Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 26/01/2011 às 10:49:21

Patentes: Anvisa declara não haver disputa com o Inpi

Agência divulga parecer contrário a uma reportagem publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo.

A Agência Nacional de Vigilânica Sanitária (Anvisa) publicou na última segunda-feira (24) parecer em relação à reportagem "AGU restringe poder da Anvisa na concessão de patente de medicamento", publicada no jornal O Estado de São Paulo e replicada pelo Saúde Business Web.

Parecer

Em relação à matéria "AGU restringe poder da Anvisa na concessão de patente de medicamento", publicada na edição desta segunda-feira, no jornal O Estado de São Paulo, a Diretoria Colegiada da Anvisa declara que não há, no entendimento desta direção, nenhuma disputa referente ao poder de concessão de patentes de medicamentos entre a Agência Nacional de Vigilância Sanitária e o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual.

O parecer 337/PGF/EA/2010 da Advocacia Geral da União (AGU), de 10/01/2011, apenas mantém o entendimento anterior de que a Anvisa e o INPI possuem atividades distintas, no que concerne a análise de concessão de patentes, exigindo destes órgãos uma sinergia para que a análise de patentes atenda às necessidades do país.

Dessa forma, o posicionamento contido no recente parecer da AGU vai orientar os trabalhos da Anvisa e INPI para que a concessão de patentes de medicamentos seja conduzida pelas duas instituições com foco no melhor resultado para a saúde pública e o acesso a medicamentos.

Fonte: www.saudebusinessweb.com.br | 26.01.11


Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

Começa 2ª etapa da ação da Força Nacional do SUS no RS

O Ministério da Saúde apresentou, nesta quinta-feira (31), a segunda etapa do plano de atendimento a familiares e vitimas do incêndio ocorrido no último domingo (27), na boate Kiss, em Santa Maria (RS).

Saúde Empresarial, por Redação

Paciente poderá registrar quais procedimentos médicos quer no fim da vida

Paciente vai poder registrar no próprio prontuário a quais procedimentos médicos quer ser submetido no fim da vida, como prevê resolução divulgada nesta quinta-feira (30) pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e que trata dos limites terapêuticos para doentes em fase terminal.

Saúde Empresarial, por Redação


Deixe seu Comentário:

=