Publicado por Redação em Dental - 07/10/2015 às 11:10:53

Por que só o dentista consegue tirar o tártaro?

O tártaro é uma formação endurecida da placa bacteriana que não foi retirada no dia a dia durante as higienizações

Para remover essa placa bacteriana endurecida, os profissionais usam aparelhos de ultrassom e técnicas específicas

Fazer a limpeza de tártaro no dentista é quase um clareamento, em alguns casos. Seria maravilhoso poder ter o mesmo resultado em casa. Mas para tirar aquele amarelado, apenas na cadeira do dentista. O tártaro é uma formação endurecida da placa bacteriana que não foi retirada no dia a dia durante as higienizações. É semelhante a uma "pedrinha" que gruda nos dentes trazendo alguns inconvenientes à saúde bucal.

“A retirada do tártaro é feita pelo profissional com equipamentos e instrumentos adequados. A técnica empregada é aprendida na faculdade ou em especializações”, explica o cirurgião-dentista, Faisal Ismail, da ORTOPLAN – Especialidades Odontológicas.

Para fazer essa limpeza, o dentista usa um aparelho de ultrassom e outros instrumentos manuais. Também pode ser utilizado o jato de bicarbonato. Nesse procedimento, o profissional faz uma raspagem para remover o tártaro e alisar a superfície do dente. Assim, menos placa é acumulada e menos tártaro se formará futuramente. “A indicação pode variar de pessoa para pessoa, mas a média mínima é de que você procure seu dentista duas vezes ao ano para fazer uma limpeza (profilaxia) de placa bacteriana ou a raspagem se houver tártaro”, diz Faisal.

Quem não quer precisar passar pelo procedimento, basta evitar a formação de tártaro com higienização bucal no mínimo três vezes por dia, com escova, fio dental e enxaguante com flúor para bochecho. “A alimentação saudável diária influencia diretamente na formação ou não de tártaro. Por isso, tenha sempre uma alimentação saudável e faça a higienização completa”, acrescenta o especialista.

Para saber se você tem tártaro é simples. Olhe no espelho. Você verá alguns locais nos dentes com regiões opacas e volumes irregulares. Muitas vezes, o tártaro se acumula empurrando a gengiva e causando sangramento, além de dificultar a higiene do local. O ideal é que você procure seu dentista para avaliar.

Fonte: Terra Saúde Bucal


Posts relacionados

Dental, por Redação

Sensibilidade nos dentes, entenda

Quando escovamos os dentes, consumimos comidas e bebidas ácidas temos aquela aflição, pois sentimos os dentes sensíveis. Este problema afeta cerca de 40 milhões de adultos só nos Estados Unidos.

Dental, por Redação

Prevenção em Odontologia

"É melhor prevenir do que remediar", eis um dos ditados populares mais verdadeiros que existem. Na odontologia temos sempre meios para prevenir um problema mais grave.

Deixe seu Comentário:

=