Publicado por Wellington em Notícias Gerais - 27/10/2016 às 10:10:48

Reclama do seu chefe, mas será que você está fazendo sua parte na empresa?

Mulher insatisfeita no trabalho

Candidato deve ter planejamento pleno para não se perder durante a busca. Redes sociais e celular devem ficar de lado.

Realmente não é nada fácil exercer a liderança. Só sabe a complexidade da função quando se assume tal posto. Segundo minha prática, raramente os profissionais são preparados para assumir cargo de liderança antes de exercê-lo na empresa.

O chefe sempre foi alvo certeiro da reclamação de muitos funcionários que não se esforçam para entender seus dilemas e dificuldades para ajustar interesses pessoais de cada colaborador com os interesses da empresa.

Como se todos os problemas da empresa se resolvessem se não tivesse o chefe! Grande ilusão. Segue abaixo uma carta que todo chefe deveria enviar a seus colaboradores para relembrá-los sobre as razões de sua contratação:

Caro empregado,

Você foi contratado para cuidar das necessidades que consideramos urgentes. Se pudéssemos deixar de contratá-lo, teríamos tomado a decisão. Mas chegamos à conclusão de que precisávamos de alguém com sua competência e experiência, e que você era a pessoa mais indicada para nos ajudar.

No seu trabalho, você tem muitas ocupações: responsabilidades gerais, tarefas específicas, projetos individuais e em grupo. Também tem muitas chances de se sobressair e de confirmar que nós fizemos uma boa escolha ao contratá-lo.

Contudo, há uma responsabilidade da maior importância que talvez nunca lhe seja solicitada diretamente, mas que você precisa ter sempre em mente durante todo o tempo em que estiver conosco: "Faça sempre o que tem de ser feito, não espere que lhe peçam".

Nós o contratamos para fazer um excelente trabalho, porém, mais importante que isso: nós o contratamos para pensar, usar seu discernimento e agir segundo o interesse da empresa em todos os momentos.

Tente fazer disso um princípio orientador no seu trabalho, uma filosofia que esteja sempre com você, guiando constantemente seus pensamentos e ações: "Você tem nossa permissão de agir na defesa de nossos interesses mútuos".

Se, em qualquer momento, sentir que nós não estamos fazendo a coisa certa, a coisa que você acredita que ajudaria a todos nós, por favor, diga.

Você deve emitir sua opinião quando necessário e declarar o que não foi declarado, dar uma sugestão ou questionar uma ação ou decisão. Importante que seja direto e diga abertamente o que pensa. É improdutivo reclamar pelos corredores e para os colegas. Sem contar que isso contamina o clima que tanto você valoriza.

Isso não quer dizer que nós sempre concordaremos com você, nem que mudaremos necessariamente o que estamos fazendo, mas vamos querer saber o que você acredita que nos ajudaria a atingir nossas metas e propósitos e criar uma experiência de sucesso mútuo nesse processo.

Você deve tentar compreender como e por que as coisas são feitas como são, antes de tentar mudar o processo de trabalho existente. Tente trabalhar com os sistemas existentes em primeiro lugar, mas fale quando achar que eles devem ser mudados.

Quero que entenda que nossa relação trabalhista é de troca, em que a minha parte é servi-lo para que tenha boas condições de exercer excelente trabalho e seja recompensado por isso, e a sua parte é desempenhar com maestria suas competências para fazer o que tem que ser feito, porém ambos temos um mesmo objetivo: sucesso profissional.

Atenciosamente,

Seu Gerente

Pense sobre conteúdo dessa carta e tenha empatia pelo seu chefe. Num próximo artigo vamos escrever uma carta sua para seu chefe, que tal? O que estaria escrito nela? Compartilhe, vou adorar ouvi-lo.

Artigo escrito pela colunista do Uol Economia Daniela do Lago

Fonte: Uol


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Governo prepara novas concessões

Quando encerrar seu mandato, em dezembro de 2014, a presidente Dilma Rousseff quer ter colocado na rua um volume de projetos capaz de zerar o atual déficit de infraestrutura no Brasil, estimado em R$ 500 bilhões.

Notícias Gerais, por Redação

Centrais querem que fator previdenciário seja votado na próxima semana

As centrais sindicais vão pressionar o comando da Câmara para colocar em votação na próxima semana o projeto de lei que estabelece o fim do fator previdenciário.

Notícias Gerais, por Redação

Gastos de brasileiros em viagem ao exterior são recorde para o mês de maio

Apesar da alta recente do dólar, os gastos de brasileiros em viagens ao exterior bateram recorde em maio. No mês passado, essas despesas totalizaram US$ 1,829 bilhão, o maior resultado para o período registrado pelo Banco Central.

Notícias Gerais, por Redação

Medicamentos de uso contínuo poderão ser deduzidos do IR

As despesas com medicamentos de uso contínuo ou de alto custo poderão ser deduzidas do imposto de renda pago todo ano pelo contribuinte, de acordo com projeto de lei aprovado nesta quarta-feira (9) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado.

Notícias Gerais, por Redação

INSS paga benefícios para cartões final 2 e 7

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) irá pagar nesta terça-feira o benefício para os aposentados e pensionistas que recebem até um salário mínimo e que possuem cartão com final 7,

Deixe seu Comentário:

=