Publicado por Redação em Dental - 28/02/2011 às 12:54:48

Saiba quais são as melhores técnicas para clarear os dentes

RIO - Dentes amarelados ou escurecidos estão entre as principais queixas nos consultórios dos dentistas. O tom mais escuro pode ser herança genética ou decorrente de hábitos como fumar, beber refrigerantes ou usar determinados medicamentos. O clareamento dentário foi o tema escolhido pelos leitores do GLOBO para a coluna desta semana. O dentista Marcelo Fonseca, fundador e atual presidente da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE) e membro da Sociedade Americana de Estética Dental, diz que o melhor resultado ocorre quando se combinam os tratamentos nos consultórios e em casa. Antes é preciso fazer avaliação dos problemas nos dentes, porque, às vezes, o clareamento os torna mais evidentes.
 
Quais são as causas de escurecimento dos dentes?
 
MARCELO FONSECA: Os dentes podem ser amarelados, acinzentados e em tom marrom. A melhor resposta ao tratamento é para os dentes amarelados, que podem ser assim naturalmente, mas, em geral, o são em razão de alimentos como vinho, café e refrigerantes tipo cola, além de hábito de fumar. O tom acinzentado tem como causa principal o uso de antibióticos (tetraciclina) na fase de formação dos dentes. São casos difíceis de conseguir bom resultado e, dependendo do grau de escurecimento, o tratamento pode levar até seis meses. Dentes marrons são envelhecidos e mais resistentes às técnicas.
 
Quais são as técnicas indicadas?
 
MARCELO: São duas: em consultório e realizada pelo próprio paciente em casa. Na primeira, aplica-se um gel de maior concentração em consulta que leva cerca de uma hora. Esse procedimento pode ser repetido após uma semana. Porém a cor obtida no final da sessão não é a definitiva, uma vez que o dente está desidratado e aparece mais branco. Após a reidratação natural, o dente escurece levemente. Por isso combina-se a técnica no consultório com a caseira. Para os pacientes que não têm pressa e querem fazer um menor investimento, a aplicação em casa é a mais simples. Ela é feita através de um kit com moldeira sob medida para cada caso e gel. A moldeira é usada na hora de dormir, em média, de 15 a 20 dias. No caso de dentes escurecidos devido a tratamento de canal, o dentista deve aplicar gel dentro do canal, e o produto deverá ser substituído a cada semana até que se consiga igualar a cor. Se depois de três semanas o dente ainda estiver escuro, o procedimento deverá ser suspenso e a cor será restabelecida com alguma restauração sobre o dente afetado.
 
O tratamento caseiro oferece um bom resultado?
 
MARCELO: Ele é feito em casa com o kit fornecido pelo dentista e é mais lento, porém bastante consistente em termos de resultado. Desaconselho o tratamento só em consultório. Nos casos de escurecimento resistente, a técnica caseira com um gel de baixa concentração é a mais indicada. O efeito dependerá dos hábitos de cada um. Fumantes, amantes de vinho, café, refrigerantes à base de cola podem ter que repetir o procedimento em menos de seis meses. Na maioria dos casos, o resultado dura cerca de 18 meses.
 
Pacientes que usam prótese e restaurações podem fazer?
 
MARCELO: Podem, mas nenhuma restauração sofre efeito de clareamento. Quando clareamos os dentes, as restaurações permanecem na cor original e devem ser substituídas após o tratamento. Entre as contraindicações para clareamento estão menores de 16 anos, que podem ter dentes em fase final de formação; dentes hipersensíveis ao frio (o problema piora, e antes é preciso tratar sensibilidade) e doença das gengivas com perda óssea.
 
Quais são os cuidados que se deve tomar depois de tratamento?
 
MARCELO: Deve-se diminuir o consumo dos alimentos e bebidas com corantes fortes, como açaí, beterraba, chocolate, vinho tinto, café e chá preto e refrigerantes escuros.
 
Cremes bucais e enxaguantes ajudam a clarear os dentes?
 
MARCELO: Nenhum desses produtos tem a substância clareadora em concentração suficiente.
 
Fonte: oglobo.globo.com | 28.02.11

Posts relacionados

Dental, por Redação

Castanha-do-pará ajuda a combater cárie

A castanha-do-pará com toda sua gama de benefícios já caiu no gosto popular há algum tempo. Além de retardar o envelhecimento, a oleaginosa é aliada da saúde bucal.

Dental, por Redação

Veja se seu filho precisa de um mantenedor de espaço

Quando uma criança perde ou extrai dentes de leite (dentição primária ou decídua) precocemente devido a cárie, é possível que ela precise usar mantenedores de espaço.

Dental, por Redação

Cuidar da boca na gestação evita cárie no bebê

Assim que o exame dá positivo, as futuras mamães correm para começar o pré-natal para garantir que o bebê chegue com a saúde 100%. Mas para que isso aconteça, é essencial incluir na agenda a visita ao dentista.

Dental, por Redação

Alergia ao aparelho ortodôntico! Causas e sintomas.

Este post sobre alergia ao Aparelho Ortodôntico ou dermatite de contato ao níquel é resposta de um E-mail de uma mãe desesperada pela situação que a filha passou em um tratamento ortodôntico, e pode ser dúvida de alguns pacientes.

Dental, por Redação


Deixe seu Comentário:

=