Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 17/01/2012 às 11:47:27

Projeto prevê punição para cobrança indevida no SUS

De acordo com a proposta, do deputado Chico D’angelo (PT-RJ), as punições vão de multa até a suspensão definitiva da prestação de serviços de saúde ao SUS

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 2498/11, do deputado Chico D’angelo (PT-RJ), que prevê punição para prestadores de serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) que cobrarem por procedimentos. De acordo com o texto, ficará caracterizada a cobrança quando houver exigência de quaisquer valores dos pacientes. A medida valerá para procedimentos como consulta, insumos, medicamentos, exames e transporte, entre outros.

De acordo com a proposta, as punições vão de multa até a suspensão definitiva da prestação de serviços de saúde ao SUS. As multas serão de 10 vezes o valor cobrado indevidamente e, em caso de reincidência, 25 vezes o montante cobrado do paciente.

O projeto prevê que, até mesmo a simples ameaça de cobrança por atendimento ou procedimento, será punida com advertência e multa de um salário mínimo regional. Os recursos arrecadados com as multas serão depositados nos fundos municipais de saúde.

Prazo para apuração

De acordo com a proposta, os procedimentos administrativos para apuração e execução das penalidades deverão ser concluídos no prazo de 30 dias cada um, respeitados o direito a ampla defesa e ao contraditório. O período para apuração da denúncia de cobrança poderá ser prorrogado por 30 dias mediante solicitação fundamentada aos gestores municipais do SUS.

“A gratuidade do atendimento no SUS é determinada por lei. Nenhuma instituição de saúde contratada ou conveniada ao SUS, independentemente de sua natureza jurídica, pode sob qualquer argumento, efetuar cobrança do usuário do sistema”, afirma.


Tramitação

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será examinado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte:saudeweb.com.br|17.01.12


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Saúde autoriza recursos para ações de combate à gripe em São Paulo

Portaria do Ministério da Saúde publicada hoje (17) no Diário Oficial da União estabelece recursos para ações de média e alta complexidade destinadas ao enfrentamento da gripe no estado de São Paulo.

Saúde Empresarial, por Redação

Médicos alertam população para cuidados básicos com a saúde no carnaval

O carnaval começa oficialmente na próxima sexta-feira (8), mas vários blocos já vêm arrastando multidões por todo o país desde janeiro. Preocupados com a saúde desses foliões, médicos do Rio de Janeiro fazem um alerta: é preciso não esquecer os cuidados básicos com a saúde nesse período.

Saúde Empresarial, por Redação

Médicos e enfermeiros fazem ato em São Paulo em favor do SUS

O presidente do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp), Cid Carvalhaes, defendeu neste último domingo (26) a necessidade de um fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), em ato que ocorreu no Parque do Ibirapuera.

Saúde Empresarial, por Redação

Estoque de remédios para hemofílicos em 2012 está garantido

No Dia Nacional do Hemofílico, lembrado hoje (4), o coordenador-geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Guilherme Genovez, garantiu que o estoque de remédios para tratar pacientes com a doença está garantido para 2012.

Saúde Empresarial, por Redação

Responsabilidade do empregador por danos causados à saúde do empregado

Advogados exploram o conceito de acidente de trabalho, a polêmica ação regressiva do INSS contra o empregador.

Deixe seu Comentário:

=