Publicado por Redação em Notícias Gerais - 04/11/2011 às 15:00:14

Nelson Barbosa diz que Brasil crescerá pelo menos 4% em 2012

O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, classificou de "pessimistas" as estimativas de crescimento para o Brasil ao redor de 3,5% no ano que vem.

A projeção oficial do governo e que está no projeto de Orçamento enviado ao Congresso é de uma expansão da economia de 5% em 2012. Mas, com a crise na Europa, economistas vêm revisando para baixo também as estimativas para a economia brasileira.

Barbosa disse que o país "pode sim" crescer 5%. "Será no mínimo, 4%, graças aos estímulos que já colocamos na economia", afirmou.

O secretário se refere ao aumento programado para o salário mínimo, que pode chegar a 14% em termos nominais. E também a desonerações tributárias concedidas ao setor privado, como o aumento do teto do SuperSimples, anunciado em agosto.

Segundo Barbosa, outro fator que empurrará a economia para frente é um aperto fiscal mais brando do que o feito neste ano.

"No ano que vem teremos a manutenção do superávit primário. Neste ano, tivemos um aumento do superávit primário. Em termos de impulso econômico, não teremos uma nova restrição", disse.

Segundo Barbosa, o governo cumprirá o superávit primário neste ano e também em 2012. O esforço é feito por todo o setor público e é usado para o pagamento dos juros da dívida.

"A economia brasileira vai continuar crescendo e nós teremos receita suficiente para cumprir todos os compromissos do governo e cumprir a meta cheia", afirmou.

O secretário-executivo participa de seminário promovido pela Brasscom (Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) e a revista britânica "The Economist", em São Paulo.

À plateia, formada de empresários do setor de TI, Barbosa afirmou que o Brasil "voltará a crescer com força no ano que vem" e atribui essa confiança à dinâmica do mercado interno.

Fonte:http://www1.folha.uol.com.br|04.11.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Quadrilha rouba terminal de cargas do aeroporto de Guarulhos

Uma quadrilha invadiu o terminal de cargas do aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo), por volta das 21h de domingo (29).

Notícias Gerais, por Redação

Comissão de Ética da Presidência decide investigar Pimentel

Em sua primeira reunião de 2012, a Comissão de Ética Pública da Presidência da República abriu procedimento para investigar consultorias realizadas pelo ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio) entre os anos de 2009 e 2010.

Notícias Gerais, por Redação

Bolsas asiáticas caem com falta de progresso na Europa

As Bolsas de Valores asiáticas fecharam em baixa nesta sexta-feira, com autoridades da zona do euro fracassando em aliviar a preocupação do investidor sobre os rumos da crise de dívida.

Notícias Gerais, por Redação

Brasil e Bolívia querem parceria para amenizar violência na fronteira

Nos próximos dias, o Comitê de Fronteira Bolívia-Brasil se reúne em Corumbá, em Mato Grosso do Sul, para discutir medidas que amenizem a violência na região fronteiriça por meio de ações multiculturais.

Notícias Gerais, por Redação

Programa do BNDES de incentivo à exportação receberá R$ 6,7 bi

O CMN (Conselho Monetário Nacional) decidiu nesta quarta-feira, em reunião extraordinária, aumentar em R$ 6,7 bilhões o volume de recursos para Revitaliza --programa do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) de incentivo a investimentos e exportações.

Deixe seu Comentário:

=