Publicado por Redação em Vida em Grupo - 17/03/2014 às 12:08:40

Seguro de vida deve cobrir 5 anos de renda

Para dar tranquilidade à família em caso de morte, o titular de um seguro de vida deve contratar uma apólice com indenização equivalente a cinco anos de sua renda anual, de acordo com consultores ouvidos pela Folha.

Em geral, afirmam, o brasileiro que faz seguro de vida contrata um produto com indenização que corresponde a dois anos de renda.

"É muito pouco. Cinco anos é o tempo mínimo necessário para que a família reestruture suas finanças em caso de morte do principal provedor", diz Ana Claudia Benites Badaró, sócia da corretora de seguros Brasil Insurance.

"E esse valor projetado para indenização pode ter de ser maior se o segurado, por exemplo, tem filhos pequenos e quer garantir a educação deles em instituições privadas até o fim da faculdade."

Mas, ainda de acordo com Badaró, o custo mensal com o seguro de vida não pode superar 3% do salário do contratante. Vale destacar que o valor pago limita tanto a indenização a ser recebida quanto a extensão da cobertura do seguro.

A cobertura é outro item importante a ser estudado antes de fechar contrato.

Há no mercado, por exemplo, um seguro popular para veículos que cobre danos corporais a terceiros e acidentes pessoais de passageiros. O produto, porém, não cobre batida, roubo e furto do carro.

RISCOS

"O cliente precisa avaliar o risco a que está sujeito. Se concluir que o risco de roubo é algo relevante, como em grandes cidades, e quiser indenização, esse tipo de produto pode não ser o mais adequado, ainda que mais barato", afirma o planejador financeiro Eduardo Almeida.

Além disso, o seguro popular pode encarecer conforme são adicionados benefícios extras, como chaveiro e assistência residencial (como encanador). Assim, conforme as necessidades do segurado, pode ser mais vantajoso contratar uma apólice tradicional -e não popular-, com cobertura mais ampla.

Já no caso do seguro residencial, uma dica para pagar menos é não incluir no valor do capital segurado (a indenização) o preço do terreno. "No caso de uma explosão, o terreno vai continuar lá. O valor deve considerar apenas o quanto seria necessário para reconstruir o apartamento ou a casa", diz Almeida.

Para ele, a apólice deve contemplar proteção contra explosão, incêndio e enchente.

Para evitar que o benefício seja negado ao acionar o seguro contratado, o titular precisa manter seus dados cadastrais -como endereço residencial e do trabalho, estado civil e idade dos filhos- atualizados.

"Se na declaração a pessoa informou que o filho de 25 anos não dirigia o carro e o rapaz bate o veículo segurado, a empresa pode negar o pagamento da apólice", diz Neival Freitas, diretor-executivo da FenSeg (Federação Nacional de Seguros Gerais).

O segurado não pode, também, tomar nenhuma medida que agrave o risco. "Ainda no caso de seguro de carro, se o motorista estiver dirigindo na chuva, encontrar uma rua alagada e insistir em seguir em frente, a indenização pode ser negada. A seguradora entende que o cliente agravou seu risco."

Fonte: Folha de São Paulo


Posts relacionados

Vida em Grupo, por Redação

MetLife continua expansão no mercado sul-americano

A MetLife comprou por US$ 2 bilhões uma participação de 64,3% das ações da seguradora chilena Provida. A participação pertencia ao Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA).

Vida em Grupo, por Redação

Seguro de vida. Saiba como poupar mais de 300 euros por ano

Renegociar o seguro de vida -obrigatório para quem contraiu um crédito à habitação – pode fazer toda a diferença no final do ano, principalmente quando o orçamento familiar está cada vez mais asfixiado e vai sofrer um novo aperto no início do próximo ano quando a maioria das famílias portuguesas começar a sentir o aumento da carga fiscal.

Vida em Grupo, por Redação

Renovação não é obrigatória para seguro de vida em grupo temporário, diz STJ

Uma decisão importante, proferida por maioria da Segunda Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ), afirma não ser obrigatória a renovação de contrato de seguro de vida em grupo e com prazo predeterminado para encerramento.

Vida em Grupo, por Redação

Seguro de Vida da Confiança conta com avançado sistema de assistência aos segurados

De olho nas tendências de mercado, a Confiança Seguros investiu em uma plataforma moderna, de tele assistência pessoal, para o segurado que deseja adquirir um seguro de Vida diferenciado.cqcs

Vida em Grupo, por Redação

Atual momento do país é favorável para resseguros

Ao falar sobre resseguros no Brasil, o diretor Regional de resseguros da Zurich Seguros, Fernando Zamboim, destacou que o momento é excepcional, de muitas oportunidades, principalmente pela situação econômica que o país atravessa, se comparado com a Europa e os Estados Unidos.

Vida em Grupo, por Redação

Seguro para acidente poderá ser obrigatório em rodovias com pedágio

A Câmara analisa projeto de lei que torna obrigatória a cobertura de seguro para vítimas de acidentes nas rodovias do País sujeitas à cobrança de pedágio.

Vida em Grupo, por Redação

2011 foi o melhor dos últimos dez anos

A última década tem sido bastante favorável para o mercado de seguros. Mas, nenhum ano foi melhor do que 2011. A opinião é compartilhada pelas principais lideranças do setor, que não esconderam o otimismo quanto à manutenção dessa tendência de crescimento em 2012,

Deixe seu Comentário:

=