Publicado por Redação em Notícias Gerais - 08/09/2011 às 14:06:53

Para BC, crise menor que a de 2008 já permite reduzir juros

Na ata do Copom (Comitê de Política Monetária) divulgada nesta quinta-feira (8), que justifica a redução dos juros na semana passada, a instituição faz uma simulação com um "cenário alternativo" de crise.

Primeiro, o BC estima que a atual deterioração do cenário internacional cause um impacto sobre a economia brasileira equivalente a um quarto do observado na crise de 2008/2009. Além disso, "supõe" que a crise seja mais persistente, porém, menos aguda e "sem observância de eventos extremos".

Nesse caso, o BC avalia que a economia brasileira desacelera e a inflação recua, mesmo com alta do dólar e queda dos juros.

Na semana passada, os sete diretores que formam o Copom decidiram cortar a taxa básica de juros (Selic) de 12,50% para 12% ao ano, por cinco votos a dois.

O BC, de forma unânime, reconhece que o ambiente econômico se alterou "substancialmente" de modo a justificar uma reavaliação ou até reversão do processo de alta dos juros, que passaram de 10,75% para 12,50% entre janeiro e julho.

Entretanto, dois membros do comitê avaliaram que "o momento atual ainda não oferece todas as condições necessárias" para o corte dos juros.

Na terça-feira, durante o pronunciamento na cadeia de televisão e rádio, a presidente Dilma Rousseff disse que a crise atual "é mais complexa que aquela de 2008". Apesar disso, Dilma disse que ela "não ameaça fortemente" o Brasil.

"O mundo enfrenta os desafios de uma grave crise econômica e cobra respostas novas para seus problemas. [...] Os países ricos se preparam para um longo período de estagnação ou até de recessão, mas a crise não ameaça fortemente porque o Brasil mudou para melhor", disse Dilma em seu discurso, de cerca de 11 minutos.

SINAIS FAVORÁVEIS

Na ata divulgada hoje, o BC diz que o cenário para a inflação melhorou. A previsão para 2011 subiu, mas sem romper o limite de 6,5%. Para 2012, no entanto, caiu e está "ao redor" do objetivo de 4,5%.

A avaliação é que o ciclo de alta da inflação acumulada em 12 meses, que chegou a 7,23% em agosto, termina neste trimestre. A partir de outubro, as projeções indicam "tendência declinante".

"O Comitê pondera que o cenário prospectivo para a inflação, desde sua última reunião, acumulou sinais favoráveis", diz o BC na ata.

A instituição diz que o processo de desaceleração da economia brasileira, devido às medidas já adotadas, entre elas o aumento da taxa básica, "tende a ser potencializado pela fragilidade da economia global".

Pela primeira vez, a instituição avalia que os riscos do "descompasso" entre oferta e demanda são decrescentes e que a utilização da capacidade instalada recuou e está contribuindo para conter pressões de preços.

POLÍTICA FISCAL

O BC passou a trabalhar com uma meta de superavit das contas públicas equivalente a cerca de 3,15% do PIB para 2011, depois que o governo decidiu usar para pagar os juros da dívida o aumento de R$ 10 bilhões nas receitas.

A instituição também utiliza "como hipótese de trabalho", superavit primário em torno de 3,10% do PIB em 2012 e 2013, sem descontos.

"A recente revisão do cenário para a política fiscal torna o balanço de riscos para a inflação mais favorável", disse o BC na ata.

Fonte: www1.folha.uol.com.br | 08.09.11
 


Seguro Auto

Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

SP: inflação semanal acelera alta a 0,13% na 1ª prévia de junho

  O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de São Paulo subiu 0,13% na primeira semana de junho, após fechar maio com alta de 0,1%, informou a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) nesta terça-feira.

Notícias Gerais, por Redação

Balança comercial registra superávit de US$ 560 milhões

De acordo com os dados publicados nesta segunda-feira (7/5) pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), a corrente de comércio (soma das duas operações)

Notícias Gerais, por Redação

Ibovespa sobe 3,38%, aos 59.075 pontos

Após 25 minutos de negócios, o principal índice acionário da BM&FBovespa opera em alta. Há pouco, o Ibovespa subia 3,38%, aos 59.075 pontos.

Notícias Gerais, por Redação

Mais da metade das empresas do país pagam remuneração variável

A remuneração variável, ligada ao desempenho do profissional, é adotada como técnica de retenção de talentos por 63% das empresas brasileiras. É o que mostra levantamento da consultoria Hays feito pela primeira vez no Brasil.

Deixe seu Comentário:

=