Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 16/03/2011 às 13:03:25
Prima da dengue pode se espalhar no país
Pesquisadores do Rio e de Belém alertam para o risco de que a febre chikungunya, causada pelo mesmo mosquito que transmite a dengue, se espalhe pelo país.
Os médicos diagnosticaram um caso dessa febre a partir de testes sorológicos para a detecção de anticorpos do vírus da doença. O paciente é um surfista carioca de 41 anos, contaminado em uma viagem à Indonésia, em agosto de 2010.
O trabalho será apresentado durante o Congresso Brasileiro de Medicina Tropical, que acontece entre os dias 23 e 26 de março, em Natal (RN).
O vírus da doença é transmitido pelo mesmo mosquito da dengue, o Aedes aegypti. Como os sintomas são muito parecidos com os da dengue, a chikungunya pode chegar ao Brasil e não ser detectadas. A Organização Mundial de Saúde registra casos da febre na África e na Ásia.
Apesar de o problema ainda não existir no país -há três casos diagnosticados, todos de pessoas contaminadas no exterior-, pesquisadores estão alertas.
Fonte: www1.folha.uol.com.br | 16.03.11
Posts relacionados
Saúde Empresarial, por Redação
Emagrecer não é fácil, e alguns fatores da nossa vida cotidiana podem dificultar a perda de peso ainda mais. O estresse do ambiente de trabalho pode fazer com que você procure alimentos engordativos, buscando a comida como uma forma de melhorar o seu bem estar emocional.
Saúde Empresarial, por Redação
No ultimo dia 8 de março, o Ministério da Saúde anunciou a inclusão do exame para a detecção da anemia falciforme na lista dos procedimentos realizados no pré-natal na rede pública de saúde.
Saúde Empresarial, por Redação
A FDA, agência americana responsável pelo controle de medicamentos e alimentos dos EUA, acaba de aprovar Janumet XR® (sitagliptina e metformina de liberação prolongada) para o tratamento do diabetes tipo 2.
Saúde Empresarial, por Redação
Estudo realizado na Universidade de Oxford, no Reino Unido, reuniu dados de 123 testes clínicos e mais de cem mil mulheres e mostrou que o uso da quimioterapia nos últimos 40 anos reduziu em 33% a mortalidade por câncer de mama.
Saúde Empresarial, por Redação
O Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Educação, lançou, nesta última sexta-feira (02), mais uma ação estratégica para atrair médicos para atuarem em Unidades Básicas de Saúde (UBS)
Deixe seu Comentário: