Publicado por Redação em Previdência Corporate - 02/08/2011 às 09:59:31
Presidente do INSS explica como funcionará o Previdência Aqui
SÃO PAULO – Com o objetivo de facilitar o acesso da população a informações sobre a Previdência Social, o INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) irá implantar seis unidades do projeto Piloto Previdência Aqui, segundo o presidente do Instituto, Mauro Luciano Hauschild.
De acordo com ele, nas unidades do Previdência Aqui, as pessoas poderão se informar sobre as garantias e as coberturas previdenciárias que elas passarão a ter na medida em que se filiam, além de saberem quais documentos precisam levar, quando forem a uma agência da Previdência Social, a fim de fazerem perícia ou pedirem aposentadoria, por exemplo.
Hauschild esclarece, contudo, que nas unidades do projeto não será feito recolhimento de direito, perícia nem concessão de benefícios.
“O Previdência Aqui presta serviços para esclarecer as pessoas sobre seus direitos, sobre a importância de se filiar ao regime e documentos necessários que precisam numa eventualidade de ter que procurar a Previdência”, disse, em entrevista à Rádio Previdência.
Rio e Porto Alegre
As cidades do Rio de Janeiro e Porto Alegre são as primeiras a receberem unidades do Previdência Aqui, sendo quatro e duas, respectivamente. Ambas as capitais já contam com uma unidade do projeto funcionando.
No Rio de Janeiro, os beneficiados serão os moradores do Morro do Alemão, Cidade de Deus, Vila Cruzeiro e Fazendinha.
Após um período de 30 a 60 dias, quando será possível saber quantas pessoas estão procurando o serviço e criar um espaço de divulgação, diz o presidente do Instituto, o projeto será levado para outras capitais do país.
Fonte: web.infomoney.com.br | 02.08.11
Posts relacionados
Mais de 4 milhões de segurados do INSS vão receber comprovante de rendimento em casa
Os bancos pagadores dos benefícios da Previdência Social estão enviando os comprovantes de rendimentos para a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF), ano base 2012.
Redução no IR pode dar aposentadoria maior
Embora sindicalistas ligados ao funcionalismo público tenham reclamado da mudança nas regras de aposentadoria do setor, a criação do Funpresp (Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal)
Previdência privada capta R$ 46,4 bi até novembro, aponta Fenaprevi
O mercado de previdência privada encerrou os primeiros onze meses de 2011 com arrecadação de R$ 46,4 bilhões, consolidando crescimento de 18,21% na comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo a Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi).
Se escolha do plano de previdência for mal feita, investidor pode ter prejuízo
Nesta época, bancos oferecem planos em grande escala sob o argumento do benefício tributário; especialistas alertam para riscos
INSS vai cobrar ressarcimento de motorista infrator
O Ministério da Previdência Social apresentou nesta quinta-feira o primeiro pedido de ressarcimento a um motorista responsável por um acidente fatal - e, portanto, responsável pela necessidade de pagamento de pensão a familiares das vítimas.


