Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 05/05/2011 às 09:22:06

Predisposição genética e obesidade são causas de diabetes tipo 2

Especialista Maria Lúcia Giannella tirou dúvidas da web sobre a doença.
Tipo 2 é a variação mais comum e pode ser evitada com exercício e dieta.
 
Depois do Bem Estar desta quarta-feira (4), a endocrinologista e especialista em diabetes Maria Lúcia Giannella conversou com o G1 para tirar mais dúvidas sobre diabetes e consumo de açúcar.

A médica reforçou a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que o consumo diário ideal é de quatro colheres de sopa, em doces ou bebidas. Esse número se refere a uma pessoa de 70 kg com atividade física leve.

Uma boa alternativa para o açúcar é o adoçante. Segundo a especialista, não há contraindicações para o consumo, com exceção de algumas doenças raras. Apesar da crença de que o produto possa ser cancerígeno, Maria Lúcia disse que as pesquisas com animais que apontaram esse resultado usaram cargas altíssimas, que ninguém seria capaz de ingerir.

Contudo, não é só o açúcar que causa diabetes. No caso do tipo 2, o mais comum, existe uma predisposição para que a doença se manifeste. Além da carga genética, a obesidade é um fator que pode favorecer o surgimento. Portanto, uma rotina saudável, com bastante atividade física e alimentação balanceada, pode previnir o problema.

Já o tipo 1 de diabates é difícil prever e não pode ser evitado, apenas controlado. Ele surge geralmente na infância e acontece porque o próprio sistema imunológico combate as células que produzem insulina. Há ainda outros tipos mais raros, causados por diversos fatores, como o uso de corticoides.

Se não controlada, a diabetes causa doenças a médio e longo prazos. As áreas mais atingidas são a visão, os rins e os nervos. Por isso, as dores provocadas podem se assemelhar a cãibras, entre outros sintomas.

Existem também doenças ligadas à hipoglicemia, baixo nível de açúcar no sangue, mas são relativamente raras. Caso o exame aponte concentração de açúcar abaixo do normal, mas a pessoa esteja saudável, não há com o que se preocupar. Por fim, a endocrinologista disse que o açúcar não tem grandes valores nutricionais, e é puramente uma fonte de energia.

Fonte: g1.globo.com/bemestar | 05.05.11


Massificados

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Sustentabilidade de planos privados de saúde preocupa ANS

A sustentabilidade das operadoras de planos privados de saúde é o maior desafio enfrentado, hoje, pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Saúde Empresarial, por Redação

Homens também são vítimas do câncer de mama

Conhecido como um mal que tem como alvo as mulheres, o câncer de mama também pode castigar os homens. Mais raro entre o sexo masculino, a doença atinge 1 homem para cada 100 mulheres.

Saúde Empresarial, por Redação

Cientistas do Brasil e EUA descobrem novo método de diagnóstico de leucemia

Cientistas do Brasil e Estados Unidos desenvolveram um novo método para o diagnóstico da leucemia, mais rápido e preciso, que antecipará o início do tratamento contra a doença, informou neste domingo a Agência Brasil.

Saúde Empresarial, por Redação

Medicina personalizada transformará a saúde

Apesar de a medicina acadêmica levar os hospitais e clínica a aderirem às guias clínicas com base nas evidências, que alguns chamam de medicina padronizada, alguns médicos na frente de trabalho reclamam que no que concerne ao cuidado do paciente, uma única regra não é válida.

Saúde Empresarial, por Redação

Câmara aprova projeto para reconstrução de mama pelo SUS

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (07) projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de cirurgia reparadora da mama pela rede de unidades integrantes do Sistema Único de Saúde (SUS) nos casos de mutilação decorrentes de tratamento de câncer

Deixe seu Comentário:

=