Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 30/03/2011 às 13:34:43

Altura pode influenciar no aparecimento de varizes, diz médico

Quanto maior o tamanho, mais longo é o trajeto do sangue, disse Pedro Puech.
Cirurgião vascular explicou que não há alimentos para prevenir o problema.
 
Não há uma predisposição racial para as varizes, mas sim de gordura corporal e altura, afirmou o cirurgião vascular Pedro Puech logo após o Bem Estar desta terça-feira (29). Segundo ele, quem já operou pode ter que passar de novo por uma cirurgia, pois o problema é reincidente.

Em geral, levam alguns anos para aparecer novas varizes. A hora de passar pela operação é quando os sintomas começam a aparecer e a circulação fica comprometida. Para o médico, idade não é determinante para a cirurgia, mas isso é um profissional que deve decidir.

Puech também disse que mulheres têm mais veias dilatadas porque o útero, quando cresce, atrapalha a volta do sangue das pernas para o coração. Depois que o bebê nasce e a mãe volta a caminhar, a situação se normaliza.

O médico explicou, ainda, que não há alimentos que previnem as varizes, pois elas dependem da posição e da movimentação do corpo. A relação com a comida é indireta, ou seja, com a obesidade, que dificulta a mobilidade das pessoas.

De acordo com Puech, exercícios pesados não causam varizes. Além disso, ele falou que crianças não apresentam o problema porque o caminho do sangue pelo corpo é menor. Nos casos mais graves, esclareceu  na sequência, essa dilatação pode causar úlceras (feridas) na pele.

Por fim, o cirurgião vascular comentou que ficar com as pernas cruzadas não é perigoso, mas sim se manter sentado por muito tempo.

Fonte: g1.globo.com/bemestar | 30.03.11


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Novos medicamentos e tecnologias no SUS dobram em 2012

Em um ano, o Ministério da Saúde incluiu 29 medicamentos e procedimentos no Sistema Único de Saúde (SUS), o que equivale ao dobro da média de incorporações feitas nos últimos seis anos antes da criação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec), em 2011.

Saúde Empresarial, por Redação

Depois do ERP

Sistemas agilizam processos e rotinas reduzindo custos nos hospitais, mas após atingir sua eficiência máxima, para onde irá a tecnologia?

Deixe seu Comentário:

=