Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 29/07/2011 às 16:58:47

Planos de saúde regulamentados lideraram cadastro de reclamações em 2010

Dados do cadastro de reclamações fundamentadas em 2010, feito pelo DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), do Ministério da Justiça mostram que os planos de saúde regulamentados receberam mais reclamações no ano passado, chegando a 668 denúncias. As informações são do jornal Infomoney.
 
De acordo com a publicação, em segundo lugar estão os planos odontológicos com 289 reclamações, sendo que 29,17% delas foram atendidas e 40,83% e 118 reclamações não foram. Os convênios de assitência médica/odontológica ficaram na terceira posição, com 12,06% do total de reclamações da área da saúde. Do total 141 foram atendidas e 52 ficaram sem respostas.
 
No quarto e quinto lugares ficaram os planos de saúde não regulamentados e os aparelhos corretivos, com 7,31% e 4,38% de reclamações, respectivamente. Foram resolvidas 43 e 18 reclamações, e 74 e 52 ficaram sem solução, nessa mesma ordem.
 
Juntos, eles correspondem a 83,56% das reclamações fundamentadas da categoria. No total, foram 1.600 reclamações na área de saúde em 2010, de acordo com os dados do Cadastro de Reclamações Fundamentadas 2010, feito pelo DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), do Ministério da Justiça.
 
Problemas
 
Entre os problemas mais reclamados, pode-se citar confusões com contratos de saúde (não cobertura, abrangência e reembolso), com 257 reclamações. Do montante, 60,70% foram atendidas e 39,30% ficaram sem solução.
 
Em seguida, o descumprimento das ofertas teve 230 reclamações no período, com 130 casos resolvidos e 100 sem solução.
 
Na terceira posição, negativa de cobertura teve 185 reclamações, sendo que 97 foram resolvidas e 88 não foram atendidas.
 
Na quarta e quinta posições, ficaram os problemas de reajuste e os de rescisão/substituição/alteração de contrato, com um total de 11,06% e 7,81% de reclamações, respectivamente. Foram resolvidas 62 e 76 reclamações, e 115 e 49 ficaram sem solução, nessa mesma ordem.
 
Fonte: www.saudeweb.com.br | 29.07.11

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Planos de saúde descumprem prazos máximos para marcação de consultas

Pesquisa do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) mostra que oito entre nove maiores operadoras de planos de saúde com atuação em São Paulo não cumprem prazos máximos para marcação de consultas estabelecidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Saúde Empresarial, por Redação

Pressão do governo pode forçar consolidação na saúde

Na área de saúde suplementar privada, com mais de 1.300 operadoras em atuação - dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) -, a possibilidade de haver uma concentração de "poder" na mão de grandes players fica ainda mais evidente.

Saúde Empresarial, por Redação

Alckmin e Perondi defendem melhor financiamento à saúde pública

Em alguns anos o segmento de saúde será o principal setor da economia mundial, e para isso é necessário investimentos em tecnologia, qualificação e políticas tributárias favoráveis para o segmento.

Saúde Empresarial, por Redação

Governança Clínica: conceito em rápida evolução

Mal nos acostumamos ao conceito de Gestão do Corpo Clínico e eis que surge um novo e mais moderno conceito, com novas abrangências e potencial transformador tão poderoso quanto o primeiro: o conceito de Governança Clínica.

Saúde Empresarial, por Redação

Demitidos e aposentados terão nova regra para plano de saúde em 90 dias

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) publicou nesta sexta-feira resolução que assegura aos demitidos e aposentados a manutenção do plano de saúde empresarial com cobertura idêntica à vigente durante o contrato de trabalho, que entra em vigor em 90 dias.

Saúde Empresarial, por Redação

Dilma lança home care e plano para qualificar hospitais

A presidente Dilma Rousseff lançou nesta terça-feira, em cerimônia no Palácio do Planalto, os programas "Melhor em Casa", do SUS (Sistema Único de Saúde) e o "SOS Emergência".

Deixe seu Comentário:

=