Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 07/01/2011 às 17:47:34

Rio de Janeiro tem cinco novos Centros para Saúde do Trabalhador

por Saúde Business Web
07/01/2011

Unidades ajudam a implementar nos municípios ações de promoção à saúde do trabalhador, prevenção e diagnóstico de doenças do trabalhador

A Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro informou que o Estado ganhou mais cinco Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CERESTs), totalizando 15 postos.

Os centros ajudam a implementar nos municípios ações de promoção à saúde do trabalhador, prevenção e diagnóstico de doenças do trabalho, como Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e demais doenças adquiridas durante o expediente, a notificar acidentes ocorridos em serviço, e o tratamento e a reabilitação dos trabalhadores. De acordo com a secretaria, os centros são vinculados à Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST) e têm o objetivo de inserir a saúde do trabalhador no Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a diretora da Divisão de Saúde do Trabalhador da Sesdec, Lise Barros Ferreira, as novas unidades serão de administração municipal, assim como outros nove centros já existentes. Apenas um CEREST é administrado pelo Estado e esta unidade coordena as demais do Rio de Janeiro, reunindo os representantes dos centros municipais, apoiando e acompanhando os técnicos.

Os novos CERESTs, habilitados no dia 30 de dezembro pelo Ministério da Saúde, estão localizados na Região Noroeste, em Itaperuna; na Metropolitana II, em Maricá; na Serrana I, em Nova Friburgo; na Serrana II, em Petrópolis; e na Centro Sul, em Três Rios. Além desses municípios, a rede está presente no Rio de Janeiro, com duas unidades; na Região Metropolitana II, em Niterói; na Metropolitana I, em Nova Iguaçu e Duque de Caxias; na Região das Baixadas Litorâneas, em Cabo Frio; na Norte, em Campos dos Goytacazes; na Baía da Ilha Grande, em Angra dos Reis; e na Médio Paraíba, em Volta Redonda.


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Ouabaína: tratamentos inovadores para Parkinson e Alzheimer

Pesquisadores brasileiros descobriram que o hormônio denominado ouabaína ativa substâncias que apresentam um efeito neuroprotetor no sistema nervoso central.

Saúde Empresarial, por Redação

Laboratórios apostam no segmento fitoterápico

Alvo de resistência e preconceito da classe médica no passado, por estar associado a tratamentos com chás e ervas, o segmento de medicamentos fitoterápicos está recebendo investimentos dos laboratórios nacionais e estrangeiros instalados no país.

Saúde Empresarial, por Redação

SP ganha ambulatório para tratar alterações ósseas em pacientes com Aids

A cidade de São Paulo acaba de ganhar um serviço ambulatorial especializado em tratamento de alterações ósseas em pacientes infectados pelo vírus HIV

Saúde Empresarial, por Redação

Senado aprova Emenda 29, que regulamenta repasses na Saúde

O Senado aprovou na quarta-feira (7) a regulamentação da Emenda 29, que define os valores mínimos a serem investidos na Saúde. Com isso, a proposta que obrigava a União a repassar pelo menos 10% de seus recursos para a área foi derrubada.

Deixe seu Comentário:

=