Publicado por Redação em Saúde Empresarial - 19/09/2012 às 09:00:00

Mercado de produtos para a saúde crescem acima de outros setores

O mercado de produtos, materiais e equipamentos médico-hospitalares e para diagnóstico cresceu 4,2% no primeiro semestre, registrando ainda 8,5% de aumento nas vendas

Em período no qual a produção industrial brasileira acumulou perdas, o mercado de produtos, materiais e equipamentos médico-hospitalares e para diagnóstico cresceu 4,2% no primeiro semestre deste ano em relação a igual período de 2011. No acumulado do ano, considerados os meses de julho de 2011 a junho deste ano, o crescimento do setor foi de 3,8%. Já as vendas de produtos farmacêuticos cresceram 8,5% na comparação com o mesmo período de 2011 e 8,7% nos 12 meses analisados.

Segundo o presidente-executivo da ABIMED, Carlos Goulart, embora o desempenho tenha ficado aquém dos anos anteriores (o setor cresceu 11% no ano passado), o mercado de produtos para a saúde continua crescendo acima da média dos outros setores da economia e ainda tem potencial para se expandir.

“Aumento da longevidade da população, estabilidade econômica, ascensão da classe C, maior conscientização em relação à prevenção e qualidade de vida e o fato de a maioria da população se enquadrar hoje na faixa economicamente ativa são fatores que criam maior demanda por serviços médicos e impulsionam o setor”, explica Goulart.

Empregos

O mercado de produtos para a saúde gerou 8,2 mil novos postos de trabalho entre janeiro e junho deste ano – 8% a mais do que no segundo semestre de 2011 e 6,1% acima do total registrado no primeiro. A maior oferta de vagas ocorreu no comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso odontológico, médico e hospitalar: 10,4% do total no primeiro semestre e 14,6% nos 12 meses analisados.

Balança comercial

Entre janeiro e junho deste ano, as importações de materiais, produtos e equipamentos para a saúde totalizaram U$ 4 bilhões e cresceram 12% na comparação com o mesmo período de 2011. Já as exportações acumularam um total de U$ 676 milhões – crescimento de 10% .

“O aumento de exportações é o caminho para reduzir o déficit da balança comercial e estimular o crescimento do setor. O Brasil reúne todas as condições para se consolidar como plataforma regional e internacional de exportações. Possui mercado interno vigoroso, potencial para ampliar sua capacitação técnica e reconhecimento internacional na área regulatória”, analisa Goulart.

Os dados fazem parte do balanço de desempenho do setor realizado pela consultoria econômica Websetorial para a ABIMED – Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Equipamentos, Produtos e Suprimentos Médico-Hospitalares.

Fonte: saudeweb.com.br


Massificados

Posts relacionados

Saúde Empresarial, por Redação

ConsultaClick ultrapassa 1 milhão de consultas disponíveis

Fundado em 2010 pelo médico João Paulo Nogueira Ribeiro, o ConsultaClick ultrapassou o número de 1 milhão de consultas online disponíveis. Qualquer pessoa pode agendar um horário com seu médico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, entre outras especialidades por meio do site.

Saúde Empresarial, por Redação

Cinco modos simples de melhorar sua saúde

Revista médica reuniu estudos que indicam que medidas simples como tomar aspirina, comer peixe e manter a higiene bucal podem reduzir o risco de diversas doenças

Saúde Empresarial, por Redação

Vacinação contra gripe começa neste sábado e vai até 25 de maio

Neste sábado (5), começa a 14ª edição da Campanha de Vacinação Contra a Gripe em todo o país. A vacinação acontece até o dia 25 de maio em 65 mil postos de saúde, além de postos móveis que serão instalados durante a campanha.

Saúde Empresarial, por Redação

Hospital alcança 97% de satisfação entre usuários

O Hospital de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu (HTODL), inaugurado em Paraíba do Sul há um ano e meio, avaliou satisfação dos usuários, entre os meses de novembro de 2010 a outubro de 2011, e aferiu o resultado de que 97% dos pacientes estão satisfeitos com o atendimento recebido.

Deixe seu Comentário:

=