Publicado por Redação em Mercado - 13/09/2023 às 11:25:35

Experiência do funcionário deve ganhar prioridade e ter mais IA em 2024



60% dos líderes empresariais afirmam: no último ano, ferramentas de
inteligência artificial geraram grande economia em operações voltadas à EX (experiência do funcionário, na sigla em inglês). E uma parcela ainda maior (68%) acredita que a redução de custos vai continuar (ou aparecer) nos próximos anos.

A grana seria poupada principalmente porque tais ferramentas ajudam a manter a continuidade em equipes enxutas de suporte interno, absorvendo funções rotineiras e repetitivas do trabalho. Elas devem ser cada vez mais comuns entre equipes de EX e TI, por exemplo.

Mas a IA também pode ajudar a coletar feedbacks de maneira contínua e fornecer dados importantes para a tomada de decisões, além de permitir a personalização das experiências dos funcionários – o que, para 87% dos líderes, é capaz de aumentar a satisfação dos colaboradores.

“Usar dados como o cargo [de um colaborador], o tempo de casa, o aniversário, suas habilidades, a frequência que vai para o escritório, entre outros, personaliza a comunicação e a experiência que se tem com a empresa empregadora”, afirma Ivan Preti, gerente de contas técnicas da Zendesk na América Latina.

A empresa de desenvolvimento de software entrevistou mais de 370 líderes empresariais de 20 países, incluindo o Brasil, para identificar as percepções citadas acima – e tendências para a área de EX no próximo ano.

Dá para melhorar

Quase nove em dez dos entrevistados concordam que uma ótima experiência do funcionário ajuda a reter e atrair talentos. Mas eles admitem que suas empresas escorregam ali e acolá.

Por exemplo: 41% dos líderes disseram que uma EX ruim levou a um aumento nas demissões no último ano – e 30%, que seus colaboradores não sabem, pasme, entrar em contato com as equipes internas das suas respectivas empresas, como RH, jurídico e TI.

É por enxergar essas falhas – e reconhecer a importância de uma boa EX – que 79% dos entrevistados pela Zendesk afirmaram que pretendem considerar o assunto com maior prioridade no próximo ano. 61% vão, inclusive, colocar mais grana em softwares de EX.

“Investir na experiência do funcionário é importante”, defende Preti, “porque colaboradores satisfeitos e engajados tendem a ser mais produtivos, permanecer na empresa por mais tempo e contribuir para uma cultura organizacional positiva”.

 

Fonte:Você RH


Seguro Educacional

Posts relacionados


Deixe seu Comentário:

=