Publicado por Redação em Notícias Gerais - 04/11/2011 às 15:00:14

Nelson Barbosa diz que Brasil crescerá pelo menos 4% em 2012

O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, classificou de "pessimistas" as estimativas de crescimento para o Brasil ao redor de 3,5% no ano que vem.

A projeção oficial do governo e que está no projeto de Orçamento enviado ao Congresso é de uma expansão da economia de 5% em 2012. Mas, com a crise na Europa, economistas vêm revisando para baixo também as estimativas para a economia brasileira.

Barbosa disse que o país "pode sim" crescer 5%. "Será no mínimo, 4%, graças aos estímulos que já colocamos na economia", afirmou.

O secretário se refere ao aumento programado para o salário mínimo, que pode chegar a 14% em termos nominais. E também a desonerações tributárias concedidas ao setor privado, como o aumento do teto do SuperSimples, anunciado em agosto.

Segundo Barbosa, outro fator que empurrará a economia para frente é um aperto fiscal mais brando do que o feito neste ano.

"No ano que vem teremos a manutenção do superávit primário. Neste ano, tivemos um aumento do superávit primário. Em termos de impulso econômico, não teremos uma nova restrição", disse.

Segundo Barbosa, o governo cumprirá o superávit primário neste ano e também em 2012. O esforço é feito por todo o setor público e é usado para o pagamento dos juros da dívida.

"A economia brasileira vai continuar crescendo e nós teremos receita suficiente para cumprir todos os compromissos do governo e cumprir a meta cheia", afirmou.

O secretário-executivo participa de seminário promovido pela Brasscom (Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) e a revista britânica "The Economist", em São Paulo.

À plateia, formada de empresários do setor de TI, Barbosa afirmou que o Brasil "voltará a crescer com força no ano que vem" e atribui essa confiança à dinâmica do mercado interno.

Fonte:http://www1.folha.uol.com.br|04.11.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Taxa de câmbio: Entenda o que é e como ela afeta a economia do país

A crise econômica de 2009 continua a abalar a economia de diversos países europeus, principalmente os menos desenvolvidos, como Espanha e Grécia.

Notícias Gerais, por Redação

MetLife vai abrir uma unidade de gestão

A Metlife disse ontem que implementará uma unidade de negócio de gestão de ativos para investidores externos com foco em investimentos em ações do mercado imobiliário, hipotecas comerciais e colocação privada de dívida.

Notícias Gerais, por Redação

Bovespa fecha em alta à espera de eleição na Grécia

O principal índice da Bovespa ampliou os ganhos na etapa final do pregão desta sexta-feira e fechou em linha com Wall Street, após ter passado a maior parte da sessão praticamente estável.

Notícias Gerais, por Redação

Declaração do IR de empreendedor individual pode ser entregue até 31 de maio

A declaração de Imposto de Renda dos empreendedores individuais que entraram no programa até o dia 31 de dezembro do ano passado poderá ser encaminhada à Receita Federal até o dia 31 de maio.

Notícias Gerais, por Redação

Dilma discute com empresários investimentos para alavancar PIB

A presidente Dilma Rousseff está reunida nesta quinta-feira com 28 empresários para ouvir as demandas do setor para aumentar o investimento privado e estimular o crescimento da economia.

Notícias Gerais, por Redação

Cautela predomina e Bovespa cai 1,27%; dólar marca R$ 1,76

Após dois dias de forte alta, o investidor dispara ordens de venda e mantém a Bolsa de Valores no campo negativo desde o início dos negócios desta terça-feira.

Deixe seu Comentário:

=