Publicado por Redação em Notícias Gerais - 22/10/2012 às 15:37:10

Restituição de IR de férias só pode ser pedida até dezembro

Este é o último ano em que os contribuintes poderão pedir de volta o IR pago indevidamente

Termina no final deste ano o prazo para que os trabalhadores assalariados que venderam dez dias de férias em 2007 retifiquem as declarações do IR entregues em 2008 para poderem receber a restituição do imposto retido na fonte sobre o valor desse rendimento.

É importante observar um detalhe: ainda podem retificar a declaração e pedir a devolução do dinheiro apenas os contribuintes que venderam os dez dias e receberam o valor entre 22 de outubro e 31 de dezembro de 2007.

É que, segundo a instrução normativa në 936, de 5 de maio de 2009, que estabeleceu as regras para a devolução do dinheiro, o prazo para pedir a restituição é de cinco anos contados da data da retenção indevida.

Significa dizer que quem vendeu os dez dias e recebeu o dinheiro entre 1° de janeiro e 21 de outubro de 2007 já perdeu esse direito, pois os cinco anos já se esgotaram. Assim, uma pessoa que recebeu o dinheiro no dia 1° de dezembro de 2007 terá até 1° de dezembro deste ano para retificar a declaração e pedir a restituição.

Fonte: 180graus.com


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

De janeiro a setembro, 15 mi de inadimplentes limparam o nome

De janeiro a setembro deste ano, 15,1 milhões de consumidores pagaram as dívidas pendentes e limparam o nome.

Notícias Gerais, por Redação

Conselho do FMI aprova distribuição de US$ 1,1 bilhão a seus membros

O conselho executivo do FMI (Fundo Monetário Internacional) aprovou nesta sexta-feira (24) a distribuição de US$ 1,1 bilhão a todos os membros do fundo.

Notícias Gerais, por Redação

Consumo deve impulsionar o PIB no 4º tri, dizem economistas

Após recuar 0,1% entre o segundo e o terceiro trimestre, o consumo das famílias deve ter voltado a subir nos últimos meses de 2011, estimam economistas consultados pelo Valor.

Notícias Gerais, por Redação

Dilma diz que nova ministra atuará segundo diretrizes do governo

Na posse da ministra Eleonora Menicucci (Secretaria de Política para Mulheres), a presidente Dilma Rousseff afirmou que a indicada, favorável à descriminalização do aborto, atuará seguindo a linha do governo.

Notícias Gerais, por Redação

Restrições fiscais podem agravar crise econômica, diz Unctad

O corte de gastos adotado por governantes de vários países para diminuir os impactos da crise econômica internacional podem não ter o efeito desejado e piorar a situação, especialmente onde não se pode contar com o crédito financeiro privado

Deixe seu Comentário:

=