Publicado por Redação em Notícias Gerais - 18/05/2012 às 15:50:08

Prévia do PIB cai em março, mas fecha trimestre em alta de 0,15%

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de sinalizador do comportamento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, caiu 0,35% em março (139,47 pontos) em relação a fevereiro (139,96 pontos), informou o BC nesta sexta-feira. Foi o terceiro mês seguido de queda do indicador, sendo que em fevereiro, quando comparado com janeiro, houve retração de 0,23% na economia brasileira. No acumulado em 12 meses, o IBC-Br mostra expansão de 1,57%.

No primeiro trimestre do ano, o indicador registra uma expansão de 0,15% na comparação com os últimos três meses do ano passado. O IBC-Br incorpora estimativas para a produção nos três setores básicos da economia - serviços, indústria e agropecuária. O objetivo do governo neste ano é o de garantir crescimento da economia na casa de 4%, apesar de o próprio BC calcular uma expansão de 3,5% no Produto Interno Bruto.

Para tanto, o governo vem anunciando medidas para acelerar a atividade e estimular o consumo. As mais recentes aconteceram no início de abril, num pacote de pouco mais de R$ 60 bilhões entre desonerações e nova injeção de capital no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Nos dias 29 e 30 de maio, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central se reúne novamente para definir a nova Selic, hoje em 9% ao ano. A expectativa é de que ela seja reduzida em 0,5 ponto percentual e, se confirmado, será o sétimo movimento de baixa seguido desde agosto passado, quando a autoridade monetária iniciou o ciclo de afrouxamento monetário.

Fonte: Terra


Seguro Auto

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa avança 15,95% e lidera rentabilidade em 2012

No segundo mês do ano, a bolsa brasileira perdeu um pouco a força, porém manteve o bom desempenho apresentado em janeiro, registrando valorização de 4,34%, aos 65.811 pontos.

Notícias Gerais, por Redação

Setor público cumpre 93% da meta de economia para o ano

União, estatais e governos estaduais e municipais economizaram, juntos, R$ 13,95 bilhões no mês de outubro. De acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (25) pelo Banco Central, no ano,

Notícias Gerais, por Redação

Juros recuam para menor patamar da série histórica; veja taxas

As taxas de juros das operações de crédito voltaram a cair em setembro, de acordo com a pesquisa da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade) divulgada nesta segunda-feira.

Deixe seu Comentário:

=