Publicado por Redação em Notícias Gerais - 18/10/2013 às 09:07:30

Prévia da inflação oficial volta a acelerar em outubro e vai a 0,48%

No segundo movimento consecutivo de aceleração, o IPCA-15, prévia da inflação oficial do país, voltou a subir com mais intensidade e registrou variação de 0,48% em outubro. Em setembro, o índice havia sido de 0,27% e, em agosto, de 0,16%.

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira pelo IBGE. O resultado ficou acima do previsto por analistas, que estimavam o IPCA-15 em 0,42%.

Os maiores impactos vieram das despesas com alimentação, que subiram 0,70% no mês, representando 0,17 ponto percentual, e de habitação, com alta de 0,67% e impacto de 0,10 ponto percentual. Juntos, responderam por 56% do índice de outubro.

A alta dos alimentos ocorre com o repasse dos aumentos observados no atacado. O produto com maior impacto foi a carne, com 0,06 ponto percentual. De acordo com analistas, com o dólar mais caro --mesmo com as mais recentes quedas da cotação da moeda-- frigoríficos priorizaram uma fatia maior de seus produtos para exportação, pressionando o custo no mercado interno.

Além da carne, outros alimentos passaram a custar mais no período, como frango (4,87%), frutas (3,32%) e pão francês (2,62%).

Já no grupo habitação, pesaram mais os aumentos do gás de botijão (2,36%), aluguel residencial (1,02%) e condomínio (0,90%). Já as contas de energia elétricas ficaram 0,14% mais baratas no mês.

No acumulado do ano até em outubro, o IPCA-15 bateu em 4,46%. Considerando os últimos 12 meses, o índice está em 5,75% --próximo do teto da meta do governo, de 6,5% para o ano.

Com um dólar em patamar mais elevado e outras pressões inflacionárias à vista, como um possível reajuste do preço da gasolina neste ano, analistas avaliam que a inflação fechará o ano muito perto do limite superior da meta e há quem não descarte um estouro do teto de 6,5%.

Outras influências na alta de outubro vieram de artigos de residência, que passou de 0,52% em setembro para 0,97% em outubro, e vestuário (de 0,37% para 0,88%).

Os eletrodomésticos subiram 1,54% e os artigos de mobiliário 1,11%, com as maiores pressões no grupo artigos de residência. Já em vestuário, os destaques foram calçados (1,38%) e roupas femininas (1,26%).

Para o cálculo do IPCA-15, os preços foram coletados entre 13 de setembro e 11 de outubro e comparados com os vigentes em 14 de agosto a 12 de setembro.

Fonte: www.uol.com.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

MetLife adota certificado digital

A MetLife lança o programa Certificado Digital, focado em estratégias para melhorar o meio ambiente. O primeiro passo será o processo de digitalização dos certificados dos segurados, deixando de imprimir mais de seis milhões de folhas por ano.

Notícias Gerais, por Redação

Governo registra superavit de R$ 1,78 bi em maio

O governo central (composto pelo Tesouro Nacional, Banco Central e INSS) registrou superavit primário de R$ 1,78 bilhão em maio, o que representa uma queda de 15,7% em relação a abril, quando o superavit foi de 11,2 bilhões.

Notícias Gerais, por Redação

Bolsas asiáticas caem de olho em impasse de dívida nos EUA

As bolsas de valores asiáticas fecharam em baixa nesta segunda-feira, com incerteza continuada sobre como os líderes da zona do euro responderão às dificuldades dos bancos, enquanto os políticos dos Estados Unidos aparentemente fracassavam em acertar uma redução de déficit.

Deixe seu Comentário:

=