Publicado por Redação em Notícias Gerais - 12/08/2011 às 13:00:18

Preço não é o mais importante para consumidora brasileira

SÃO PAULO - O preço não é o atributo mais importante para a fidelização da consumidora brasileira, segundo revela a pesquisa “Mulheres do Amanhã” realizada pela Nielsen, empresa especializada em informação e pesquisa de mercado.

De acordo com o estudo, para as brasileiras, o ponto número um de lealdade a uma marca é a qualidade, seguida pela confiança. O preço, apesar de ter uma grande influência nas decisões de compras para a maioria das categorias, é citado em terceiro lugar.

Segundo o diretor de atendimento da Nielsen, Olegário Araújo, o fenômeno explica-se, entre outras coisas, pelo fato do preço ser um elemento racional de fidelização. Contudo, com a melhora da renda da população, elementos não racionais, como conveniência, bem-estar e sofisticação passam a ser mais importantes.

“O consumidor não deixou de querer economizar. Contudo, na medida que a pessoa tem uma melhoria de renda, ela passa a olhar outros atributos”, diz Araújo.

Confiança
No que diz respeito à confiança feminina em uma marca, o estudo da Nielsen mostra que a recomendação de conhecidos é a fonte de propaganda mais confiável entre as mulheres, sendo esta uma característica não só das brasileiras, como das consumidoras dos países emergentes (82%), com os websites de marcas ficando em segundo lugar (60%).

A Nielsen apurou ainda que, nos países emergentes, a televisão é o meio preferido das mulheres conhecerem novos produtos (54%), contra 11% para o boca-a-boca e 7% para revistas. No Brasil, a internet aparece em segundo lugar, seguida pelo boca-a-boca.

A Nielsen entrevistou 6.500 mulheres, em 21 países da região Ásia-Pacífico, Europa, América Latina, África e América do Norte.

Fonte: web.infomoney.com.br


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Prévia da inflação sobe 0,27% em setembro e fica abaixo de 6% em um ano

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), considerado a prévia da inflação oficial, subiu 0,27% em setembro, ante alta de 0,16% no mês anterior, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (20).

Notícias Gerais, por Redação

Ibope: 90% dos brasileiros querem saber quanto pagam de impostos

A Associação Comercial de São Paulo divulgou nesta quarta-feira uma pesquisa, realizada pelo Ibope, que mostra que o brasileiro paga mais imposto do que imagina no consumo.

Notícias Gerais, por Redação

Dieese sugere imposto sobre fortunas e bens supérfluos

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), em parceria com o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco Nacional), elaborou uma cartilha com dez propostas de revisão do sistema tributário com a intenção de "torná-lo mais justo".

Notícias Gerais, por Redação

Economista: brasileiro ficaria 10% mais rico com reforma tributária

O economista Bernard Appy, autor de uma proposta de reforma tributária, afirmou que se o governo fizesse a alteração na cobrança do PIS/Cofins, ICMS e ampliasse a desoneração da folha de pagamento para todos o setores,

Notícias Gerais, por Redação

Pesquisa: número de cartões de crédito no Brasil é metade dos EUA

Uma pesquisa aponta que o número de cartões de crédito no Brasil é cinco vezes maior que o do Reino Unido, porém é a metade dos Estados Unidos. Segundo informações da consultoria GoOn, divulgadas nesta terça-feira,

Notícias Gerais, por Redação

Governo pode estender estímulos à indústria para sustentar crescimento

Em reunião com o empreseriado brasileiro na noite da última quinta-feira (22), a presidente Dilma Rousseff garantiu que o Governo tomará medidas adicionais para estimular a produção doméstica.

Notícias Gerais, por Redação

Dilma volta a discutir mudanças na poupança

A presidente Dilma Rousseff vai reunir sua equipe econômica para avaliar se vale a pena enfrentar o desgaste eleitoral de mudar já o cálculo da caderneta de poupança ou se é possível esperar mais.

Deixe seu Comentário:

=