Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 28/12/2011 às 15:55:58

Quimioterapia reduz mortes por câncer de mama

Estudo realizado na Universidade de Oxford, no Reino Unido, reuniu dados de 123 testes clínicos e mais de cem mil mulheres e mostrou que o uso da quimioterapia nos últimos 40 anos reduziu em 33% a mortalidade por câncer de mama.

O estudo comparou técnicas de tratamento da doença utilizadas na década de 1980 com práticas atuais de quimioterapia. Os resultados mostraram que o tratamento quimioterápico faz efeitos em todos os tipos de mulheres com variadas formas da doença, mesmo naquelas com tumores grandes e nos casos em que os linfonodos na região dos seios também foram afetados por células cancerígenas.

O tamanho e a agressividade do tumor são indicativos da chance de recorrência da doença e ajudam os médicos a avaliar qual a probabilidade de cura dos remédios quimioterápicos. Os testes clínicos que foram avaliados pela equipe de Oxford não deram informações suficientes para medir a sensibilidade das pacientes à medicação.

O estudo mostrou que todos os regimes de quimioterapia apresentam fortes efeitos colaterais nas mulheres e, por isso, são utilizados apenas quando o médico acredita que o tumor pode voltar após a extração cirúrgica. Os cientistas do Reino Unidos afirmam que o uso de quimioterápicos deve ser evitado quando desnecessário, uma vez que nem todas as mulheres se beneficiarão desse a ainda sofrerão com efeitos colaterais.

Fonte:boasaude.uol.com.br|28.12.11


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Lei que prevê tratamento para câncer em 60 dias entra em vigor nesta quinta

Nesta quinta-feira entra em vigor a Lei 12.732/12 que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a iniciar o tratamento contra o câncer em até 60 dias após o diagnóstico da doença.

Saúde Empresarial, por Redação

Não deixe a pressão te pegar

O tema destacado pela OMS para o Dia Mundial da Saúde é o da hipertensão arterial, que assola uma em cada três pessoas no mundo. Artigo de especialista do Incor alerta para os perigos dessa doença

Saúde Empresarial, por Redação

MS investe em ações para aumentar expectativa de vida

Brasil está inserido no relatório global que confirma aumento da expectativa de vida mundial, com menos qualidade. O Plano de Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis, lançado pelo Ministério da Saúde, visa reverter esse cenário

Saúde Empresarial, por Redação

Novas vacinas podem livrar o Brasil da dengue, prevê Ministério

O desenvolvimento de uma bactéria que contamina o mosquito Aedes aegypti, aliado à aplicação de vacinas contra a dengue, podem erradicar a doença no Brasil dentro de cinco a dez anos.

Deixe seu Comentário:

=