Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 29/03/2011 às 11:01:27

Reações à vacina contra gripe são pouco comuns, afirma especialista

Gabriel Oselka explicou que dose imuniza contra três tipos do vírus influenza.
Especialista também falou da campanha nacional, que vai de 25/4 a 13/5.

Na sequência do Bem Estar desta segunda-feira (28), o pediatra e especialista em vacinas Gabriel Oselka comentou as dúvidas que chegaram pela internet sobre imunização contra a gripe.

O médico disse que os vírus sempre sofrem mutações, por isso as doses devem ser anuais, e que as vacinas atualmente contêm doses muito pequenas de merthiolate como conservante, para evitar contaminação. Portanto, essa substância não é causa de alergia grave, exceto em casos raros.

Segundo Oselka, idosos correm risco de complicações pela gripe e até de morte quando não são imunizados, e não em decorrência disso. O especialista também falou sobre a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que ocorrerá de 25 de abril a 13 de maio em todo o país. Idosos, crianças até 2 anos, gestantes, indígenas, profissionais da saúde e portadores de doenças crônicas devem procurar um posto de saúde nesse período.

Além disso, Oselka explicou que a atual vacina contra gripe é a inativada trivalente, que contém três tipos de vírus influenza: H1N1 (gripe suína), H3N2 e B. Ele esclareceu, ainda, em quais parâmetros se baseiam as vacinas na hora da produção, que começa meses antes (em setembro, no Hemisfério Sul). Até alguns anos atrás, as doses dos hemisférios Norte e Sul eram as mesmas – em 2011, ocorreu isso porque houve uma coincidência, de acordo com o especialista.

Duas vezes por ano, agentes da Organização Mundial da Saúde (OMS) se reúnem para analisar estudos sobre circulação de vírus e antever os principais tipos que devem predominar na próxima temporada.

Ao longo do tempo, segundo Oselka, já foi aplicado mais de um bilhão de doses da vacina contra gripe, e as reações são pouco comuns – o que pode ocorrer com mais frequência são dores locais e um pouco de febre.

Mais dúvidas sobre gripe

O infectologista Caio Rosenthal também respondeu às perguntas que chegaram pelo G1 e pelo Twitter.

Ele falou sobre uso de remédios, “gripe alérgica”, se natação no inverno causa gripe e o que é a famosa virose, um termo genérico para designar  doenças autolimitadas provocadas por vírus.

O consultor do Bem Estar esclareceu, por fim, que quem tem rinite pode estar mais suscetível à gripe e qual a melhor forma de tratar uma criança.

Fonte: g1.globo.com/bemestar | 29.03.11


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Campanha já vacinou 47% do público-alvo

O balanço parcial do Ministério da Saúde indica que 6.051.890 crianças em todo país foram vacinadas contra a poliomielite no primeiro fim de semana da campanha.

Saúde Empresarial, por Redação

Casos de alzheimer têm crescido pelo mundo; saiba alguns mitos e verdades

De repente, a pessoa esquece onde deixou as chaves do carro, o nome de um conhecido, a conversa que teve pela manhã.

Saúde Empresarial, por Redação

SP ganha ambulatório para tratar alterações ósseas em pacientes com Aids

A cidade de São Paulo acaba de ganhar um serviço ambulatorial especializado em tratamento de alterações ósseas em pacientes infectados pelo vírus HIV

Saúde Empresarial, por Redação

Ruídos em hospitais são superiores ao recomendado pela OMS

Um estudo publicado pela Archives of Internal Medicine, periódico da American Medical Association, chegou à conclusão que os níveis de ruídos praticados em hospitais são superiores ao recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Deixe seu Comentário:

=