Publicado por Redação em Vida em Grupo - 13/11/2013 às 09:40:34

Projeto que cria seguro obrigatório está parado na Câmara

Dois anos após ser apresentado pelo deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), o projeto que torna obrigatória a contratação de seguro de vida para os empregados de empresas de qualquer porte continua parado na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara.
A proposta foi devolvida ao relator, deputado Vinicius Gurgel (PR-AP), que recebeu a incumbência de refazer o parecer anterior, no qual havia encaminhado pela rejeição da proposta.

Nesse parecer inicial, ele alegou que há "uma série de óbices ao funcionamento de tal mecanismo e à sua aplicação", bem como a absorção desse custo por toda a sociedade. "A opção pela aquisição de um seguro de vida é decisão extremamente pessoal, bem como o são também os parâmetros de avaliação do segurado, que variam conforme uma série de parâmetros pessoais", argumentou o deputado, acrescentando que essa imposição esbarra ainda na imensa diversidade de perfis dos segurados, o que, na avaliação dele, "implicará necessariamente em uma grande variância de custos entre as empresas, independentemente do seu perfil econômico ou ramo de atividade, da sua escala de produção de bens e serviços, ou da sua capacidade econômica".

Para ele, a proposição é extremamente abrangente, estendendo a obrigação a todas as pessoas jurídicas, inclusive microempresas, empreendedores individuais, prestadores de serviço e uma série de outros negócios que beiram a informalidade, e cuja capacidade econômica "não lhes permite muitas vezes sequer a contratação formal de trabalhadores, quanto mais em incorrer em custos com essas obrigações adicionais".

Fonte: http://www.sindsegsp.org.br/


Posts relacionados

Vida em Grupo, por Redação

Seguro de vida 2 em 1 também funciona como investimento

Fazer um seguro de vida é uma das principais formas de garantir a segurança financeira da família. Para quem tem filhos pequenos ou outras pessoas que dependem unicamente (ou principalmente)

Vida em Grupo, por Redação

Seguros de pessoas crescem 18,86% em maio

Os seguros de pessoas movimentaram R$ 1,8 bilhão em prêmios de seguros no mês de maio, montante 18,86% superior ao registrado no mesmo mês do ano anterior, segundo levantamento da FenaPrevi.

Vida em Grupo, por Redação

Envelhecimento da população pressiona mercado de seguros

Os brasileiros vivem hoje três anos a mais do que há dez anos - 73,5 anos em média. O país tem 14 milhões de pessoas com mais de 65 anos e estima-se que, daqui a oito anos, serão 30 milhões.

Vida em Grupo, por Redação

Vereadores da capital discutem Projeto de seguro de vida de Mototaxistas

Os parlamentares do município de Porto Velho (RO) discutiram com os Mototaxistas sobre o Projeto de Seguro de Vida dos trabalhadores no Plenário do Palácio Governador Jorge Teixeira no final da tarde da última segunda-feira (27).

Vida em Grupo, por Redação

Seguradora cresce 21% puxada por previdência privada

Estimativa da Bradesco Seguros é um crescimento mais comedido para este ano, entre 13% e 16% em 2012

Deixe seu Comentário:

=