Publicado por Redação em Previdência Corporate - 08/02/2012 às 17:51:17

Previdência: quem não sacar benefício em até 60 dias terá dinheiro bloqueado

Aposentados, pensionistas e demais beneficiários que recebem por meio de cartão magnético e não sacam o benefício em até 60 dias após a data prevista para o pagamento terão o dinheiro devolvido pelo banco ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

A medida, criada para evitar o pagamento indevido e qualquer tentativa de fraude, estabelece que a instituição bancária devolva o valor ao INSS que, por sua vez, bloqueia o pagamento até que o beneficiário vá até uma APS (Agência da Previdência Social) para regularizar o pagamento.

O bloqueio é efetuado para evitar o pagamento indevido e qualquer tentativa de fraude, como o saque do valor por terceiro, à revelia do beneficiário.

Para desbloqueá-lo, o segurado terá que comparecer à APS responsável pelo seu benefício e apresentar documento de identificação com foto, como carteira de identidade ou carteira de motorista.

Janeiro
Na folha de janeiro, encerrada na última terça-feira (7), 15.194 benefícios estavam suspensos porque o beneficiário não sacou no prazo de 60 dias.

Na mesma folha, 29.071.369 beneficiários receberam por cartão magnético, entre os quais 20.488.804 segurados da área urbana e 8.582.565 da área rural.

Segurança
De acordo com a Previdência, o segurado que recebe o benefício com cartão magnético possui um mecanismo de segurança eficiente em mãos, no entanto, deve se manter atento.

Em hipótese alguma o beneficiário deve fornecer a senha para terceiros. Como nos cartões da rede bancária, a senha não deve ter sequências previsíveis, tais como data de nascimento, número de telefone ou dígitos ligados diretamente ao portador.

O INSS recomenda que, em caso de dúvida no momento do saque no terminal de autoatendimento, o segurado procure um funcionário do banco e nunca peça ajuda de outras pessoas estranhas à instituição bancária.

Fonte:www.infomoney.com.br|08.02.12


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Cerca de 5 mil beneficiários do INSS exercem atividade remunerada em AL

Segundo Ministério Público, 225 benefícios foram cancelados em 2013. Investigações serão realizadas para acabar com casos de fraude.

Previdência Corporate, por Redação

Tesouro ou previdência; o que é melhor para a aposentadoria?

Internauta de 22 anos pergunta qual é a melhor aplicação para o longo prazo neste momento

Previdência Corporate, por Redação

Termina dia 28 prazo para aplicar em previdência e pagar menos IR

Termina nesta semana o prazo para o poupador garantir um pagamento um pouco menor de Imposto de Renda no ano que vem. Dia 28 é último dia para que aplicações em planos de previdência privada do tipo PGBL possam ser deduzidas do Imposto de Renda a ser pago no ano que vem.

Previdência Corporate, por Redação

Economizando horas para uma velhice tranquila

St. Gallen pode ser a primeira cidade suíça criar um "banco do tempo". Nele o poupador deposita horas trabalhadas ao ajudar idosos ou pessoas necessitadas no seu dia-a-dia. A fortuna virtual pode ser posteriormente descontada para comprar para si próprio ajuda.

Deixe seu Comentário:

=