Publicado por Redação em Notícias Gerais - 05/08/2011 às 13:46:59

Proposta que regulamenta procedimentos de recall é aprovada por comissão

SÃO PAULO - O projeto que regulamenta os procedimentos de recall de veículos, foi aprovado na quarta-feira (3), pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio. A proposta do deputado Romero Rodrigues substitui o PL 64/11, do deputado Otavio Leite (PSDB-RJ).

De acordo com a proposta, fabricantes de veículos submetidos ao recall serão obrigados a informar a realização do procedimento ao Detran (Departamento Estadual e Trânsito). Os fabricantes também terão de encaminhar ao Detran uma lista com os números de chassis, marca e modelo de série, quando houver anúncio público da convocação.

A cada dois meses, os fabricantes terão de atualizar o Detran com os números de chassis dos veículos cujos donos atenderam ao chamado e que tiveram concluída a troca ou conserto da peça defeituosa. O procedimento será repetido até que o último veículo efetue o reparo.

Mudanças
A nova proposta obriga os Detrans a disponibilizarem pela internet a informação sobre o cumprimento ou não do recall.

O relator retirou do projeto original o dispositivo que estabelece a comprovação do recall como uma das exigências para vistoria anual.

Apenas quando houver transferência do veículo, a vistoria irá exigir comprovação do recall.

Com a informatização, o consumidor não será mais obrigado a guardar o comprovante de conserto ou troca da peça.

O substitutivo também prevê que o descumprimento dos procedimentos previsto sujeita o infrator às sanções previstas no código de Defesa do Consumidor(lei 8.078/90), como multa e cassação de licença do estabelecimento ou de atividade.

Custo
Segundo a Agência Câmara,a proposta prevê que os fornecedores de veículos não poderão repassar os custos da reparação ao consumidor, enquanto houver no mercado produtos que apresentem os problemas que levaram ao recall.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Defesa do Consumidor, Constituição e Justiça, e de Cidadania.

Fonte: www.infomoney.com.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Juros baixos são prioridade para manter o crescimento da indústria

O ministro do Trabalho e Emprego, Brizola Neto, afirmou ontem, em Belo Horizonte, que uma elevação da taxa básica de juros da economia, a Selic, como apostam os analistas do mercado financeiro para o país conter a inflação,

Notícias Gerais, por Redação

Inflação semanal desacelera a 0,55% na 2ª prévia de fevereiro

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) desacelerou para uma alta de 0,55% na segunda semana de fevereiro, depois de avançar 0,88% no período anterior, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV), nesta segunda-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Ibovespa esboça nova tentativa de recuperação e abre em alta

Apesar da falta de suporte do mercado externo, a bolsa brasileira ensaia um nova tentativa de recuperação no pregão desta quarta-feira (5) - dia que antecede a tão aguardada reunião do BCE (Banco Central Europeu).

Notícias Gerais, por Redação

Para Dilma, bancos brasileiros são mais regulados que de outros países

A presidente Dilma Rousseff afirmou na coluna semanal "Conversa com a Presidenta", publicada em diversos jornais nesta terça-feira (24), que o governo tem trabalhado para aprimorar as normas de proteção ao consumidor dos serviços financeiros.

Notícias Gerais, por Redação

Brasileiro em NY gasta R$ 773 ao dia, o dobro da média

Os brasileiros que visitam Nova York gastam, por dia, duas vezes o valor que os turistas costumam desembolsar nas visitas à cidade, segundo o NYC & Company, órgão oficial para o marketing do turismo na cidade.

Deixe seu Comentário:

=