Publicado por Redação em Previdência Corporate - 27/03/2014 às 10:19:22

Qual a diferença dos planos de previdência privada PGBL e VGBL para o Imposto de Renda?

As contribuições ao VGBL não são dedutíveis do IR, enquanto as efetuadas aos demais planos podem ser abatidas no cálculo do imposto até o limite de 12% da renda tributável do contribuinte, por conta do diferimento fiscal.

Só pode deduzir o valor das contribuições ao PGBL quem paga IR e declara pelo modelo completo, onde é possível identificar as deduções.

O VGBL visa atender contribuintes que declaram pelo modelo simplificado e que, portanto, adotam um desconto único, de 20% sobre a renda tributável, desde que esse valor não supere R$ 15.197,02.

Quem opta pelo VGBL não tem nenhuma vantagem de dedução durante a fase de acumulação (fase em que está aplicando no plano), mas, em compensação, tem o benefício no momento do resgate.

Isso porque, no VGBL, o imposto incide apenas sobre os rendimentos obtidos e não sobre o valor total acumulado, como acontece no PGBL.

Fonte: www.uol.com.br


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Previdência instala 242 agências em quatro anos

A previdência social completa nesta segunda-feira a instalação de 242 novas agências em todo o País, desde 2009, quando começou o plano de expansão de agências, com o objetivo de atender a população das cidades com mais de 20 mil habitantes.

Previdência Corporate, por Redação

INSS abre consulta pública sobre tempo estimado de recuperação de trabalhador

Na última terça-feira (3), o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) lançou consulta pública sobre o tempo estimado para a recuperação do trabalhador em caso de doença.

Previdência Corporate, por Redação

Mais de 2 milhões de contribuintes já declararam o IR

Até às 16h desta terça-feira, a Receita Federal já recebeu 2,042 milhões de declarações do Imposto de Renda 2012. A estimativa do órgão é que este ano 25 milhões de contribuintes prestem as contas com o Fisco.

Previdência Corporate, por Redação

Congresso deve aprovar Regime de Previdência dos servidores

O Congresso retoma os trabalhos nesta quinta-feira com a promessa de aprovar o Regime de Previdência Complementar para os Servidores Públicos da União.

Deixe seu Comentário:

=