Publicado por Redação em Dental - 24/08/2011 às 10:33:23

CNPq oferece 2 mil bolsas para intercâmbio inclusive para odontologia

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) definiu para quais áreas serão destinadas as 2 mil primeiras bolsas do Programa Ciências sem Fronteiras (CsF). Nesta etapa estarão disponíveis bolsas para os cursos das áreas de Engenharias e Tecnologias; Ciências da Vida e de Ciências de Saúde, na qual Odontologia está incluída.

O Programa CsF vai oferecer no total 35 mil bolsas de US$ 870 para as universidades nos Estados Unidos e de 870 euros para instituições Européias, todas com benefícios. O período do intercâmbio é de um ano e terá seu início em 2012. O projeto prevê que os alunos selecionados nas universidades brasileiras estudem e pesquisem pelo período de seis a nove meses, e que estagiem em laboratórios de tecnologia ou centros de pesquisa por pelo menos três meses.  São 238 universidades estrangeiras disponíveis.

Para essa primeira parte, foram selecionadas 250 Universidades e Institutos Federais de Educação e Tecnologia que fazem parte dos programas Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti). Os nomes das instituições ainda serão divulgados pelo CNPq.

A seleção dos alunos deverá ser feita no centro de pesquisa das universidades. Entre os critérios avaliados está a experiência em atividades de iniciação científica, o desempenho acadêmico e a fluência em inglês ou no idioma do país de destino, entre outros. Os estudantes que obtiveram mais de 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vão ter preferência. As bolsas só poderão ser concedidas aos universitários que tenham cumprido de 40% a 80% dos créditos do curso.

O Programa Ciências sem Fronteiras tem como objetivo promover a internacionalização da ciência tecnologia nacional, estimular pesquisas que gerem inovação e dar maior visibilidade à pesquisa acadêmica e científica que é feita no país. Para isso, o governo pretende fazer um investimento de R$ 3,2 bilhões ao longo dos quatro anos de duração do CsF.

Fonte: www.odontosites.com.br | 24.08.11


Posts relacionados

Dental, por Redação

Paciente com câncer precisa de cuidados orais especiais

Pacientes com câncer de cabeça e pescoço necessitam de cuidados especiais quando se trata de saúde bucal. É indicado procurar um cirurgião-dentista especialista em pacientes com necessidades especiais.

Dental, por Redação

Busca por clareamento aumenta a cada ano

Para algumas pessoas ter boa aparência é ter um bom visual ou vestir-se bem. Para outras, é ter um sorriso mais branco. Segundo uma pesquisa, realizada em 2007 pela Academia Americana de Odontologia Cosmética, a busca pelo clareamento dentário parece aumentar a cada ano.

Dental, por Redação

Saiba o que é a odontohebiatria

A adolescência é uma fase delicada, e todo cuidado é pouco para fazer a abordagem certa aos meninos e meninas que estão descobrindo mais sobre a vida e se despedem da infância.

Dental, por Redação

Destaques do 30° Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo

Além das 174 atividades científicas e da feira comercial que conta com 220 expositores nacionais e 77 estrangeiros, o 30° CIOSP é palco de várias iniciativas importantes referentes ao universo da Odontologia. Conheça o que mais vai acontecer por lá, entre os dias 28 e 31 deste mês:

Dental, por Redação

Alagoas debate sobre a implantação de flúor na água potável

Para discutir a importância de flúor na água potável de Alagoas para redução de cárie dental, a segunda edição do Fórum de Fluoretação das Águas de Abastecimento Público do Estado de Alagoas (Fluoral) reúne nomes importantes no cenário estadual e nacional para debater a real situação da Saúde Bucal dos alagoanos.

Deixe seu Comentário:

=