Publicado por Redação em Previdência Corporate - 21/06/2011 às 10:24:24

Pelo meio ambiente, maioria dos brasileiros diminuiria produção de alimentos

SÃO PAULO – Aprovada no último dia 24 de maio pela Câmara dos Deputados, a reforma do Código Florestal foi tema de pesquisa do Instituto Datafolha. Para a maioria dos brasileiros (85%), ela deveria priorizar a preservação das florestas e rios, ainda que, em alguns casos, isso prejudique a produção agropecuária. A parcela que defende a posição contrária é de 10%, e 5% não souberam responder.

O texto da reforma aguarda aprovação dos senadores, segundo o Instituto Akatu. Se passar pelo Senado, a presidente Dilma Rousseff – que já prometeu vetar o novo Código, caso ele preveja anistia a desmatadores – terá apoio de 79% dos brasileiros, ainda de acordo com a pesquisa.

Desse montante que concorda com a posição de Dilma, 84% são mais jovens, 87% mais escolarizados e 96% mais ricos.

Emenda 164 e as APPs
O levantamento mostra ainda que mais da metade de população (62%) tomou conhecimento da votação, feita no dia 24 de maio, quando os deputados aprovaram o relatório do deputado Aldo Rebelo (PcdoB-SP) e ainda a emenda 164, que autoriza a manutenção de atividades agropecuárias em APPs (áreas de preservação permanente).

Classificada pela presidente de "vergonhosa", a emenda também é rejeitada por 91% da população brasileira – 66% defendem que apenas as culturas que fixam o solo devem ser mantidas e 25% são a favor de retirar todos os cultivos das APPS.

Além disso, 77% dos entrevistados acreditam que a discussão do código deve ser adiada para que a ciência possa se manifestar. A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e a Academia Brasileira de Ciências pedem que o Congresso espere dois anos para que todos os estudos técnicos sejam feitos.

Líder ruralista contesta estudo
Para o diretor da organização Amigos da Terra – Amazônia Brasileira, Roberto Smeraldi, "a campanha extremada das lideranças ruralistas, insistindo que todos os agricultores estariam na ilegalidade, aumentou a rejeição da população ao texto do Código".

Mas, segundo o deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), um dos líderes da bancada ruralista na Câmara, ou a população está mal informada ou a pesquisa foi dirigida. "A gente está tentando resolver um problema seríssimo no País, e a opinião pública acha que estamos cometendo um crime. Na verdade, estamos salvando o País", acredita.

Pesquisa
O levantamento foi encomandado pelas organizações Amigos da Terra – Amazônia Brasileira, Imaflora, Imazon, Instituto Socioambiental, SOS Mata Atlântica e WWF-Brasil.

Para obter o nível de conhecimento e a opinião da população sobre o assunto, foram feitas 1.286 entrevistas por telefone em todas as regiões do país. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Fonte: web.infomoney.com.br | 21.06.11


Seguro Educacional

Posts relacionados

Previdência Corporate, por Redação

Receita libera R$ 130 mi da malha fina do IR de 2008 a 2012

A Receita Federal libera nesta sexta-feira consulta a um lote residual de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física. O pagamento abrangerá declarações feitas entre 2008 e 2012 e cerca de 56 mil contribuintes que estavam na malha fina serão ressarcidos pelo Fisco.

Previdência Corporate, por Redação

Declaração do IR 2013

 Muitas pessoas no início do ano possuem a dúvida se devem ou não declarar o Imposto de Renda. Segundo a Receita Federal tanto a Pessoa Física quanto a Jurídica, que tiveram rendimentos mensais acima de R$ 1.637,11 deverão fazer a declaração dentro do prazo estipulado.

Previdência Corporate, por Redação

Governo estuda a criação de idade mínima para o INSS

Os trabalhadores do setor privado que contam com o fim do fator previdenciário para conseguir obter uma aposentadoria de valor mais alto podem se frustrar.

Deixe seu Comentário:

=