Publicado por Redação em Previdência Corporate - 08/02/2012 às 17:51:17

Previdência: quem não sacar benefício em até 60 dias terá dinheiro bloqueado

Aposentados, pensionistas e demais beneficiários que recebem por meio de cartão magnético e não sacam o benefício em até 60 dias após a data prevista para o pagamento terão o dinheiro devolvido pelo banco ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

A medida, criada para evitar o pagamento indevido e qualquer tentativa de fraude, estabelece que a instituição bancária devolva o valor ao INSS que, por sua vez, bloqueia o pagamento até que o beneficiário vá até uma APS (Agência da Previdência Social) para regularizar o pagamento.

O bloqueio é efetuado para evitar o pagamento indevido e qualquer tentativa de fraude, como o saque do valor por terceiro, à revelia do beneficiário.

Para desbloqueá-lo, o segurado terá que comparecer à APS responsável pelo seu benefício e apresentar documento de identificação com foto, como carteira de identidade ou carteira de motorista.

Janeiro
Na folha de janeiro, encerrada na última terça-feira (7), 15.194 benefícios estavam suspensos porque o beneficiário não sacou no prazo de 60 dias.

Na mesma folha, 29.071.369 beneficiários receberam por cartão magnético, entre os quais 20.488.804 segurados da área urbana e 8.582.565 da área rural.

Segurança
De acordo com a Previdência, o segurado que recebe o benefício com cartão magnético possui um mecanismo de segurança eficiente em mãos, no entanto, deve se manter atento.

Em hipótese alguma o beneficiário deve fornecer a senha para terceiros. Como nos cartões da rede bancária, a senha não deve ter sequências previsíveis, tais como data de nascimento, número de telefone ou dígitos ligados diretamente ao portador.

O INSS recomenda que, em caso de dúvida no momento do saque no terminal de autoatendimento, o segurado procure um funcionário do banco e nunca peça ajuda de outras pessoas estranhas à instituição bancária.

Fonte:www.infomoney.com.br|08.02.12


Alper Consultoria em Seguros

Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Câmara aprova desoneração de INSS para empresas de mais de 10 setores

As medidas esperam estimular a geração de empregos e melhorar a competitividade das empresas brasileiras

Previdência Corporate, por Redação

Fundos de previdência captam R$ 4 bilhões em maio

olume de captação líquida é recorde para o mês de maio

Previdência Corporate, por Redação

Previdência estadual x produzir

O projeto do governo estadual que propõe reajuste na alíquota previdenciária, de 11 para 13,25%, para todos os servidores ativos e inativos, merece reflexão política e não apenas técnica.

Previdência Corporate, por Redação

Fundos de previdência dão herança sem imposto

Criados com o objetivo de facilitar as sucessões patrimoniais, os fundos de previdência privada do tipo VGBL (Vida Gerador de Benefícios Livres) permitem ao segurado eleger um ou mais beneficiários para receber o saldo acumulado em caso de morte.

Previdência Corporate, por Redação

Mais cinco municípios em Alagoas terão agências do INSS

Os municípios de Feira Grande, Matriz do Camaragibe, Cacimbinhas, Boca da Mata e Passo do Camaragibe sediarão novas Agências da Previdência Social (APS).

Deixe seu Comentário:

=