Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 29/06/2011 às 16:11:23
Roche traz ao Brasil novo equipamento de análises clínicas
A Roche Diagnóstica trouxe recentemente para o Brasil um novo equipamento de análises clínicas para saúde da mulher. Segundo a gerente da unidade Roche Molecular Diagnostics, Marisa D´Innocenzo, o cobas 4800 detecta os 14 tipos de HPV mais perigosos.
“Diferente do papanicolau, o teste detecta o DNA do vírus. E consegue diagnósticar casos pré câncer não vistos no papanicolau. Essa antecipação possibilita que seja feito o tratamento antes que evolua para um câncer de colo de útero”.
De acordo com Marisa, o teste genotípica separadamente os tipos de HPV 16 e 18, considerados responsáveis por 70% dos casos de câncer cervical.
Uma pesquisa da empresa Roche denominada Athena para o teste cobas HPV, realizada com mais de 47 mil mulheres nos Estados Unidos, constatou que 1 em cada 10 mulheres que apresentaram resultado positivo para o teste de HPV 16/18, por meio do teste cobas HPV, tinham pré-câncer de colo uterino, embora seu exame de papanicolau estivesse dentro da normalidade.
Ela conta que em termos de precisão, qualidade, velocidade e valor clínico, o Cobas 4800 é um equipamento pioneiro no Brasil.
“O equipamento realiza a análise em um tempo reduzido e possibilitaria que o paciente recebesse o resultado do exame no mesmo dia, por exemplo. No entanto, essas tramitações variam de laboratório para laboratório”, explica Marisa.
Para ela, a importação do equipamento representa uma quebra de paradigma para o setor da saúde.
“O teste permite que o médico tenha 100% de certeza se o paciente tem ou não ou vírus. Como é um exame que realiza análises profundas no material, não deixa dúvidas sobre o estado do paciente”.
A Roche investe 20% do seu faturamento em áreas de pesquisa e produtos. “É importante para a empresa estar dentro desse segmento, pois assim temos a chance de desenvolver equipamentos que estejam à frente das necessidades médicas”.
Desenvolvido no exterior, o cobas 4800 recebeu registro da Anvisa no final do ano passado e atualmente está em processo de implantação no mercado brasileiro.
Participação no CBAC
A Roche está presente no Congresso Brasileiro de Análises Clínicas 2011, realizado entre os dias 26 a 29, na Expo Unimed, em Curitiba.
Repórter viajou a convite da empresa Roche
Fonte: saudeweb.com.br | 29.06.11
Posts relacionados
Crise de Saúde Mental no Brasil: empresas terão que adotar medidas de prevenção
Atualização da NR-1 exigirá que companhias acompanhem e protejam a saúde mental dos funcionários no trabalho. Leia na Forbes Brasil.
Governo obriga planos de saúde a criar ouvidorias
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta quarta-feira (3) que as empresas de planos de saúde serão obrigadas a implantar ouvidorias próprias para atender aos seus beneficiários.
Café e chá verde reduzem o risco de AVC, conclui estudo
Café e chá verde podem ajudar a reduzir o risco de uma pessoa sofrer um acidente vascular cerebral (AVC), especialmente se essas bebidas são consumidas regularmente, concluiu um novo estudo feito no Japão.
Acreditação de operadoras reduz custos
No final do ano passado, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou a Resolução Normativa 277, que institui o Programa de Acreditação de Operadoras de Planos Privados de Assistência à Saúde.
Geriatras atacam uso de antioxidante e hormônio contra envelhecimento
Terapias que prometem combater os efeitos do envelhecimento, usando vitaminas, antioxidantes e hormônios, não têm comprovação científica de sua eficácia e podem aumentar os riscos de diabetes e câncer.