Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 02/09/2016 às 09:38:23

Planos de saúde pedem à ANS prazo maior para marcação de consultas

SÃO PAULO  -  As operadoras de planos de saúde estão pedindo à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) a flexibilização dos prazos de atendimento e redução das multas aplicadas aos convênios médicos.

Segundo Pedro Ramos, diretor da Abramge, associação das operadoras de planos de saúde, o modelo de aplicação de multa pela agência é inviável, principalmente no atual cenário de crise. Ramos exemplifica que, pela regra atual, uma consulta médica que não for agendada no prazo de uma semana pode gerar uma multa de R$ 80 mil à operadora do plano. “O que pedimos é uma flexibilização."

"Em algumas regiões do país, por exemplo, há uma carência de médicos especialistas que ficam sobrecarregados e não têm agenda para atender”, disse Ramos. “O mesmo exemplo vale para pediatra e geriatria, duas especialidades que no período do inverno têm uma grande procura. Poderia haver uma flexibiização nesse períodos de grande demanda”, afirmou ele, durante evento realizado pela Abramge na manhã desta quinta-feira em São Paulo.

O diretor pede também um prazo maior para o atendimento de cirurgias eletivas envolvendo órteses e próteses. Atualmente, esse prazo é de 21 dias corridos. O argumento de Ramos é que “diante da máfia das órteses e próteses é preciso de mais tempo para analisar as demandas”. Hoje, a Polícia Civil cumpre, em Brasília, mandatos de prisão de médicos envolvidos em denúncias de uso irregular desses materiais médicos.

Questionado se existe possibilidade de atender à demanda das operadoras quanto à flexibilização das multas e dos prazos de atendimento, o presidente da ANS, José Carlos Abrahão, informou que tais medidas estão no marco regulatório, ou seja, estão na Lei e não devem mudar. “Esses valores e prazos foram dosados, calculados e negociados com o setor. Esse é um tipo de discussão que não está na pauta”, disse.

Fonte: Valor Econômico


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

ANS assina acordo para novo modelo de remuneração

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), representantes dos hospitais e dos planos de saúde assinam nesta quinta-feira,

Saúde Empresarial, por Redação

Unidades do SUS podem ter prazo máximo de 30 dias para atendimento

A Câmara dos Deputados está analisando proposta que estabelece prazo máximo de 30 dias para que as unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) realizem exames diagnósticos e executem procedimentos necessários à saúde dos pacientes.

Saúde Empresarial, por Redação

Exames em excesso não são úteis à nossa saúde

Recentemente, uma campanha envolvendo nove sociedades médicas americanas nos chamou atenção para um problema que nos preocupa há muito tempo

Deixe seu Comentário:

=