Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 29/06/2011 às 16:11:23
Roche traz ao Brasil novo equipamento de análises clínicas
A Roche Diagnóstica trouxe recentemente para o Brasil um novo equipamento de análises clínicas para saúde da mulher. Segundo a gerente da unidade Roche Molecular Diagnostics, Marisa D´Innocenzo, o cobas 4800 detecta os 14 tipos de HPV mais perigosos.
“Diferente do papanicolau, o teste detecta o DNA do vírus. E consegue diagnósticar casos pré câncer não vistos no papanicolau. Essa antecipação possibilita que seja feito o tratamento antes que evolua para um câncer de colo de útero”.
De acordo com Marisa, o teste genotípica separadamente os tipos de HPV 16 e 18, considerados responsáveis por 70% dos casos de câncer cervical.
Uma pesquisa da empresa Roche denominada Athena para o teste cobas HPV, realizada com mais de 47 mil mulheres nos Estados Unidos, constatou que 1 em cada 10 mulheres que apresentaram resultado positivo para o teste de HPV 16/18, por meio do teste cobas HPV, tinham pré-câncer de colo uterino, embora seu exame de papanicolau estivesse dentro da normalidade.
Ela conta que em termos de precisão, qualidade, velocidade e valor clínico, o Cobas 4800 é um equipamento pioneiro no Brasil.
“O equipamento realiza a análise em um tempo reduzido e possibilitaria que o paciente recebesse o resultado do exame no mesmo dia, por exemplo. No entanto, essas tramitações variam de laboratório para laboratório”, explica Marisa.
Para ela, a importação do equipamento representa uma quebra de paradigma para o setor da saúde.
“O teste permite que o médico tenha 100% de certeza se o paciente tem ou não ou vírus. Como é um exame que realiza análises profundas no material, não deixa dúvidas sobre o estado do paciente”.
A Roche investe 20% do seu faturamento em áreas de pesquisa e produtos. “É importante para a empresa estar dentro desse segmento, pois assim temos a chance de desenvolver equipamentos que estejam à frente das necessidades médicas”.
Desenvolvido no exterior, o cobas 4800 recebeu registro da Anvisa no final do ano passado e atualmente está em processo de implantação no mercado brasileiro.
Participação no CBAC
A Roche está presente no Congresso Brasileiro de Análises Clínicas 2011, realizado entre os dias 26 a 29, na Expo Unimed, em Curitiba.
Repórter viajou a convite da empresa Roche
Fonte: saudeweb.com.br | 29.06.11
Posts relacionados
Instituições públicas e privadas são convocadas para estimular uso racional de medicamentos
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou um edital de chamamento para que instituições interessadas integrem uma força de trabalho para a determinação de medidas que estimulem o uso racional de medicamentos.
ANS cria área em portal para segurados avaliarem planos de saúde
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) lançou, em seu portal, o Espaço de Qualidade, destinado a consulta de informações e indicadores de qualidade de saúde suplementar pelos beneficiários.
SUS poderá adotar prontuário eletrônico
O Sistema Único de Saúde (SUS) poderá adotar prontuário eletrônico para registrar informações médicas, autorizar exames e liberar resultados, autorizar internação hospitalar, além de registrar receitas médicas e informações sobre o paciente.
Descoberto primeiro alarme do corpo na invasão de um vírus
Pesquisadores localizaram um ponto exato no corpo humano onde é dado o primeiro sinal de alerta do ataque de um vírus, acionando o sistema imunológico.
Atestado médico e a limitação como suposto meio para pagamento dos 15 primeiros dias
A legislação trabalhista (art. 473 da CLT) estabelece algumas situações em que o empregado poderá faltar ao serviço sem prejuízo da remuneração tais como o falecimento de cônjuge, nascimento de filho, casamento, serviço militar entre outras.