Publicado por Redação em Vida em Grupo - 14/03/2014 às 10:52:03

Seguradoras oferecem planos para pequenas empresas

O mercado de seguros cresceu 9,9% no Brasil em 2013, de acordo com dados da Siscorp com base nos balanços das seguradoras. Mirando este mercado em potencial, tem se oferecido soluções cada vez mais específicas para uma série de eventuais riscos que o consumidor possa sofrer, inclusive o ramo empresarial.

Apólices que visam as pequenas e médias empresas e estão focadas em seus problemas cotidianos têm crescido. "Houve crescimento generalizado dos planos de seguros. O brasileiro está começando ter essa cultura agora e, com o crescimento da economia do País nos últimos anos e o mercado mais consolidado, os médios e pequenos empresários também têm buscado soluções para imprevistos do dia a dia", explicou Manes Erlichman, diretor da Minutos Seguros.

A empresa lançou, junto com a Liberty Seguros, apólices que incluem os tipos de proteção mais comuns, como para roubos e incêndios, além de outras opções direcionadas a 16 segmentos diferenciados, dentre eles - bares, padarias, clínicas de estética, papelarias e salões de cabeleireiros.

Assim, um pequeno empreendedor de uma floricultura, por exemplo, que por eventualidade tenha suas mercadorias estragadas em uma colisão de carro, pode pedir indenização pelas flores, o que não seria garantido em serviços de caráter mais tradicional de seguros para automóveis, segundo Erlichman. Proteção a danos pessoais sofridos por clientes em lojas, quebra de pratos ou alimentos estragados por falta de energia em restaurantes ou livros e discos roubados em livrarias são alguns dos exemplos de cobertura deste tipo de seguro.

Erlichman diz que as empresas que mais procuram proteção ainda são escritórios comerciais. Ele afirma que pequenos e médios empresários são muito motivados pelas ocorrências em sua vizinhança, então fatores como índices de assaltos e violência nos bairros são fatores determinantes que influenciam na adesão aos planos de proteção.

As manifestações que vêm ocorrendo no País, por exemplo, podem ser um fator de sensibilização do consumidor na busca de proteção patrimonial. "É um tema polêmico. Há seguradoras que analisam caso a caso, mas geralmente entende-se que em caso de depredações ocorridas em protestos, o poder público que deve arcar com o prejuízo", afirmou Erlichman.

As apólices da Minutos Seguros são comercializadas via internet. Erlichmam conta que a aposta no canal deve-se por questão de praticidade para o pequeno empresário, que geralmente acumula funções nos negócios.

No entanto, somente a primeira parte do contrato é feita eletronicamente. Depois de pedido o orçamento, os pedidos são encaminhados para corretores e seguem o padrão tradicional de adesão a seguros.

Seguro para mulheres

A Zurich Santander informou ontem que houve um aumento de 150%, entre 2012 e 2013, nas vendas do Seguro Proteção Vida Mulher, outro exemplo de plano especializado, uma apólice destinadas ao público feminino.

Além das coberturas por morte e invalidez, no caso de diagnóstico de câncer de mama, colo de útero e ovário, o produto da Zurich Santander conta com indenização adicional de 10% do valor da cobertura em caso de morte. Já no caso de doenças terminais, a segurada recebe, antecipadamente, 10% do valor da cobertura de morte, limitado a R$ 50 mil.

Fonte: DCI


Posts relacionados

Vida em Grupo, por Redação

Seguros e benefícios para funcionários de multinacionais

Número crescente de empresas vêm exigindo pacotes diferenciados de benefícios a seus empregados, como importante ferramenta para atrair e reter talentos.

Vida em Grupo, por Redação

Plano de Voo: Começa a corrida do microsseguro

Os gigantes do seguro no Brasil já começam a disputar a apetitosa fatia de mercado que começa a surgir com a regulamentação do microsseguro. O Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre começou a oferecer há alguns dias aos moradores do Complexo do Alemão

Vida em Grupo, por Redação

Seguradora responderá pelo seu correspondente de microsseguro

As sociedades seguradoras e entidades abertas de previdência complementar, que atendam às condições específicas para funcionamento e operação em microsseguro, poderão contratar e/ou firmar convênio com pessoa jurídica na condição de correspondente de microsseguro,

Vida em Grupo, por Redação

Brasil é um dos focos de expansão para seguradora

Nos próximos 10 anos, a Generali pretende ampliar o mix de sua arrecadação de prêmios e o Brasil será um dos focos, junto com países do Leste Europeu e Ásia.

Vida em Grupo, por Redação

Seguro de vida se sofistica e ganha coberturas extras

Inspiradas no sucesso internacional, empresas como Liberty e RSA dão cobertura de doenças graves em produtos de vida

Vida em Grupo, por Redação

Trabalhadores afetados por desastre natural poderão ter seguro especial

Funcionários de estabelecimentos afetados por calamidade natural poderão se beneficiar de seguro especial de emergência, conforme substitutivo do senador Antonio Russo ao projeto de Marcelo Crivella (PRB-RJ).

Deixe seu Comentário:

=