Publicado por Redação em Notícias Gerais - 19/05/2011 às 18:39:07

Países do Mercosul discutem retomada do crescimento turístico

A promoção turística do Mercosul no Japão foi um dos principais assuntos tratados na IX Reunião de Ministros de Estado de Turismo do Mercosul – RMTur, em Assunção, no Paraguai. O impacto causado pelo tsunami em 11 de março provocou uma forte queda no fluxo de turistas japoneses no bloco sul-americano. Os países membros querem integrar esforços para reverter esse quadro em curto prazo.

No primeiro trimestre de 2011, houve um decréscimo de 21% nos pacotes vendidos dentro do mercado japonês para o Mercosul. Os indicadores estavam em alta: de 2007 a 2010, tinham subido 54%. Para o Brasil, foram 249 pacotes vendidos em 2010. Os lugares mais procurados pelos japoneses são Foz do Iguaçu, Rio de Janeiro e Manaus. Um novo destino começa a ganhar espaço: os Lençóis Maranhenses, que saltaram de 16 produtos oferecidos pelas agências de viagens no Japão em 2009 para 28 em 2010.

O Japão é um mercado importante para o Brasil e o Mercosul. Cerca de 60 mil turistas visitaram o país em 2010, marca expressiva quando comparada com os registros dos países vizinhos. O Mercosul, ao todo, registrou a entrada de 85 mil japoneses em 2010. “Temos um grande trabalho pela frente de reconstrução do fluxo turístico com o Japão. O momento é de fazermos uma integração de ações de promoção e de produtos dentro do Mercosul para baixarmos custos e retomarmos este crescimento”, explicou.

Fonte: www.investimentosenoticias.com.br | 19.05.11


Posts relacionados

Notícias Gerais, por Redação

Museu do Ipiranga pode reabrir as portas apenas em 2022

O principal museu brasileiro fechou no último dia 5 de agosto para uma reforma emergencial, porém a grande preocupação agora é quanto a reabertura do local. A previsão é que só em 2022 ele deverá ser reinaugurado. As obras devem começar em 2014.

Notícias Gerais, por Redação

Nota fiscal vai ter que mostrar peso dos tributos a partir de junho de 2013

A partir de junho de 2013, o consumidor será informado sobre o peso de impostos embutido no preço final de cada produto e serviço comprado no Brasil.

Notícias Gerais, por Redação

Após mudança no cálculo, inflação sobe 0,56% em janeiro, aponta IBGE

O IPCA (Índice de Preços ao Consumdor Amplo) registrou inflação de 0,56% em janeiro, divulgou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), nesta sexta-feira (10). A taxa é superior à verificada em dezembro passado, quando o índice registrou avanço de 0,50%.

Notícias Gerais, por Redação

Brasil tem déficit comercial de US$ 589 mi na 2ª semana do ano

A balança comercial foi negativa em US$ 589 milhões na segunda semana de janeiro, mantendo a tendência de crescimento mais acelerado das importações em relação às exportações.

Deixe seu Comentário:

=