Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 28/03/2012 às 17:58:45

Qual a relação entre níveis de colesterol e diagnóstico de câncer?

Pesquisa apresentada no American College of Cardiology 2012 analisou a relação entre o nível de colesterol e o desenvolvimento do câncer. Segundo o Dr. Paul Michel Lavigne, coordenador da pesquisa, a intenção era analisar se os níveis de colesterol se alteravam na presença de um tumor ou antes do surgimento desse.

O especialista explica que a associação entre níveis séricos de colesterol e a incidência de câncer foi documentada pela primeira vez há mais de 30 anos, o que mostra que essa questão permeia a comunidade científica há bastante tempo. Uma meta-análise realizada por pesquisadores da Tufts University School of Medicine, em 2007, mostrou que existia um “relacionamento significativo e linear” entre os níveis de colesterol LDL e o risco de novos casos de câncer.

Já um estudo publicado em 2008 pelos mesmos pesquisadores mostrou uma relação semelhante entre os baixos níveis de colestrol LDL e o câncer incidente, além de evidenciar que a terapia com estatina, apesar de reduzir significativamente o colesterol LDL, não foi associada ao aumento do risco de câncer.

Embora haja o consenso de que baixos níveis de colesterol LDL são evidentes no momento do diagnóstico de câncer, Lavigne disse que há um debate considerável sobre a interpretação dos dados, particularmente no que se refere ao tempo. São duas as principais teorias: a "causalidade reversa",  hipótese que sugere que níveis deprimidos de colesterol LDL são o resultado de câncer subclínico, e a "frente de causalidade" hipótese diz que o colesterol LDL deprimido é um precursor da doença.

No atual estudo, foram analisados os níveis de colesterol LDL antes do diagnóstico de câncer, sendo excluídos da pesquisa pacientes com diagnóstico anterior da doença e aqueles que tinham feito uso de medicamentos hipolipemiantes. No total, 201 casos de câncer foram diagnosticados e comparados com 402 controles que não desenvolveram tumores.

Os resultados mostraram que os níveis séricos de colesterol LDL foram inversamente associado com todas as causas de incidência de câncer, de acordo com dados publicados anteriormente. A relação do colesterol LDL e o tempo não diferiu entre pacientes com câncer e controles saudáveis ??ao longo de uma média de 18,7 anos anteriores diagnóstico.

Fonte: American College of Cardiology


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Remédios menos amargos

A discussão sobre a desoneração tributária para medicamentos começa a ganhar corpo no Brasil e os resultados desse debate podem melhorar a qualidade de vida de milhares de brasileiros.

Saúde Empresarial, por Redação

Ouvidorias de planos de saúde começam a funcionar em 6 meses

As operadoras de planos de saúde vão ter entre seis meses e um ano para implantar ouvidorias em suas estruturas. A determinação da Agência Nacional de Saúde (ANS) consta na Resolução Normativa nº 323, publicada na quinta-feira, dia 5.

Saúde Empresarial, por Redação

Tratamento experimental consegue deter tipo de leucemia severa nos EUA

Amparado pela Constituição de 88 e financiado por uma das maiores cargas tributárias do mundo, o Sistema Único de Saúde - SUS - nasceu com o propósito de garantir atendimento universal, integral e gratuito no Brasil.

Saúde Empresarial, por Redação

Associação Medica de Santos vai levar atendimento gratuito aos idosos

Profissionais da Associação dos Médicos de Santos (AMS), 70 km de São Paulo, prestarão serviços gratuitos à população durante o Congresso Interdisciplinar da AMS nos dias 17 e 18 de agosto.

Saúde Empresarial, por Redação

Ouabaína: tratamentos inovadores para Parkinson e Alzheimer

Pesquisadores brasileiros descobriram que o hormônio denominado ouabaína ativa substâncias que apresentam um efeito neuroprotetor no sistema nervoso central.

Saúde Empresarial, por Redação

Qualquer atividade física reduz chances de doença de Alzheimer, mesmo em pessoas com mais de 80 anos

Atividades físicas, mesmo as relacionadas às tarefas do dia-a-dia, podem ajudar uma pessoa a reduzir em quase três vezes o risco de doença de Alzheimer ou de declínio cognitivo em qualquer idade.

Saúde Empresarial, por Redação

Presidente da ANS quer que agência passe a regular prestadores

O diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Mauricio Ceschin, defendeu nesta terça-feira (14) que, além das operadoras dos planos de saúde, o órgão passe a regular os prestadores de serviços na área - hospitais, clínicas e laboratórios, entre outros.

Deixe seu Comentário:

=