Publicado por Redação em Notícias Gerais - 22/08/2011 às 13:30:44
Paulistano com renda inferior a 10 salários mínimos fica menos otimista em agosto
SÃO PAULO - O otimismo dos paulistanos que ganham até 10 salários mínimos caiu, enquanto que o dos consumidores com renda superior a este patamar cresceu no mês de agosto.
A confiança dos consumidores menos abastados, medida pelo ICC (Índice de Confiança do Consumidor) recuou 1,3% entre julho e agosto, ficando em 147,3 pontos.
Já a confiança dos consumidores da cidade de São Paulo pertencentes à faixa de renda acima de 10 salários mínimos registrou aumento de 2,2% no período, para 164,2 pontos, de acordo com dados da Fecomercio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) divulgados nesta segunda-feira (22).
Homens e mulheres
Ainda segundo a Fecomercio-SP, os homens estão mais otimistas que as mulheres, sendo que o índice deles atingiu 157,5 pontos neste mês, ante os 148,4 pontos delas.
Frente a julho, o índice de confiança dos homens caiu 0,4%, enquanto o das mulheres cresceu 0,4%.
Quando se trata da faixa etária, o consumidor com idade até 35 anos apresentou queda no índice de confiança de julho, de 1,6%, chegando a 153,8 pontos. Os consumidores com mais de 35 anos tiveram alta de 2,8%, com o indicador marcando 151,2 pontos.
Sobre a pesquisa
O ICC é apurado mensalmente pela Fecomercio-SP desde 1994. Os dados são coletados com cerca de 2.200 pessoas na região metropolitana de São Paulo.
O objetivo é identificar o sentimento dos consumidores, levando em conta suas condições econômicas atuais e suas expectativas quanto à situação econômica futura.
Fonte: web.infomoney.com.br | 22.08.11
Posts relacionados
Atividade do comércio se recupera e cresce 1,4% em março
O movimento de consumidores nas lojas do País aumentou 1,4% em março na comparação com fevereiro, descontando efeitos sazonais, informou nesta quinta-feira a Serasa Experian. Em relação a março de 2012, a atividade varejista avançou 13,4%.
BNDES vê retomada do investimento neste segundo semestre
O vice-presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), João Carlos Ferraz, crê numa recuperação mais firme dos investimentos agora no segundo semestre deste ano.
Com reajuste de 15%, salário mínimo de São Paulo vai a R$ 690
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou nesta quinta-feira o novo piso salarial regional. O salário mínimo em São Paulo subirá 15% para R$ 690. A medida atinge 7,8 milhões de trabalhadores do Estado.
Padre expulso durante ditadura volta ao Brasil após 31 anos
Expulso do Brasil pelo regime militar há 31 anos, o padre italiano Vito Miracapillo, 65, retornou ao país nesta semana depois de ser autorizado pelo governo federal a renovar seu visto permanente.


