Publicado por Redação em Notícias Gerais - 01/07/2013 às 08:39:50

Novas regras para pacotes bancários começam a valer nesta segunda

Começam a valer a partir desta segunda-feira as novas regras do Banco Central (BC) para aumentar a transparência das informações na contratação de serviços bancários, de operações de crédito e de câmbio. O objetivo é facilitar a comparação entre as tarifas cobradas por cada instituição financeira.

Pela medida, os bancos serão obrigados a criar três novos pacotes padronizados de tarifas para contas de depósito. Os pacotes terão que oferecer um número igual de serviços bancários - fornecimento de cheques, número de saques, extratos e transferências por DOC e TED, entre outros. Assim, o cliente poderá comparar o preço cobrado pela instituição financeira, o que aumentará a concorrência, segundo o BC.

O banco também terá que deixar claro as condições do pacote que o cliente pretende contratar e as diferenças entre a opção escolhida e os demais. O cliente, no entanto, não será obrigado a aderir a um dos pacotes e, se quiser, pode optar por pagar separadamente por serviços avulsos. A regra deve constar do contrato de abertura da conta.

Nas operações de crédito, o banco deve informar o Custo Efetivo Total (CET), valor total da dívida mais juros, encargos e despesas, antes da contratação do crédito ou do arrendamento financeiro. O CET é o valor total que será pago e inclui, além do montante e dos juros, outras despesas incluídas no empréstimo, como tarifas cobradas pela instituição financeira. O cálculo do CET também deve ser inserido nos contratos, identificando o valor de cada despesa e o porcentual relativo ao valor total.

Para operações de câmbio, deve ser informado o Valor Efetivo Total (VET), que corresponde ao valor da taxa de câmbio, os tributos incidentes, como o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), e a tarifa cobrada. Para essas operações, as regras já estão em vigência.

Com informações da Agência Brasil
Fonte: Terra


Seguro Educacional

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Brasil: uma das mais altas cargas tributárias do mundo não retorna para sociedade

A pesada carga tributária no Brasil não é o problema, mas, sim, o fraco retorno que os cidadãos recebem de todo o dinheiro entregue nas mãos do governo.

Notícias Gerais, por Redação

Usuário de plano deverá ter número do SUS

O Ministério da Saúde regulamentou o sistema Cartão Nacional de Saúde (CNS), uma base de dados nacional que permite a identificação dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS

Notícias Gerais, por Redação

Ibovespa segue otimismo externo com economia alemã e abre em alta de 0,93%

O Ibovespa acompanha o desempenho do mercado internacional nesta sexta-feira (20) e inicia o pregão regular em alta de 0,93%, aos 63.203 pontos, em meio ao otimismo dos investidores com a confiança na economia alemã e os resultados trimestrais de grandes empresas no front norte-americano.

Notícias Gerais, por Redação

Mercado espera nova queda da taxa básica de juros nesta semana

Analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central (BC) esperam por uma redução de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros, a Selic, na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), marcada para amanhã e quarta-feira.

Deixe seu Comentário:

=