Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 05/05/2011 às 09:22:06

Predisposição genética e obesidade são causas de diabetes tipo 2

Especialista Maria Lúcia Giannella tirou dúvidas da web sobre a doença.
Tipo 2 é a variação mais comum e pode ser evitada com exercício e dieta.
 
Depois do Bem Estar desta quarta-feira (4), a endocrinologista e especialista em diabetes Maria Lúcia Giannella conversou com o G1 para tirar mais dúvidas sobre diabetes e consumo de açúcar.

A médica reforçou a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que o consumo diário ideal é de quatro colheres de sopa, em doces ou bebidas. Esse número se refere a uma pessoa de 70 kg com atividade física leve.

Uma boa alternativa para o açúcar é o adoçante. Segundo a especialista, não há contraindicações para o consumo, com exceção de algumas doenças raras. Apesar da crença de que o produto possa ser cancerígeno, Maria Lúcia disse que as pesquisas com animais que apontaram esse resultado usaram cargas altíssimas, que ninguém seria capaz de ingerir.

Contudo, não é só o açúcar que causa diabetes. No caso do tipo 2, o mais comum, existe uma predisposição para que a doença se manifeste. Além da carga genética, a obesidade é um fator que pode favorecer o surgimento. Portanto, uma rotina saudável, com bastante atividade física e alimentação balanceada, pode previnir o problema.

Já o tipo 1 de diabates é difícil prever e não pode ser evitado, apenas controlado. Ele surge geralmente na infância e acontece porque o próprio sistema imunológico combate as células que produzem insulina. Há ainda outros tipos mais raros, causados por diversos fatores, como o uso de corticoides.

Se não controlada, a diabetes causa doenças a médio e longo prazos. As áreas mais atingidas são a visão, os rins e os nervos. Por isso, as dores provocadas podem se assemelhar a cãibras, entre outros sintomas.

Existem também doenças ligadas à hipoglicemia, baixo nível de açúcar no sangue, mas são relativamente raras. Caso o exame aponte concentração de açúcar abaixo do normal, mas a pessoa esteja saudável, não há com o que se preocupar. Por fim, a endocrinologista disse que o açúcar não tem grandes valores nutricionais, e é puramente uma fonte de energia.

Fonte: g1.globo.com/bemestar | 05.05.11


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Novo tratamento é solução para quem tem disfunção da ATM

A ATM (articulação temporomandibular) liga a mandíbula ao crânio, além de ser responsável por todos os movimentos dos maxilares e da boca, como mastigação, deglutição e fala.

Saúde Empresarial, por Redação

Coração de criança com obesidade

Crianças e adolescentes adoram hambúrguer, ainda mais com aquele catchup escorrendo pelos dedos; passam ali horas a fio, nas praças de alimentação dos shoppings, "lambendo podre delícia", como na música de Milton Nascimento e Fernando Brant.

Saúde Empresarial, por Redação

Como explicar por escrito a negativa de atendimento médico?

Negativas de autorização para procedimentos médicos como exames, consultas e cirurgias deverão ser feitas por escrito pelas operadoras de planos de saúde, sempre que solicitadas pelo usuário.

Saúde Empresarial, por Redação

Ministério vai investir R$ 500 milhões na compra de aceleradores lineares

As empresas de equipamentos e insumos hospitalares se preparam para a produção nacional. Philips, Siemens, Toshiba, e GE Healthcare são exemplos de companhias que estão investindo na expansão de seus parques fabris para a produção local de aparelhos de imagens.

Saúde Empresarial, por Redação

Beneficência Portuguesa de SP inaugura nova unidade

Nesta quinta feira (22), foi inaugurada na Zona Leste de São Paulo, a nova unidade da Beneficência Portuguesa, o Hospital Santo Antonio, que deve entrar em operação na segunda quinzena de abril.

Saúde Empresarial, por Redação

Hospital da USP fecha contrato com holding de logística TPC

Empresa será responsável por toda a movimentação de materiais do Hospital Universitário

Deixe seu Comentário:

=