Publicado por Redação em Vida em Grupo - 24/01/2012 às 12:03:54
Seguro de pessoa cresce mais que o de veículos
A venda de seguros de pessoas segmento que envolve seguros como cobertura de acidentes pessoais, de vida ou por invalidez e seguros imobiliários é o mais vendido no País, superando os seguros de saúde e até o de automóveis. Mesmo com a crescente venda de veículos, a aquisição desse tipo de apólice ficou em terceiro lugar no ranking em 2011.
O presidente do Sindicato das Seguradoras Norte/Nordeste (Sindseg), Mucio Novaes, indica que a queda desse tipo de seguro está atrelada à maior contratação de apólices de vida.
Os seguros de veículos continuam em expansão, mas não na mesma proporção que o de pessoas, que ampliam o leque de clientes com a inclusão das classes C, D e E , aponta Carlos Valle, vice-presidente para o Nordeste da Federação Nacional dos Corretores e Empresas Corretoras de Seguros (Fenacor). Hoje tem a possibilidade de se agregar um seguro de vida a um financiamento, muitas categorias profissionais também colocam entre as reivindicações trabalhistas a adição do seguro de vida. Já o seguro de veículos cresce vinculado às vendas de carros novos e também de carros usados.
Com o aumento do poder aquisitivo das classes C, D e E, muita gente teve acesso a esse mercado, que também ampliou o seu alcance, através de planos mais acessíveis como os microsseguros. Os seguros de pessoas passaram a ter uma procura muito grande, até por quem não tem carro. Essa é uma demanda que passou a existir justamente por conta da nova classe média , observa Mucio Novaes. Só em 2011, o setor de seguros teve crescimento perto de 18%. O balanço de 2011 ainda será fechado.
Na medida em que a base de renda cresce, há também uma mudança cultural. A percepção de risco também se intensifica. A tendência é que o mercado de seguros cresça , diz Mucio Novaes.
O executivo da Excelsior Seguros Nelson Uzêda indica que o ranking do setor é apurado todo ano e que é muito sazonal. Hoje as vendas de seguros de vida também estão mais acentuadas porque as entidades financeiras, empresas e até lojas de departamento vendem esse tipo de seguro. Não é que tenha havido diminuição de vendas de seguro de carros, a tendência é até que pessoas de médio e até baixo poder aquisitivo possam adquirir veículo e, quase naturalmente, adquiram seguro de veículos .
Fonte:www.segs.com.br|24.01.12
Posts relacionados
Oito hábitos que evitam enjoos na gravidez
Comer de três em três horas e praticar exercícios pode evitar náuseas
Envelhecimento da população pressiona mercado de seguros
Os brasileiros vivem hoje três anos a mais do que há dez anos - 73,5 anos em média. O país tem 14 milhões de pessoas com mais de 65 anos e estima-se que, daqui a oito anos, serão 30 milhões.
Entendendo a rentabilidade do seguro de vida
Embora ofereçam a seus segurados uma boa proposta de valor, as companhias do ramo vida carecem de uma forma simples e compreensível de explicar como criam valor e geram lucro às partes interessadas.
Microsseguro ganha força no mercado
O projeto para democratização de microsseguros do Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre acaba de ser selecionado pela Federação Interamericana de Seguradoras (Fides) como um dos 10 projetos-piloto na área a terem a implantação subvencionada pela entidade.
Paraenses vivem mais e investem em seguros de vida e planos de previdência para garantir futuro
Em Belém, interesse por planos de previdência e seguros de vida cresceu 37% no ano, reflexo das transformações sociais no país.


