Publicado por Redação em Notícias Gerais - 31/08/2011 às 15:38:02

Prefeitura de SP fechou 23 estabelecimentos por não cumprirem lei do lixo

SÃO PAULO – Até a última terça-feira (30), a prefeitura de São Paulo tinha fechado 23 estabelecimentos que desrespeitaram a Lei dos Grandes Geradores de Lixo. Após a promulgação do Decreto que aumenta a fiscalização, em novembro de 2010, eles tiveram 60 dias para regularizar sua situação.

De lá para cá, no entanto, a administração municipal aplicou 937 multas, 2.476 estabelecimentos se regularizaram, e, no último dia 9 de agosto, foi fechado por cinco dias o primeiro local em situação imprópria.

Lixo no lugar certo
A fiscalização  dos estabelecimentos funciona assim: após a constatação de que o local não está cadastrado no Limpurb, não tem coleta particular de lixo ou coloca os resíduos para coleta em via pública, os agentes que fazem vistoria aplicam multa de R$ 1.059 para cada irregularidade.

Em caso de nova vistoria e o estabelecimento continuar irregular, receberá multa e suas atividades serão suspensas por cinco dias. Mais uma vistoria será realizada e, se o grande gerador permanecer irregular, será novamente aplicada multa e a suspensão das atividades durará 15 dias.

Por fim, se na vistoria posterior o estabelecimento persistir de forma irregular, além de nova multa, ele terá seu alvará de funcionamento cassado permanentemente.

Legislação
Desde 2002, os estabelecimentos e condomínios que produzem mais de 200 litros de lixo por dia devem contratar coleta particular, manter o cadastro  atualizado no Limpurb e não deixar seus resíduos para a coleta em via pública. As mesmas regras valem para os condomínios não residenciais que geram diariamente 1 mil litros de lixo ou mais.

Então, a partir da sanção do Decreto 51.907/10, a fiscalização aumentou, já que fiscais de subprefeituras também passaram a poder autuar estabelecimentos, além da possibilidade de suspensão das atividades, em caso de reincidência e irregularidades.

Como efetuar o cadastro
Os estabelecimentos comerciais podem fazer o cadastro pela insternet (www.limpurb.sp.gov.br), nas praças de atendimento das subprefeituras ou diretamente no Limpurb (Rua Azurita, 100), entre 9h e 16h.

Basta preencher e imprimir os formulários de cadastro disponíveis no portal do órgão, no link de Grandes Geradores. Eles deverão ser apresentados junto com os documentos solicitados, como IPTU, CNPJ, contrato com a empresa que fará coleta, entre outros.

Fonte: web.infomoney.com.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Brasil vai retomar crescimento robusto, diz presidente do BC

O Brasil será capaz de superar a atual desaceleração econômica e retornará a um crescimento robusto, enquanto segue de olho nas saídas de capital, disse o presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, segundo um diário alemão.

Notícias Gerais, por Redação

Inflação oficial tem alta de 0,55% em abril e volta para meta

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do País, apresentou variação de 0,55% em abril, 0,08 ponto percentual acima da taxa registrada em março, quando foi de 0,47%, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Confiança dos empresários volta a crescer em maio, diz CNC

A confiança dos empresários do comércio registrou uma leve alta, de 1,0%, em maio, na comparação com abril deste ano. É o que revela o Icec (Índice de Confiança do Empresário do Comércio),

Notícias Gerais, por Redação

Brics avaliam criar banco conjunto e aproximar bolsas de valores

O grupo Brics (que reúne as potências emergentes Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) deve lançar nesta semana a proposta de um banco conjunto de desenvolvimento, e medidas para aproximar suas bolsas de valores.

Notícias Gerais, por Redação

Mercado prevê queda no IPCA neste ano e PIB maior em 2013

O mercado reduziu a estimativa para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) para este ano e elevou para o PIB (Produto Interno Bruto) em 2013, segundo divulgação do boletim Focus nesta segunda-feira (23).

Deixe seu Comentário:

=