Publicado por Redação em Notícias Gerais - 07/10/2011 às 13:06:17

Para IBGE, alta do dólar não impactou inflação em setembro

A apreciação do dólar em setembro não impactou a inflação apurada pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) no mês, que subiu 0,53% em relação a agosto, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A afirmação é da coordenadora de índices de preços do IBGE, Eulina Nunes dos Santos. Segundo ela, existe uma defasagem entre o aumento do dólar no mercado financeiro e a economia real, uma vez que as empresas possuem estoques e contratos firmados com o câmbio antigo, em um patamar inferior ao atual.

Eulina acrescentou ainda que, embora a valorização da moeda americana já tenha pressionado para cima a inflação do atacado, conforme a alta de 0,75% do IGP-DI de setembro, para impactar negativamente o varejo, a variação cambial precisará ser repassada pelos comerciantes aos consumidores.

"Isso vai depender da demanda, de como o comerciante vai conseguir colocar o produto dele em um novo preço, dado o seu faturamento", disse.

Segundo avaliação da especialista, o efeito imediato da alta do dólar em relação ao real "geralmente" acontece no grupo alimentos, o que não ocorreu em setembro, apesar de o grupamento, que também inclui bebidas, ter subido 0,64% no período, depois de um aumento de 0,72% em agosto.

A alta dos alimentos em setembro, afirmou Eulina, decorreu de entressafra, maior demanda e quebra de safras, como as de cana-de-açúcar. Mesmo o aumento nos preços das passagens aéreas, 23,40% mais altos em setembro na comparação com agosto, não foram influenciados pelo câmbio, disse ela.

Segundo Eulina, os efeitos de demanda por transporte aéreo são muito mais fortes que o aumento do dólar. "As passagens aéreas tem uma forma diferenciada de cobrança. Dependendo da demanda, as empresas retiram as tarifas mais baratas e disponibilizam as mais caras. O mês de setembro teve feriado e Rock in Rio, o que fez com que os preços de passagem se elevassem", disse.

Fonte: www1.folha.uol.com.br | 07.10.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Prefeitura de SP vai isentar de impostos empresa que for para zona leste

A Prefeitura de São Paulo vai isentar de impostos empresas com capacidade de geração de empregos que se instalem na zona leste de São Paulo.

Notícias Gerais, por Redação

Empresários apostam em inovação, tecnologia e sustentabilidade

Inovar, trabalhar com tecnologia ponta e um modelo sustentável de negócio foram os principais conselhos dos empresários Paulo Nigro, presidente da Tetra Pak, Paulo Kakinoff, presidente da Gol,

Notícias Gerais, por Redação

Confira 8 dicas para usar o e-mail de maneira mais eficiente

Para evitar perder tempo com e-mails sem propósito é preciso colocar em prática algumas regras simples

Notícias Gerais, por Redação

Profissionais procuram trabalho temporário para quitar suas dívidas

O trabalho temporário virou um aliado importante na hora de quitar uma dívida. Mais de 24% dos interessados em uma vaga temporária para o final deste ano responderam que pretendem utilizar a renda para quitar suas dívidas, entre eles 59% declaram que já estão trabalhando.

Notícias Gerais, por Redação

Gasto do brasileiro com imposto chega a R$ 1,4 tri e bate recorde

O Impostômetro, ferramenta que mensura quanto o brasileiro gasta em impostos por ano, bateu recorde ontem ao atingir R$ 1,4 trilhão,segundo estimativa do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário) e da ACSP (Associação Comercial de São Paulo).

Notícias Gerais, por Redação

Bolsas na Europa fecham com sinais mistos

Os principais índices das bolsas europeias fecharam com sinais mistos hoje (16), após uma sessão volátil. O Banco da Inglaterra (BOE, na sigla em inglês) advertiu que o panorama para o crescimento global piorou desde agosto por causa da crise na zona do euro.

Deixe seu Comentário:

=