts relacionados

Vida em Grupo, por Redação

Empresas preferem os produtivos, e não os workaholics, dizem analistas

O pesquisador americano Jeffrey Pfeffer, especialista em teoria da gestão e autor do livro "Poder - Por Que Alguns Têm" (Ed. Best Business), disse em recente visita ao Brasil que as empresas amam os workaholics -pessoas que têm necessidade compulsiva de trabalhar.

Vida em Grupo, por Redação

Seguro de Vida pode ser obrigatório para vaqueiros

Considerado como trabalhador na pecuária de animais de grande porte, a profissão de vaqueiro caminha para regulamentação, conforme o Projeto de Lei 4.831/12. De autoria do deputado Carlos Brandão (PSDB-MA), o texto prevê, entre outros benefícios, a contratação obrigatória de Seguro de Vida e de Acidentes Pessoais pelos empregadores.

Vida em Grupo, por Redação

Brasil é um dos mercados mais sofisticados em seguro de vida, diz pesquisador

O Brasil é o mercado mais sofisticado quando se fala em seguro de vida, pelo menos entre os países da América Latina analisados no estudo "El Seguro de Vida em América Latina", desenvolvido pelo pesquisador Camilo Pieschacón e apoiado pela Fundación Mapfre.

Vida em Grupo, por Redação

Seguros e férias

As férias de verão são o grande momento na vida de milhões de famílias brasileiras. Ao longo delas as pessoas ficam mais soltas, mais preguiçosas, mais corajosas. É aí que mora parte do perigo.

Deixe seu Comentário:

=