Publicado por Redação em Previdência Corporate - 17/02/2014 às 10:53:47

Previdência privada é opção para aposentadoria tranquila

Modalidade pode diminuir impacto do Imposto de Renda

Apesar de menos conhecida que a pública, a previdência privada não é uma modalidade de investimento nova e pode ser ideal para aqueles que não querem sofrer queda de renda na futura aposentadoria, nem possuir um rendimento mensal desequilibrado.

Para não optar por uma decisão errada, o economista Djalma Guimarães, do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN), recomenda que o consumidor avalie o valor das taxas cobradas pelo banco. “Há duas taxas que você paga. A primeira é a de administração, para que o fundo administre o recurso; e a segunda é a taxa de carregamento, paga para cada depósito. Dependendo do banco, do valor das taxas e do lucro obtido, você pode ficar no prejuízo”, esclarece o economista.

Há dois planos de previdência privada, o Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) e o Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL). O primeiro tipo pode ser um aliado para diminuir o impacto do Imposto de Renda (IR), pois ele permite que a taxa do IR incida em valor 12,5% abaixo da renda anual. “Hoje esta previdência complementar é válida  para aqueles que se preocupam com a aposentadoria, desde que realizem uma boa pesquisa e negociem com o banco”, conclui Guimarães.

Fonte:  http://www.leiaja.com


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Pauta inclui previdência e pedido de informação

A instituição do novo sistema previdenciário do Estado volta, hoje, ao centro das discussões na Assembleia Legislativa

Previdência Corporate, por Redação

Justiça manda INSS comprovar descontos

Decisão da Justiça Federal no Rio fecha brechas para evitar descontos irregulares sobre aposentadorias e pensões do INSS. Por determinação da 5ª Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2),

Previdência Corporate, por Redação

Como amansar o Leão do IR

O "Leão" já está à espreita. Nem adianta fingir de morto! A Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda (IR) deve ser entregue até o dia 30 de abril. E os contribuintes que possuem um plano de previdência privada na modalidade Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) são uns dos mais motivados a cumprir esta tarefa.

Previdência Corporate, por Redação

Rotatividade de trabalhadores terceirizados contribui para o déficit da Previdência

A alta rotatividade entre os trabalhadores formais terceirizados em todo o país pode contribuir para o déficit da Previdência Social. A afirmação foi feita nesta segunda-feira (5) pelo presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea),

Previdência Corporate, por Redação

Reservas de previdência privada devem atingir R$ 273 bi este ano

O mercado de previdência privada aberta deve encerrar o ano com reservas na faixa de R$ 273 bilhões, o que corresponde a 7% de participação no Produto Interno Bruto (PIB), de acordo com dados da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi).

Deixe seu Comentário:

=