Publicado por Redação em Vida em Grupo - 29/05/2014 às 12:30:06

Representantes de entidades esportivas defendem seguro de vida para atletas

Participantes da audiência pública realizada nesta quarta-feira (28), na Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados, emocionaram-se ao discutir o acidente sofrido pela atleta brasileira Laís Souza. Em janeiro deste ano, 11 dias antes do início das Olimpíadas de Inverno de Sochi, na Rússia, Laís acidentou-se gravemente durante um treinamento de esqui que a deixou tetraplégica.

Os debatedores lamentaram a inexistência de uma legislação específica que ampare atletas como Laís. Segundo a deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP), a grande maioria desses profissionais dedica-se exclusivamente ao esporte e quando terminam a carreira ficam desamparados.

Gabrilli comentou que a mudança na legislação trará uma segurança aos atletas profissionais e não-profissionais, principalmente, com relação a benefícios da Seguridade Social e da Previdência. “Eles [atletas] acabam ficando de fora e não tendo vínculo com a Previdência, por não serem contribuintes. E isso tem que mudar", disse.


Apoio
O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) vem buscando apoio em vários estados para ajudar na campanha de financiamento dos gastos de Laís, além dos incentivos já repassados pela entidade. O representante do COB, Marcos Vinícius Freire, afirma que a mudança na legislação é o primeiro passo para amparar os atletas brasileiros.

"Apesar de ser um momento ruim, é um momento que a gente consegue mexer em leis. É isso que estamos esperando”, disse. Freire lamentou o fato do assunto está sendo discutido há mais de 120 dias desde o acidente e "ainda não termos qualquer solução".

Segundo ele, o COB está ajudando a atleta divulgando uma campanha que recebe doações para financiar os altos custos de sua recuperação. "A campanha foi lançada em março de 2014 e em 48 horas recebemos uma cadeira especial que custa cerca de 52 mil dólares. Recebemos também um tablet, com o qual é possível manter uma comunicação através dos movimentos da boca. Conseguimos arrecadar até ontem, cerca de 300 mil reais", disse.


Desconhecimento
O presidente da Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN), Stefano Arnhold, reconhece que faltam informações que auxiliem os atletas em casos de acidentes, e que somente um discursão ampla ajudará no aprimoramento da legislação.

"O que é muito importante é que eles estejam segurados. Nem todos os esportistas, acredito, estão adequadamente segurados. Talvez, nem todos eles conheçam os detalhes de suas apólices de seguros. E essa discussão é muito pertinente, ela é muito oportuna pra que a gente possa discutir que tipo de seguro os atletas devem ter", afirmou Arnhold.

O vice-presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Mizael Conrado, sugeriu a criação de um fundo, controlado pelo Ministério da Saúde, para auxiliar os atletas em casos de acidente, além de um seguro de vida obrigatório e de ampla cobertura.

Ao final da audiência, a deputada Mara Gabrilli colheu assinaturas dos parlamentares presentes e protocolou o Projeto de Lei 7622/14, que determina a contratação de um seguro de vida aos atletas olímpicos e paraolímpicos. O projeto também prevê a assistência ao atleta não-profissional e aos que participam de competições nacionais e internacionais.

O texto vai tramitar pelas comissões da Câmara.

Fonte: http://www2.camara.leg.br


Posts relacionados

Vida em Grupo, por Redação

ANS monitora Unimed Paulistana por riscos na continuidade do atendimento

Segundo a agência, foram encontradas na empresa 'anormalidades econômico-financeiras e administrativas graves que colocam em risco a continuidade do atendimento'

Vida em Grupo, por Redação

Seguro de vida aos funcionários é benefício de mão dupla

  Executivo da Yasuda Seguros fala sobre o seguro Vida em Grupo, cada vez mais em voga entre o empresariado brasileiro

Vida em Grupo, por Redação

Mineiros fazem mais seguro de vida

O superintendente da Mongeral Aegon em Minas Gerais, Cláudio Ministério, já ouviu muita resposta estranha na hora de vender seguro de vida.

Vida em Grupo, por Redação

MetLife conquista prêmios de melhor performance econômico-financeira

Líder global em seguro de vida, a MetLife obteve dois importantes prêmios do setor de seguros esta semana.

Vida em Grupo, por Redação

Ramo de Vida & Previdência tem evolução no primeiro trimestre de 2012

A Zurich Seguros registrou um crescimento de 83% em prêmios emitidos e de 157% em novas vendas no ramo de Vida & Previdência no primeiro trimestre de 2012, em comparação com o mesmo período de 2011.

Vida em Grupo, por Redação

Tire suas dúvidas sobre seguro de vida

Por muito tempo, seguro de vida foi algo que os pais faziam para garantir o futuro da família. Hoje não é mais assim: a maioria deles funciona também como uma poupança que pode ser resgatada em caso de necessidade -

Deixe seu Comentário:

=