Publicado por Redação em Previdência Corporate - 17/03/2014 às 10:09:42

Previdência privada é opção para dividir patrimônio

O uso da previdência privada como parte do planejamento sucessório tem sido cada vez mais indicado por escritórios de advocacia. A razão disso é que, ao contrário do inventário, ao optar por transferir o patrimônio ou parte dele para um fundo de previdência é possível economizar no pagamento de tributos, custos processuais e honorários advocatícios.

Os planos de previdência oferecem também ao titular a possibilidade de designar ainda em vida os beneficiários e quanto cada um vai receber do total acumulado. Além disso, os recursos destinados ao fundo de previdência ficam rapidamente à disposição dos beneficiários, o que pode assegurar o sustento da família durante o processo de inventário, que pode levar anos para ser concluído.

Outra facilidade é que o participante pode mudar, a qualquer momento, a indicação dos beneficiários e a proporção dos recursos a que cada um tem direito, o que tende a evitar problemas na hora da divisão do dinheiro.

 Os dois principais produtos de previdência privada aberta comercializados por bancos e seguradoras - o Plano Gerador de Benefícios Livres (PGBL) e o plano Vida Gerador de Benefícios Livres (VGBL) - podem ser usados como instrumento de  planejamento sucessório. O mais indicado é o VGBL, uma vez que, no momento do resgate total ou parcial do saldo, o Imposto de Renda será cobrado apenas sobre os rendimentos obtidos com as aplicações feitas com os recursos do fundo.

Fonte:  http://www.meubolsoemdia.com.br


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Inicia nesta segunda-feira, 27, o pagamento do 13º salário

Começa nesta segunda-feira (27), o pagamento da primeira parcela do 13º Salário para aposentados. Este recurso deverá injetar na economia da região Norte cerca de R$ 400 milhões, sendo que deste total, o Pará fica com cerca de 51% (R$ 203,5 milhões), beneficiando cerca de 547 mil pessoas.

Previdência Corporate, por Redação

Fator previdenciário pode entrar na pauta nesta semana

A Câmara pode votar nesta semana uma alternativa ao fator previdenciário, regra segundo a qual o trabalhador que se aposenta antes da idade mínima recebe proporcionalmente menos na aposentadoria.

Previdência Corporate, por Redação

Mais de 80% da população com mais de 60 anos é assegurada pela Previdência Social

Dos 20,6 milhões de idosos existentes no País, 17,2 milhões são protegidos pela Previdência Social, segundo dados do AEPS (Anuário Estatístico de Previdência Social) divulgados pelo ministério nesta quarta-feira (7).

Previdência Corporate, por Redação

Congresso deve aprovar Regime de Previdência dos servidores

O Congresso retoma os trabalhos nesta quinta-feira com a promessa de aprovar o Regime de Previdência Complementar para os Servidores Públicos da União.

Previdência Corporate, por Redação

Receita paga nesta quinta-feira restituições do 4º lote do IR

A Receita Federal paga nesta quinta-feira restituições para mais de um milhão de contribuintes que fazem parte do 4º lote multiexercício do Imposto de Renda, referentes a 2011, 2010, 2009 e 2008.

Deixe seu Comentário:

=