Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 10/02/2011 às 10:10:11
Especial Ipea: percepção da população sobre a saúde
Resultados mostram que os serviços do SUS são mais bem avaliados por aqueles que costumam utilizá-los quando comparados com aqueles que não.
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou nesta quarta-feira (09) o Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS) com o tema "saúde". O estudo teve por objetivo principal avaliar a percepção da população sobre serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e incluiu perguntas sobre planos e seguros privados de saúde.
O SIPS Saúde apresenta a percepção dos entrevistados sobre cinco serviços do SUS: atendimento em centros ou postos de saúde, atendimento pela Saúde da Família, a distribuição gratuita de medicamentos, atendimento por médicos especialistas e de urgência e emergência.
Os resultados mostram que os serviços do SUS são mais bem avaliados por aqueles que costumam utilizá-los quando comparados com aqueles que não os utilizam. A pesquisa mostra, também, a percepção dos entrevistados sobre os principais motivos para contratarem plano ou seguro de saúde.
A pesquisa
Os dados para a realização do SIPS Saúde foram coletados no período de 3 a 19 de novembro de 2010, nos domicílios dos entrevistados. O questionário foi aplicado a uma amostra de 2.773 pessoas residentes em domicílios particulares permanentes, em todas as unidades da federação.
De acordo com o instituto, a amostragem considerou a distribuição dos domicílios em cotas para Brasil e regiões e as variáveis de controle validadas posteriormente: sexo, faixa etária, faixas de renda e escolaridade.
Fonte: www.saudebusinessweb.com.br | 10.02.11
Posts relacionados
Novos medicamentos e tecnologias no SUS dobram em 2012
Em um ano, o Ministério da Saúde incluiu 29 medicamentos e procedimentos no Sistema Único de Saúde (SUS), o que equivale ao dobro da média de incorporações feitas nos últimos seis anos antes da criação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec), em 2011.
Falsificação de remédio pode ser considerada crime hediondo
Tramita na Câmara o Projeto de Lei 4553/12, do deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), que classifica como crime hediondo a corrupção, a adulteração ou a falsificação de alimentos ou remédios.
Educação alimentar traz saúde e vitalidade
A educação alimentar deve começar bem cedo. Os pais não podem deixar que os hábitos alimentares errados e o sedentarismo façam parte da vida de seus filhos, abrindo caminho para vários problemas de saúde.
Saúde libera R$ 24,5 milhões para atendimento às pessoas com deficiência
O Ministério da Saúde autorizou a liberação de R$ 24,5 milhões para o atendimento de pessoas com deficiência. Os recursos são destinados a municípios de 22 estados, além do Distrito Federal.
Cresce número de beneficiários de planos no interior dos Estados
Número de beneficiários de planos de saúde no interior dos Estados aumenta, segundo levantamento do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS). De acordo com o estudo realizado para as Regiões Metropolitanas (RM) dos Estados contemplados na PME/IBGE,
Fotografia das mãos indica nível de colesterol no sangue
Colesterol está nas suas mãos
Anvisa interdita medicamento
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, nesta segunda-feira (26), no Diário Oficial da União (DOU), a interdição cautelar, em todo o país, do lote 1220/10 do medicamento Carbonato de lítio 300mg, comprimidos, fabricação 10/2010 e validade 9/2012.


