Publicado por Redação em Notícias Gerais - 03/06/2015 às 11:26:17

EUA investigam envolvimento de Blatter com escândalo na Fifa

Presidente da Fifa é acusado de corrupção

Suíço não resistiu à pressão e renunciou quatro dias depois de ser reeleito. Blatter ficará no cargo até que sucessor seja eleito, no fim do ano.

A justiça americana investiga o envolvimento do presidente da Fifa no escândalo de corrupção que abala a entidade que comanda o futebol mundial. O suíço Joseph Blatter não resistiu à pressão e anunciou a renúncia na terça (2), quatro dias depois de ser reeleito para o quinto mandato.

Algo mudou em quatro dias, mas ainda não está claro o que levou Joseph Blatter a surpreender o mundo do futebol. O anúncio de que abandonaria a presidência da Fifa foi feito para uma plateia quase vazia: quase todos os jornalistas que acompanharam a eleição na semana passada já haviam ido embora de Zurique.

“Embora eu tenha sido reeleito, não sinto que tenha o apoio do mundo de futebol”. Na eleição da semana passada, venceu, mas um em cada três votos foi para o opositor, o que deixou Blatter enfraquecido para enfrentar a tempestade de denúncias e críticas à administração dele.

Blatter ficará no cargo até que um sucessor seja eleito em um congresso extraordinário da Fifa, provavelmente entre dezembro deste ano e março do ano que vem.

Os ingleses estavam entre os que mais criticaram a reeleição de Blatter e hoje são os que mais comemoram. A saída dele ocupa quase a página inteira de todos os jornais, e eles colocam em dúvida a realização das duas próximas copas, na Rússia e no Catar. Sem dúvida a manchete que traduz melhor o pensamento dos ingleses é a do tablóide sensacionalista ‘The Sun’, que é: “Nós o pegamos”.

O presidente da associação de futebol da Inglaterra, Greg Dike, comemorou a saída: “É um grande dia para o futebol e deveria ter acontecido anos atrás”.

O presidente da Uefa, Michel Platini, que já foi aliado de Blatter, mas na semana passada pediu a renúncia dele, disse que foi uma decisão difícil, corajosa e correta.

Blatter recebeu apoio da Associação de Futebol da Argentina. O presidente, Jose Segura, disse que ele não precisaria ter renunciado, mas agora está feito. Os torcedores russos também deram apoio ao suíço e disseram que as denúncias fazem parte de um complô contra a realização da Copa no país em 2018.

Os alemães, campeões da última copa, também aprovaram a saída. O presidente da federação do país, Wolfgang Niersbach, disse que um novo líder será capaz de fazer a necessária mudança na Fifa.

A renúncia de Blatter pode ser uma tentativa de reduzir a pressão sobre ele e sobre a Fifa, mas problemas podem estar só no começo. O jornal americano ‘The New York Times’ revelou que autoridades americanas investigam o dirigente suíço e vão tentar um acordo de delação premiada com os dirigentes presos para preparar um processo contra Blatter.

A Interpol enviou um pedido internacional de prisão e extradição contra dois ex-dirigentes: o paraguaio Nicolas Leoz, ex-presidente da Confederação Sulamericana de Futebol, que já está em prisão domiciliar em Assunção; e Jack Warner, ex-vice-presidente da Fifa, que teria recebido US$ 10 milhões para que a África do Sul fosse escolhida sede da Copa de 2010, uma investigação que envolve o secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke.

Esse pedido internacional de prisão e extradição emitido pela Interpol também vale para o argentino naturalizado brasileiro José Marguiles. Ele é um empresário ligado ao futebol, que aparece na lista de indiciados da justiça americana.

Joseph Blatter chegou cedo para trabalhar nesta quarta e estaria ocupando a mesma sala. Ele renunciou, mas vai continuar trabalhando até o fim do novo processo eleitoral, que está sendo organizado por um comitê extraordinário. A nova votação deve ser entre dezembro e março de 2016.

Após a denúncia alguns candidatos manifestaram interesse em concorrer à presidência da entidade, entre eles o príncipe da Jordânia, Ali bin Al-Hussein, que recebeu 35% dos votos na última eleição. Ele tinha o apoio da Uefa, mas agora o cenário é novo. O brasileiro Zico, nas redes sociais, também manifestou interesse em concorrer. O candidato precisa ter o apoio mínimo de cinco confederações.

O presidente da Uefa, Michel Platini, cancelou uma reunião que estava marcada para o próximo sábado em Berlim. Ele disse que o momento não é de precipitação e de anunciar nenhuma medida precipitada. Aumentam os rumores de uma possível candidatura do francês.

É importante observar se Blatter vai apoiar algum candidato. Ele está politicamente enfraquecido, mas recebeu 133 votos na semana passada. Ele passou mais da metade da vida passando para a Fifa: 79 anos de vida, 40 anos de Fifa. Joseph Blatter começou a trabalhar na entidade máxima do futebol em 1975.

Formado em economia e administração, o suíço entrou na Fifa como diretor técnico. Foi eleito secretário-geral em 1981 e presidente, pela primeira vez, em 1998. Sob seu comando, foram organizadas quatro copas do mundo: a de Japão e Coreia, em 2002; a da Alemanha, em 2006; a da África do Sul, em 2010; e a do Brasil, no ano passado.

Quando jovem, Blatter jogou futebol em ligas amadoras na Suíça. Antes de trabalhar na Fifa, ajudou a organizar os Jogos Olímpicos de Munique, em 1972, e Montreal, em 1976. Fez parte também da federação suíça de hóquei no gelo e foi diretor em uma multinacional de relógios.

Na Fifa, o tempo dele está se esgotando. Eleito para um quinto mandato há cinco dias, Joseph Blatter entregou o cargo. Os 40 anos dentro da Fifa não foram suficientes para suportar o escândalo de corrupção revelado semana passada.

Fonte: Portal G1


Linhas Financeiras

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Malha fina nas empresas

A Receita Federal pretende finalizar neste ano o projeto que cria a malha fina para pessoas jurídicas. Com o sistema informatizado pronto, será possível revisar de 20 mil a 30 mil declarações de empresas em um ano.

Deixe seu Comentário:

=