Publicado por Redação em Previdência Corporate - 17/03/2014 às 10:09:42

Previdência privada é opção para dividir patrimônio

O uso da previdência privada como parte do planejamento sucessório tem sido cada vez mais indicado por escritórios de advocacia. A razão disso é que, ao contrário do inventário, ao optar por transferir o patrimônio ou parte dele para um fundo de previdência é possível economizar no pagamento de tributos, custos processuais e honorários advocatícios.

Os planos de previdência oferecem também ao titular a possibilidade de designar ainda em vida os beneficiários e quanto cada um vai receber do total acumulado. Além disso, os recursos destinados ao fundo de previdência ficam rapidamente à disposição dos beneficiários, o que pode assegurar o sustento da família durante o processo de inventário, que pode levar anos para ser concluído.

Outra facilidade é que o participante pode mudar, a qualquer momento, a indicação dos beneficiários e a proporção dos recursos a que cada um tem direito, o que tende a evitar problemas na hora da divisão do dinheiro.

 Os dois principais produtos de previdência privada aberta comercializados por bancos e seguradoras - o Plano Gerador de Benefícios Livres (PGBL) e o plano Vida Gerador de Benefícios Livres (VGBL) - podem ser usados como instrumento de  planejamento sucessório. O mais indicado é o VGBL, uma vez que, no momento do resgate total ou parcial do saldo, o Imposto de Renda será cobrado apenas sobre os rendimentos obtidos com as aplicações feitas com os recursos do fundo.

Fonte:  http://www.meubolsoemdia.com.br


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Isento também tem direito a restituição do IR

Poucos sabem, mas o trabalhador isento  do IR também pode ter direito à restituição. Isso acontece porque os isentos, em algumas situações, acabam tendo imposto retido na fonte. Quando isso ocorre, o contribuinte pode obter de volta o valor integral do que foi mordido pelo Leão.

Previdência Corporate, por Redação

Qual o plano certo para você?

Os principais motivos que levam as pessoas a aderir a um plano de previdência são a vantagem do benefício fiscal e a flexibilidade. Os planos são distintos de acordo com o momento de vida e, por isso, o modelo que você escolhe agora pode não ser a melhor alternativa para seu perfil no futuro. 

Previdência Corporate, por Redação

Legislativo e Executivo poderão ter o mesmo fundo de previdência complementar

A previdência complementar do Executivo e do Legislativo poderá ficar a cargo de uma só fundação. A informação é do ministro da Previdência, Garibaldi Alves, que se reuniu nesta segunda-feira (13) com o presidente do Senado, José Sarney.

Previdência Corporate, por Redação

Previdência registra formalização de 2,5 milhões de trabalhadores e arrecada R$ 19,5 bi em 2011

A Previdência registrou a formalização de 2,5 milhões de trabalhadores em 2011, um crescimento de 5,2% em relação a 2010. De acordo com o Boletim Estatístico sobre a Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (GFIP)

Deixe seu Comentário:

=