Publicado por Redação em Dental - 28/02/2011 às 12:54:48

Saiba quais são as melhores técnicas para clarear os dentes

RIO - Dentes amarelados ou escurecidos estão entre as principais queixas nos consultórios dos dentistas. O tom mais escuro pode ser herança genética ou decorrente de hábitos como fumar, beber refrigerantes ou usar determinados medicamentos. O clareamento dentário foi o tema escolhido pelos leitores do GLOBO para a coluna desta semana. O dentista Marcelo Fonseca, fundador e atual presidente da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE) e membro da Sociedade Americana de Estética Dental, diz que o melhor resultado ocorre quando se combinam os tratamentos nos consultórios e em casa. Antes é preciso fazer avaliação dos problemas nos dentes, porque, às vezes, o clareamento os torna mais evidentes.
 
Quais são as causas de escurecimento dos dentes?
 
MARCELO FONSECA: Os dentes podem ser amarelados, acinzentados e em tom marrom. A melhor resposta ao tratamento é para os dentes amarelados, que podem ser assim naturalmente, mas, em geral, o são em razão de alimentos como vinho, café e refrigerantes tipo cola, além de hábito de fumar. O tom acinzentado tem como causa principal o uso de antibióticos (tetraciclina) na fase de formação dos dentes. São casos difíceis de conseguir bom resultado e, dependendo do grau de escurecimento, o tratamento pode levar até seis meses. Dentes marrons são envelhecidos e mais resistentes às técnicas.
 
Quais são as técnicas indicadas?
 
MARCELO: São duas: em consultório e realizada pelo próprio paciente em casa. Na primeira, aplica-se um gel de maior concentração em consulta que leva cerca de uma hora. Esse procedimento pode ser repetido após uma semana. Porém a cor obtida no final da sessão não é a definitiva, uma vez que o dente está desidratado e aparece mais branco. Após a reidratação natural, o dente escurece levemente. Por isso combina-se a técnica no consultório com a caseira. Para os pacientes que não têm pressa e querem fazer um menor investimento, a aplicação em casa é a mais simples. Ela é feita através de um kit com moldeira sob medida para cada caso e gel. A moldeira é usada na hora de dormir, em média, de 15 a 20 dias. No caso de dentes escurecidos devido a tratamento de canal, o dentista deve aplicar gel dentro do canal, e o produto deverá ser substituído a cada semana até que se consiga igualar a cor. Se depois de três semanas o dente ainda estiver escuro, o procedimento deverá ser suspenso e a cor será restabelecida com alguma restauração sobre o dente afetado.
 
O tratamento caseiro oferece um bom resultado?
 
MARCELO: Ele é feito em casa com o kit fornecido pelo dentista e é mais lento, porém bastante consistente em termos de resultado. Desaconselho o tratamento só em consultório. Nos casos de escurecimento resistente, a técnica caseira com um gel de baixa concentração é a mais indicada. O efeito dependerá dos hábitos de cada um. Fumantes, amantes de vinho, café, refrigerantes à base de cola podem ter que repetir o procedimento em menos de seis meses. Na maioria dos casos, o resultado dura cerca de 18 meses.
 
Pacientes que usam prótese e restaurações podem fazer?
 
MARCELO: Podem, mas nenhuma restauração sofre efeito de clareamento. Quando clareamos os dentes, as restaurações permanecem na cor original e devem ser substituídas após o tratamento. Entre as contraindicações para clareamento estão menores de 16 anos, que podem ter dentes em fase final de formação; dentes hipersensíveis ao frio (o problema piora, e antes é preciso tratar sensibilidade) e doença das gengivas com perda óssea.
 
Quais são os cuidados que se deve tomar depois de tratamento?
 
MARCELO: Deve-se diminuir o consumo dos alimentos e bebidas com corantes fortes, como açaí, beterraba, chocolate, vinho tinto, café e chá preto e refrigerantes escuros.
 
Cremes bucais e enxaguantes ajudam a clarear os dentes?
 
MARCELO: Nenhum desses produtos tem a substância clareadora em concentração suficiente.
 
Fonte: oglobo.globo.com | 28.02.11

Seguro Auto

Posts relacionados

Dental, por Redação

Seminário vai discutir vantagens do flúor na água para a saúde bucal

A Secretaria de Estado da Saúde e a Sanepar promovem nesta segunda-feira (11), no Canal da Música, em Curitiba, o seminário "2012 - 30 anos da expansão da fluoretação das águas de abastecimento do Paraná".

Dental, por Redação

Belo sorriso eleva autoestima

"O sorriso faz toda a diferença". Quantas vezes você já escutou essa frase? Não só por questão estética, pessoas que têm problemas dentários, em alguns casos, sofrem de depressão clínica.

Dental, por Redação

Vila Velha: Município oferece atendimento odontológico noturno

Para facilitar o acesso dos usuários que não têm tempo de ir ao dentista em horários comerciais

Deixe seu Comentário:

=