Publicado por Redação em Previdência Corporate - 04/02/2013 às 16:25:08

Previdência muda risco quando investidor envelhece

Aplicação dos recursos para aposentadoria precisa ser mais ousada enquanto ainda se é jovem

Uma recomendação bastante comum em finanças pessoais é de que o investidor, ao poupar para a aposentadoria, dê ênfase para investimentos mais arriscados no início da aplicação (quando é mais jovem) e fique mais conservador à medida que envelhecer. Já existem produtos no segmento de previdência privada que têm por diferencial fazer esse tipo de ajuste automaticamente, sem interferência do cliente. No mercado, são conhecidos como fundos ciclo de vida.

Aquele que investe pode identificar facilmente esse tipo de produto porque, quase sempre, há uma data na denominação: 2030 ou 2040, por exemplo.

Essas datas não estão por acaso: indicam o ano previsto para o cliente sacar o dinheiro aplicado.

Um fundo para o ano de 2030, por exemplo, pode aplicar os recursos acumulados na seguinte proporção: metade em ações, outros 10% em produtos pós-fixados e o restante em produtos de renda fixa, porém um pouco mais arriscados, tais como títulos do Tesouro Direto de longo prazo.

Em 2030, a parcela do dinheiro aplicado em ações deverá ser bem menor, em torno de 4% do valor total. A parte do dinheiro em aplicações mais conservadoras, por sua vez, deverá representar mais de 80% do bolo.

A lógica por trás dessa distribuição de recursos é que o investidor mais jovem terá mais tempo para esperar os prováveis ganhos do dinheiro aplicado em ações, ou mesmo, recuperar eventuais prejuízos. Para o investidor mais velho, no entanto, não se recomenda correr esse tipo de risco.

Instabilidade 

“Esses fundos não têm um comportamento previsível nos primeiros anos. Mas a cada vez que o gestor mexer na carteira de investimentos, o montante de aplicações escolhidas, vai tornar o produto mais conservador”, diz Plínio Sales, superintendente de Produto da Icatu Seguros, pioneira no lançamento desses fundos no Brasil.

No começo, a missão do responsável por administrar os recursos do fundo é fazer o dinheiro crescer; na etapa final, é proteger os recursos acumulados da inflação.

Em termos práticos, significa mais instabilidade para rendimentos dos primeiros anos, porque o dinheiro está investido em produtos com maior chance de perda ou ganho (como ações). A poupança é mais estável, mas provavelmente não vai fazer o dinheiro render da mesma maneira.

“O público que aplica nesse tipo de fundo tem que ter, naturalmente, um horizonte de longo prazo”, afirma o diretor-executivo de Investimento e Previdência do Itaú Unibanco, Osvaldo Nascimento. 

Ele ainda defende que a questão da instabilidade não deveria ser a  maior preocupação do poupador em um produto desse tipo. “Ninguém olha o preço do próprio apartamento todo dia. Mas é óbvio que esse imóvel tem muita variação de preço. E por quê? Porque considera o imóvel como um investimento de longo prazo”, destaca.

APOSENTADORIA

DOS FILHOS

Executivo do Itaú afirma que o fundo ciclo de vida é procurado principalmente por pais interessados em fazer as primeiras aplicações na aposentadoria dos filhos. “A legislação tributária permite que os pais que abrem esses fundos para os próprios filhos possam deduzir o dinheiro aplicado no Imposto de Renda”, diz ele.

Sales, da Icatu, vê outro perfil de cliente. “Trata-se daquele investidor que não conhece previdência, não conhece investimentos, não pretende se dedicar a aprender sobre o assunto, mas confia o suficiente na capacidade do gestor da instituição financeira] para deixar a aplicação no ‘piloto automático’, por assim dizer”, finaliza.

Fonte: www.dm.com.br


Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Prazo para pedido de revisão de benefício de 2003 vence em dezembro

Segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que se aposentaram, ou receberam auxílio da Previdência Social em 2003, e pretendem ingressar com ação na Justiça para pedir a revisão de valores devidos ou de tempo de contribuição que não foram devidamente computados no cálculo do benefício, devem correr. 

Previdência Corporate, por Redação

Ministro da Previdência Social inaugura agência do INSS em Ouro Branco

O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho vem a Alagoas para inaugurar a agência da Previdência Social no município de Ouro Branco, nesta sexta-feira, 8 de março, às 11h30, localizada na Rua Coronel Lucena s/n, no bairro Luiz Gonzaga de Carvalho.

Previdência Corporate, por Redação

INSS inicia pagamentos de benefícios de até um mínimo nesta sexta-feira

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começa a pagar nesta sexta-feira (22) os benefícios de quem ganha até um salário mínimo.

Previdência Corporate, por Redação

Novo lote de restituição do IR beneficia 1.457 contribuintes no Amazonas

A Receita Federal libera nesta terça (8) consulta ao 1º lote multiexercício do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física. No Amazonas, o órgão deve restituir 1.457 contribuintes. As restituições são referentes aos exercícios de 2012, 2011, 2010, 2009 e 2008, totalizando R$ 2.390.163,04.

Previdência Corporate, por Redação

País já conta com mais de 336 mil donas de casa de baixa renda

Dados divulgados pela Secretária de Políticas de Previdência Social (SPPS) mostram que o número de cadastros de donas de casa de famílias de baixa renda considerando o período de outubro de 2011 até setembro deste ano foi de 336.466.

Previdência Corporate, por Redação

Previdencia paga aposentados e pensionistas a partir desta quarta-feira

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia os depósitos da folha de julho com o pagamento dos segurados que recebem até um salário mínimo e possuem cartão com final 1, desconsiderando-se o dígito nesta quarta-feira, dia 25.

Previdência Corporate, por Redação

INSS envia carta aos beneficiários que já podem se aposentar em novembro

Os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que já estiverem aptos para se aposentar por idade a partir deste mês receberão uma carta do órgão avisando sobre essa possibilidade. Segundo a Previdência Social, 1.769 correspondências foram enviadas,sendo que 1.060 foram somente para mulheres.

Deixe seu Comentário:

=