Publicado por Redação em Previdência Corporate - 30/03/2012 às 13:49:04

Governo publica novas regras para aposentadoria por invalidez dos servidores

Foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (30), a Emenda Constitucional de número 70, que cria novas regras para a aposentadoria  por invalidez dos servidores públicos que recebem o benefício desde 1º de janeiro de 2004. Agora, esses aposentados passarão a receber proventos integrais.

O governo terá 180 dias, da entrada em vigor da emenda, para realizar a revisão das aposentadorias e das pensões decorrentes da emenda.

Beneficiados
De acordo com a Previdência Social, a medida irá beneficiar os servidores que ingressaram na administração pública até 2003 e que se aposentaram por invalidez a partir de 1º de janeiro de 2004, sendo válida para regimes previdenciários próprios da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, além das respectivas autarquias e fundações.

Para os servidores que ingressaram após 2004, a regra continua a mesma, isto é, terão direito a proventos integrais somente os servidores cuja invalidez seja decorrente de acidente em serviço, moléstia profissional ou doença grave, contagiosa ou incurável, na forma da lei.

“Esta PEC vai garantir uma proteção maior para os servidores que se aposentaram por invalidez após 1º de janeiro de 2004, desde que tenham ingressado na administração pública até 2003”, disse o secretário de Políticas da Previdência Social, Leonardo Rolim.

Até agora, estes servidores aposentados tinham direito apenas a proventos proporcionais, conforme previsto na Emenda Constitucional 41.

Fonte: Infomoney


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Previdência privada não pode fazer discriminação entre segurados do mesmo plano

Não é possível, em plano de previdência privada, a instituição de abono somente para os participantes que já se encontram em gozo do benefício, ao fundamento de que houve superávit. 

Previdência Corporate, por Redação

Conheça os caminhos da Receita para pegar quem tenta burlar o IR

A cada ano, a Receita Federal aprimora seus processos para identificar inconsistências nas declarações dos contribuintes. Os cruzamentos de informações efetuados pelo fisco têm tal grau de refinamento que pequenos erros no preenchimento da declaração podem levar à malha fina.

Previdência Corporate, por Redação

Câmara pede que fim do fator previdenciário seja votado com urgência

O presidente da Câmara, Marco Maia, pediu na última quinta-feira (26) que o fim do fator previdenciário seja votado com urgência. Segundo ele, o pedido atende uma solicitação do grupo de trabalho parlamentar que analisou a questão no ano passado.

Previdência Corporate, por Redação

Recolhimento retroativo de contribuição para Previdência pode ser facilitado

O recolhimento retroativo de contribuições para a Previdência Social poderá ser facilitado, com a aprovação do projeto de lei 2146/11, do deputado Eudes Xavier (PT-CE).

Previdência Corporate, por Redação

Brasil e Bélgica assinam termo de ajuste de acordo previdenciário

Brasil e Bélgica assinaram, nesta terça-feira, dia seis, termo de ajuste ao acordo previdenciário entre os dois países, firmado em 2009.O documento foi firmado pelo secretário-executivo do Ministério da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, e pelo embaixador da Bélgica no Brasil, Claude Misson.

Deixe seu Comentário:

=