Publicado por Redação em Dental - 24/04/2012 às 09:53:17

Consultórios odontológicos móveis atendem 80 mil índios

Brasil sorridente chega às aldeias com 41 dentistas

O programa Brasil Sorridente Indígena chega a três Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) do País: Alto Rio Purus (AC/AM/RO), Alto Rio Solimões (AM) e Xavante (MT), que, juntos, têm uma população aproximada de 80 mil indígenas. Para atender esse programa-piloto, foram contratados 41 dentistas, 41 auxiliares de saúde bucal e 28 técnicos de saúde bucal durante o ano de 2011. Foram investidos R$ 5,5 milhões na compra dos 37 consultórios odontológicos portáteis. Também foram comprados 5.248 instrumentos clínicos e cirúrgicos, material de consumo das equipes de saúde bucal e 70 mil kits de higiene bucal, compostos por escova, creme e fio dental e protetor de cerdas. 

As Equipes de Saúde Bucal receberam (em novembro passado) capacitação específica para atendimento a essa população, respeitando as diversidades culturais e observando protocolo diferenciado para áreas remotas e de difícil acesso. Além disso, em quatro meses de atendimento (desde o final de dezembro passado), mais de sete mil índios foram atendidos em consultas e procedimentos odontológicos. Nesse período, foram realizadas 5.272 primeiras-consultas odontológicas e 4.196 procedimentos restauradores, utilizando diversas técnicas para dentes cariados.

A meta é ampliar esse programa a outros 13 DSEIs até o final de 2012. “Além de resolver as necessidades odontológicas emergenciais, as equipes trabalham nas aldeias desenvolvendo ações educativas em saúde bucal, levando orientações sobre escovação e higiene bucal”, destacou o secretário Especial de Saúde Indígena, Antônio Alves de Souza.

Gestão - Em seu primeiro ano de existência, a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) criou um novo modelo de gestão, com autonomia administrativa e financeira dos 34 DSEIs que passaram a ser Unidades Gestoras, sendo que 29 desses se organizaram também como unidades executoras de seu orçamento. A medida possibilitou que cada distrito realizasse licitações e compras locais, resolvendo as necessidades mais urgentes - como manutenção de frotas, alimentos, contratação de mão de obra de serviços gerais, combustível, entre outros.

Fonte: www.pantanalnews.com.br


Posts relacionados

Dental, por Redação

Novos tratamentos dentários prometem eficiência e menos dor

A tecnologia chegou com tudo na odontologia e trouxe consigo anestesias computadorizadas, lentes de contato para os dentes e design de sorriso

Dental, por Redação

Saúde bucal pode influenciar no funcionamento do corpo

Levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) demonstra que doenças cardíacas, como infarto, angina, sopro cardíaco, insuficiência cardíaca e acidentes vasculares, são responsáveis pela maior parte das mortes no Brasil e em todo o mundo.

Dental, por Redação

Sorrir faz bem para a saúde

O dicionário define o ato de rir como ter um ar agradável, alegre, sorrir, mostrar afabilidade, achar graça, desfrutar. Tudo de bom, não é? E todos esses aspectos positivos da risada foram identificados em uma pesquisa feita pela antropóloga Mirian Goldenberg.

Dental, por Redação

Sai pra lá, gengivite!

O problema afeta uma em cada duas pessoas e seu sintoma clássico é o sangramento das gengivas, durante a escovação ou no momento de usar o fio dental.

Dental, por Redação

Pessoas com necessidades especiais têm direito a tratamento odontológico especial

Muitos cirurgiões-dentistas atendem pessoas com necessidades especiais em seus consultórios e o fazem muito bem. Mas, apesar de toda boa intenção por parte dos profissionais, alguns pacientes passam por experiências desagradáveis e traumáticas por falta de abordagem adequada.

Deixe seu Comentário:

=