Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 16/03/2011 às 13:03:25
Prima da dengue pode se espalhar no país
Pesquisadores do Rio e de Belém alertam para o risco de que a febre chikungunya, causada pelo mesmo mosquito que transmite a dengue, se espalhe pelo país.
Os médicos diagnosticaram um caso dessa febre a partir de testes sorológicos para a detecção de anticorpos do vírus da doença. O paciente é um surfista carioca de 41 anos, contaminado em uma viagem à Indonésia, em agosto de 2010.
O trabalho será apresentado durante o Congresso Brasileiro de Medicina Tropical, que acontece entre os dias 23 e 26 de março, em Natal (RN).
O vírus da doença é transmitido pelo mesmo mosquito da dengue, o Aedes aegypti. Como os sintomas são muito parecidos com os da dengue, a chikungunya pode chegar ao Brasil e não ser detectadas. A Organização Mundial de Saúde registra casos da febre na África e na Ásia.
Apesar de o problema ainda não existir no país -há três casos diagnosticados, todos de pessoas contaminadas no exterior-, pesquisadores estão alertas.
Fonte: www1.folha.uol.com.br | 16.03.11
Posts relacionados
Saúde Empresarial, por Redação
Dois novos transplantes de medula óssea foram contemplados e serão são executados em poucos hospitais do Brasil. Em um deles, o IBCC terá acesso aos doadores cadastrados no Banco Nacional e Internacional de Medula Óssea
Saúde Empresarial, por Redação
O governo vai anunciar hoje 225 planos de saúde de 28 operadoras que serão suspensos. É a terceira vez que o ministério da Saúde adota a medida. As companhias não cumpriram o prazo máximo para a marcação de consultas, exames e cirurgias, segundo informações da TV Globo.
Saúde Empresarial, por Redação
O número de operadoras ativas no final do primeiro semestre de 2012 chega a 1.571, sendo 1.363 com beneficiários, o que representa cerca de 86,8% do total.
Saúde Empresarial, por Redação
Um estudo da Universidade de Saúde e Ciência de Oregon, nos Estados Unidos constatou que o cérebro precisa de nutrientes certos para ter preservada a sua saúde.
Saúde Empresarial, por Redação
A FDA, agência americana responsável pelo controle de medicamentos e alimentos dos EUA, acaba de aprovar Janumet XR® (sitagliptina e metformina de liberação prolongada) para o tratamento do diabetes tipo 2.
Deixe seu Comentário: