Publicado por Redação em Dental - 24/04/2012 às 09:53:17

Consultórios odontológicos móveis atendem 80 mil índios

Brasil sorridente chega às aldeias com 41 dentistas

O programa Brasil Sorridente Indígena chega a três Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) do País: Alto Rio Purus (AC/AM/RO), Alto Rio Solimões (AM) e Xavante (MT), que, juntos, têm uma população aproximada de 80 mil indígenas. Para atender esse programa-piloto, foram contratados 41 dentistas, 41 auxiliares de saúde bucal e 28 técnicos de saúde bucal durante o ano de 2011. Foram investidos R$ 5,5 milhões na compra dos 37 consultórios odontológicos portáteis. Também foram comprados 5.248 instrumentos clínicos e cirúrgicos, material de consumo das equipes de saúde bucal e 70 mil kits de higiene bucal, compostos por escova, creme e fio dental e protetor de cerdas. 

As Equipes de Saúde Bucal receberam (em novembro passado) capacitação específica para atendimento a essa população, respeitando as diversidades culturais e observando protocolo diferenciado para áreas remotas e de difícil acesso. Além disso, em quatro meses de atendimento (desde o final de dezembro passado), mais de sete mil índios foram atendidos em consultas e procedimentos odontológicos. Nesse período, foram realizadas 5.272 primeiras-consultas odontológicas e 4.196 procedimentos restauradores, utilizando diversas técnicas para dentes cariados.

A meta é ampliar esse programa a outros 13 DSEIs até o final de 2012. “Além de resolver as necessidades odontológicas emergenciais, as equipes trabalham nas aldeias desenvolvendo ações educativas em saúde bucal, levando orientações sobre escovação e higiene bucal”, destacou o secretário Especial de Saúde Indígena, Antônio Alves de Souza.

Gestão - Em seu primeiro ano de existência, a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) criou um novo modelo de gestão, com autonomia administrativa e financeira dos 34 DSEIs que passaram a ser Unidades Gestoras, sendo que 29 desses se organizaram também como unidades executoras de seu orçamento. A medida possibilitou que cada distrito realizasse licitações e compras locais, resolvendo as necessidades mais urgentes - como manutenção de frotas, alimentos, contratação de mão de obra de serviços gerais, combustível, entre outros.

Fonte: www.pantanalnews.com.br


Posts relacionados

Dental, por Redação

Dentista que não lavava as mãos causa “recall” de pacientes

Acusado de contaminar seus pacientes, dentista britânico promoveu recall de 22 mil pessoas, e o assunto traz à tona a importância de se lavar as mãos antes de mexer na boca

Dental, por Redação

Mau hálito; aprenda a controlar

Se você realmente deseja saber a causa de seu mau hálito, marque uma consulta com o dentista. Com uma avaliação de seu histórico médico e dentário e um exame bucal criterioso, seu dentista poderá identificar os responsáveis pelo mau hálito. 

Dental, por Redação

Inclua visitas ao dentista no check up anual

Estudos fazem conexões entre infecções que ocorrem na boca e problemas cardiovasculares, diabetes, obesidade, câncer, osteoporose, parto prematuro e nascimento de bebês abaixo do peso. 

Dental, por Redação

Mais visitas ao dentista são recomendadas para mulheres idosas

A batalha contra a placa bacteriana, cárie dentária e doença gengival pode ser mais árdua para as mulheres após a menopausa, segundo pesquisadores da Faculdade de Odontologia Case Western Reserve e Clínica Cleveland,

Dental, por Redação

O que a Odontologia minimamente invasiva faz por você?

Saúde bucal é coisa séria, mas ainda tem muita gente que só se lembra de recorrer a um cirurgião-dentista quando sente dor. E, numa hora dessas, alguns nem se preocupam se o profissional escolhido tem acompanhado as evoluções da Odontologia ou se é adepto da abordagem minimamente invasiva.

Deixe seu Comentário:

=