Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 08/09/2015 às 11:26:51

'Órfãos' da Unimed Paulistana reclamam de serviço do plano de saúde

A demora para marcação de consultas, laboratórios cada vez mais distantes de casa e médicos que pedem descredenciamento do plano de saúde. Não faltam reclamações entre os clientes da Unimed Paulistana, operadora de planos de saúde que terá que entregar a carteira de mais de 700 mil clientes a outros gestores de saúde .

A operadora de caixa Maria Eugênia, 18, aguardava consulta no Hospital Santa Helena, na Liberdade, no centro de São Paulo. O Santa Helena é o único hospital exclusivo da Unimed Paulistana. Além de filas, Maria Eugênia reclama que a qualidade do atendimento da Unimed vinha decaindo rapidamente nos últimos meses. "Eu faço tratamento de asma e percebi que os médicos já não estavam mantendo o padrão nas consultas. Pareciam que não estavam ligando para a gente", reclama.

Já a revisora de textos Isabel Munhoz, 39, teve hoje que procurar um médico ao sentir dores no peito. Com uma pneumonia e o agravamento de um problema no pulmão, ela teve que fazer uma peregrinação até encontrar atendimento. "Eu procurei o hospital Metropolitano [na Lapa, zona Oeste] e, na hora da triagem, me informaram que meu plano não era mais aceito". Isabel foi indicada a procurar o hospital Santa Helena a cerca de 9 km de onde estava. Chegando no hospital indicado, esperou em uma nova fila até poder ser atendida. "Fiquei 4h30 para ser atendida", conta.

A babá Cirley Maria dos Reis, 37, acompanhava a mãe que precisa fazer de uma cirurgia na bexiga. Ela reclama que cada vez menos laboratórios estão conveniados à Unimed Paulistana. "Então, os laboratórios ficam cada vez mais longe de casa", conta.

Outra que reclama da falta de laboratórios é Cleuza Martins, 41, que tem o parto de seu quarto filho marcada para esta quarta-feira no hospital Santa Helena. "Eu, que moro em Engenheiro Goulart [zona leste], tive que fazer exame em Santa Cruz [na zona sul]", conta. Ela estava apreensiva ao chegar no hospital e saber do fim dos planos da Unimed Paulistana. "Espero que dê tudo certo e eu consiga ter meu filho aqui".

Nenhum dos clientes da Unimed Paulistana ouvidos pela Folha disse ter sido avisado pela empresa da transferência de seus planos.

Decisão

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) publicou nesta quarta-feira (2) a decisão de que a Unimed Paulistana terá que transferir a sua carteira de 744 mil clientes a outros gestores de planos de saúde. Isso deve ocorrer em um prazo de 30 dias.

Até lá, no entando, a Unimed Paulistana continua tendo obrigação de manter a assistência aos seus beneficiários.

A maior parte dos clientes da operadora de planos de saúde está concentrada na cidade de São Paulo. A ANS orientou estes beneficiários a "manter o pagamento de seus boletos para garantir o direito à migração para uma nova operadora".

Na avaliação da ANS, a transferência da carteira de clientes foi determinada em função de "anormalidades econômico-financeiras e administrativas graves que colocam em risco a continuidade do atendimento à saúde".

Com faturamento anual em torno de R$ 2,7 bilhões, a Unimed Paulistana teve suspensa a venda de novos planos de saúde.

A ANS informou que os interessados na carteira de clientes da empresa serão obrigados a manter as condições dos contratos em vigor sem prejuízos aos consumidores.

Fonte: Jornal Folha de São Paulo


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Ministério vai investir R$ 35 bi em medicamentos produzidos no País

As indústrias brasileiras da saúde estão diante de uma janela de oportunidades para investirem na produção nacional de medicamentos, especialmente os biológicos.

Saúde Empresarial, por Redação

Não é apenas amiloide: Alzheimer depende de fator que pode ser prevenido

Em 2010, um cientista norte-americano recolheu os resultados das pesquisas mais recentes sobre o Mal de Alzheimer e declarou de forma contundente: "É hora de uma nova teoria sobre a Doença de Alzheimer".

Saúde Empresarial, por Redação

Novo tratamento para câncer de pele raro está sob consulta pública

O Ministério da Saúde (MS) pretende incluir na rede de atendimento oncológico do Sistema Único de Saúde (SUS) a chamada quimioterapia adjuvante, terapia que consiste no uso do Interferona, um medicamento imunomodulador, aplicado por injeção

Saúde Empresarial, por Redação

Seu emprego está atrapalhando a sua dieta?

Emagrecer não é fácil, e alguns fatores da nossa vida cotidiana podem dificultar a perda de peso ainda mais. O estresse do ambiente de trabalho pode fazer com que você procure alimentos engordativos, buscando a comida como uma forma de melhorar o seu bem estar emocional.

Deixe seu Comentário:

=