Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 03/02/2011 às 17:31:15

ANS divulga balanço da consulta pública sobre adaptação contratos

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) quer incentivar os beneficiários que possuem de planos de saúde contratados antes de 2 de janeiro de 1999, quando entrou em vigor a Lei nº 9.656/98,  a alterarem seus contratos de forma que passem a ter toda a segurança e as garantias trazidas pela regulamentação do setor.
 
Com esse objetivo, a ANS fez uma proposta de normativo sobre regras para adaptação (inclusão de coberturas por meio de aditivo contratual) e migração (assinatura de novo contrato) dos chamados planos antigos. A minuta de norma ficou em consulta pública no período de 22 de novembro de 2010 a 5 de janeiro de 2011 e recebeu 846 contribuições de representantes de todos os segmentos da sociedade.
 
Beneficiários de planos de saúde foram responsáveis por 3% das contribuições enviadas e as operadoras por 75% do total de sugestões enviadas. Os temas que tiveram maior número de contribuições foram: “carência” (126), seguido de “percentual de ajuste” (112) e “migração/adaptação individualizada por beneficiário” (100).
 
Responsável técnica pela consulta pública nº 35, a gerente Econômico-Financeira e Atuarial dos Produtos da ANS, Rosana Neves, informou que a ANS analisará todas as contribuições e publicará, em breve, a justificativa para inclusão ou recusa de cada sugestão “a fim de dar transparência a todo o processo”, afirmou. 
 
Após a análise das propostas, a Agência ajustará a Resolução Normativa e, em seguida, fará a apresentação do texto final aos atores do setor. A expectativa é que a norma seja publicada em Diário Oficial ainda no primeiro semestre de 2011.
 
Fonte: www.cqcs.com.br | 03.02.11

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Dor na coluna lidera motivos de afastamento do trabalho em 2024; transtornos mentais têm aumento

Dados da Ministério da Previdência Social apontam que mais de 3,5 milhões de pessoas tiveram benefícios concedidos por incapacidade temporária no país no ano passado.

Saúde Empresarial, por Redação

Aplicações M2M como alternativa para melhorar o setor de Saúde

O M2M (Machine to Machine) é um mercado fragmentado com inúmeras aplicações atendendo a diversas verticais, como Transporte, Segurança, Energia, Pagamentos, entre outros.

Saúde Empresarial, por Redação

Governo suspende 301 planos de saúde de 38 operadoras no Brasil

A partir da próxima sexta-feira (5), o governo vai suspender a comercialização de 301 planos de saúde de 38 operadoras do país por três meses.

Saúde Empresarial, por Redação

Saúde libera R$ 24,5 milhões para atendimento às pessoas com deficiência

O Ministério da Saúde autorizou a liberação de R$ 24,5 milhões para o atendimento de pessoas com deficiência. Os recursos são destinados a municípios de 22 estados, além do Distrito Federal.

Saúde Empresarial, por Redação

Ter trabalhadores saudavies é estratégico para as empresas?

Recente artigo publicado na Harvard Business Review destacou a importância da área de saúde deixar de ser considerada uma despesa para se transformar em um elemento estratégico para as companhias.

Deixe seu Comentário:

=