Publicado por Redação em Notícias Gerais - 18/05/2012 às 15:50:08

Prévia do PIB cai em março, mas fecha trimestre em alta de 0,15%

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de sinalizador do comportamento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, caiu 0,35% em março (139,47 pontos) em relação a fevereiro (139,96 pontos), informou o BC nesta sexta-feira. Foi o terceiro mês seguido de queda do indicador, sendo que em fevereiro, quando comparado com janeiro, houve retração de 0,23% na economia brasileira. No acumulado em 12 meses, o IBC-Br mostra expansão de 1,57%.

No primeiro trimestre do ano, o indicador registra uma expansão de 0,15% na comparação com os últimos três meses do ano passado. O IBC-Br incorpora estimativas para a produção nos três setores básicos da economia - serviços, indústria e agropecuária. O objetivo do governo neste ano é o de garantir crescimento da economia na casa de 4%, apesar de o próprio BC calcular uma expansão de 3,5% no Produto Interno Bruto.

Para tanto, o governo vem anunciando medidas para acelerar a atividade e estimular o consumo. As mais recentes aconteceram no início de abril, num pacote de pouco mais de R$ 60 bilhões entre desonerações e nova injeção de capital no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Nos dias 29 e 30 de maio, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central se reúne novamente para definir a nova Selic, hoje em 9% ao ano. A expectativa é de que ela seja reduzida em 0,5 ponto percentual e, se confirmado, será o sétimo movimento de baixa seguido desde agosto passado, quando a autoridade monetária iniciou o ciclo de afrouxamento monetário.

Fonte: Terra


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Nyse e Deutsche desistem de fusão para criar maior Bolsa mundial

A NYSE Euronext e a Deutsche Boerse desistiram de realizar a fusão de seus negócios, planejada desde fevereiro do ano passado. O anúncio formal de desistência foi feito há pouco, em um breve comunicado.

Notícias Gerais, por Redação

Bolsas europeias recuam com temor sobre dívida italiana

As Bolsas de Valores da Europa encerraram a segunda-feira em queda, com preocupações sobre a dívida da Itália e o pedido de falência da MF Global levando investidores a embolsar lucros. O índice FTSEurofirst 300 fechou em queda de 1,82%, aos 999 pontos.

Deixe seu Comentário:

=