Publicado por Redação em Mercado - 02/04/2025 às 07:37:50

Satisfação dos beneficiários: operadoras realizam pesquisas até 30/04

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) informa que as operadoras de planos de saúde têm prazo até 30/04 para a realização de pesquisas de satisfação com seus beneficiários em atendimento a requisito do Programa de Qualificação das Operadoras. O objetivo é que a percepção dos usuários sirva de subsídios para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelos planos de saúde. 

As pesquisas podem ser aplicadas por diversos meios, tais como: e-mail, ligação telefônica, Whatsapp, aplicativos ou outros canais, incluindo institutos de pesquisa contratados pelas operadoras. A participação dos beneficiários é voluntária. 

“Nós entendemos que ouvir os beneficiários é fundamental para identificar se o atendimento oferecido pelos planos de saúde atende às expectativas e se há algo que pode ser aprimorado. A percepção do usuário vai indicar se há e onde estão os gargalos ou quais são os eventuais motivos de insatisfação. Por esse motivo, a realização de pesquisa de satisfação é um dos requisitos para pontuação no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS)”, destaca o diretor de Desenvolvimento Setorial da ANS, Mauricio Nunes. 

O questionário aplicado pelas operadoras foi elaborado pela ANS e é composto por 10 perguntas, divididas em três blocos principais: Atenção à Saúde, Canais de Atendimento da Operadora e Avaliação Geral. “A padronização das perguntas garante segurança para o consumidor e permite a comparabilidade dos resultados, com a criação de uma série histórica de dados, o que ajudará a monitorar a evolução da qualidade dos serviços oferecidos ao longo do tempo", pontua Nunes. 

Confira abaixo as questões que compõem a pesquisa de satisfação dos beneficiários de planos de saúde: 

A. ATENÇÃO À SAÚDE 

1. Nos 12 últimos meses, com que frequência o (a) Sr.(a) conseguiu ter cuidados de saúde (por exemplo: consultas, exames ou tratamentos) por meio de seu plano de saúde quando necessitou? 

( ) Sempre 

( ) A maioria das vezes 

( ) Às vezes 

( ) Nunca 

( ) Nos 12 últimos meses não procurei cuidados de saúde 

( ) Não sei/não me lembro 

2. Nos últimos 12 meses, quando o (a) Sr.(a) necessitou de atenção imediata (atendimentos de urgência ou emergência), com que frequência o (a) Sr.(a) foi atendido pelo seu plano de saúde assim que precisou? 

( ) Sempre 

( ) A maioria das vezes 

( ) Às vezes 

( ) Nunca 

( ) Nos 12 últimos não precisei de atenção imediata 

( ) Não sei/não me lembro 

3. Nos últimos 12 meses, o (a) Sr.(a) recebeu algum tipo de comunicação de seu plano de saúde (por exemplo: carta, e-mail, telefonema etc.) convidando e/ou esclarecendo sobre a necessidade de realização de consultas ou exames preventivos, tais como: mamografia, preventivo de câncer, consulta preventiva com urologista, consulta preventiva com dentista etc? 

( ) Sim 

( ) Não 

( ) Não sei/não me lembro 

4. Nos últimos 12 meses, como o (a) Sr.(a) avalia toda a atenção em saúde recebida (por exemplo: atendimento em hospitais, laboratórios, clínicas, médicos, dentistas, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e outros)? 

( ) Muito bom 

( ) Bom 

( ) Regular 

( ) Ruim 

( ) Muito ruim 

( ) Nos 12 últimos meses não recebi atenção em saúde 

( ) Não sei/não me lembro 

5. Como o (a) Sr.(a) avalia a facilidade de acesso à lista de prestadores de serviços credenciados pelo seu plano de saúde (por exemplo: médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, hospitais, laboratórios e outros) por meio físico ou digital (por exemplo: guia médico, livro, aplicativo de celular, site na internet)? 

( ) Muito bom 

( ) Bom 

( ) Regular 

( ) Ruim 

( ) Muito ruim 

( ) Nunca acessei a lista de prestadores de serviços credenciados pelo meu plano de saúde 

( ) Não sei 

B. CANAIS DE ATENDIMENTO DA OPERADORA 

6. Nos últimos 12 meses, quando o (a) Sr.(a) acessou seu plano de saúde (exemplos de acesso: SAC – serviço de apoio ao cliente, presencial, aplicativo de celular, sítio institucional da operadora na internet ou por meio eletrônico) como o (a) Sr.(a) avalia seu atendimento, considerando o acesso às informações de que precisava? 

( ) Muito bom 

( ) Bom 

( ) Regular 

( ) Ruim 

( ) Muito ruim 

( ) Nos 12 últimos meses não acessei meu plano de saúde 

( ) Não sei/não me lembro 

7. Nos últimos 12 meses, quando o (a) Sr.(a) fez uma reclamação para o seu plano de saúde (nos canais de atendimento fornecidos pela operadora como por exemplo SAC, Fale Conosco, Ouvidoria, Atendimento Presencial) o (a) Sr.(a) teve sua demanda resolvida? 

( ) Sim 

( ) Não 

( ) Nos 12 últimos meses não reclamei do meu plano de saúde 

( ) Não sei/não me lembro 

8. Como o (a) Sr.(a) avalia os documentos ou formulários exigidos pelo seu plano de saúde (por exemplo: formulário de adesão/alteração do plano, pedido de reembolso, inclusão de dependentes) quanto ao quesito facilidade no preenchimento e envio? 

( ) Muito bom 

( ) Bom 

( ) Regular 

( ) Ruim 

( ) Muito ruim 

( ) Nunca preenchi documentos ou formulários exigidos pelo meu plano de saúde 

( ) Não sei/não me lembro 

C. AVALIAÇÃO GERAL 

9. Como o (a) Sr.(a) avalia seu plano de saúde? 

( ) Muito bom 

( ) Bom 

( ) Regular 

( ) Ruim 

( ) Muito ruim 

( ) Não sei/não tenho como avaliar 

10. O (a) Sr.(a) recomendaria o seu plano de saúde para amigos ou familiares? 

( ) Definitivamente Recomendaria 

( ) Recomendaria 

( ) Indiferente 

( ) Recomendaria com Ressalvas 

( ) Não Recomendaria 

( ) Não sei/não tenho como avaliar 

Fonte: Gov BR


Posts relacionados

Mercado, por Redação

Nova York exige que empresas comuniquem demissões relacionadas ao uso de IA

Governo também aumentou as proteções aos profissionais em meio aos impactos da IA na força de trabalho. Leia na Forbes Brasil.

Mercado, por Redação

Cade aprova sem restrições compra da SulAmérica pela Rede D'Or

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a compra da operadora de planos de saúde SulAmérica pelo grupo hospitalar Rede D'Or. A tendência de aprovação foi antecipada pelo Broadcast, sistema de notícias em tempo.

Mercado, por Redação

Será que pega? Como funciona a semana de trabalho de 4 dias

Governos e empresas estudam fazer dela uma realidade. Com planejamento, é possível transformar a jornada em sua empresa e colher os benefícios dessa tendência.

Deixe seu Comentário:

=